Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    eu sei que não sou mainstream nem demodas mas a dúvida é Dacia vs Toyota?? ah ah ah

    o dinheiro é importante mas a segurança é mais. Dácia?! sério? pfff

    Entre um Toyota e um Dácia é como escolher entre um Automóvel e uma «coisa»

    se fosse eu com 20 k e tão poucos km, procurava um 6 cilindros a gasolina (ou 8 se desse o guito) com 10 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 42

    Colocado por: nunes paheu sei que não sou mainstream nem demodas mas a dúvida é Dacia vs Toyota?? ah ah ah

    o dinheiro é importante mas a segurança é mais. Dácia?! sério? pfff

    Entre um Toyota e um Dácia é como escolher entre um Automóvel e uma «coisa»

    se fosse eu com 20 k e tão poucos km, procurava um 6 cilindros a gasolina (ou 8 se desse o guito) com 10 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clopess

    Está a omitir um fator decisivo.
    A escolha é, essencialmente, entre um carro elétrico e um carro a combustão interna
    Concordam com este comentário: Paramonte
  2.  # 43

    Mas um e elétrico o outro a combustão são carros diferentes depende do propósito e objectivo
  3.  # 44

    Colocado por: RCF
    Está a omitir um fator decisivo.
    A escolha é, essencialmente, entre um carro elétrico e um carro a combustão interna


    não considero um Dácia chines, como carro. eu sou pai

    https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197

    1 estrela ncap
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 45

    Colocado por: nunes pah

    não considero um Dácia chines, como carro. eu sou pai

    https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197

    1 estrela ncap

    Não vá por aí... o renault zoe parece que teve pior classificação
  4.  # 46

    Eu gosto dos zoe não percebo o odio
  5.  # 47

    Colocado por: nunes pah

    não considero um Dácia chines, como carro. eu sou pai

    https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197

    1 estrela ncap


    https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/34191
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 48

    Colocado por: Reduto25Eu gosto dos zoe não percebo o odio

    Não há ódio nenhum...
    Apenas usei como exemplo, pelo facto de ser um carro europeu e ter tido pior classificação em segurança do que o Dacia Spring que é de fabrico chinês e quando usam contra o Dacia o facto de ser chinês e pouco seguro
  6.  # 49

    spring ou zoe, são carros elétricos feitos para serem baratos. claro que o spring, muito mais barato do que o zoe. pelo que não há milagres, a chapa e reforços pesam, pelo que são as primeira coisas a tirar para baixar o peso do carro e aumentar a autonomia.

    quanto à comparaçáo spring ou yaris hibrido é daqueles comparações que não fazem muito sentido. ja agora o yaris é hibrido plugin? com uma pequena bateria para 40/50km ou apenas hibrido?

    acho os híbridos plugin uma escolha sensata, se tiver onde os carregar. tem uma bateria para o dia a dia, e autonomia para as viagens maiores. Mas se for para não o carregar todos os dias, mas vale um hibrido classico.
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 50

    Acho interessante o conceito do híbrido plugin. É um dois em um, fazendo o que um elétrico citadino faz para as voltas do dia a dia e permitindo viagens maiores com o motor a combustão.
    No entanto, como tudo, tem o outro lado da moeda e no que respeita a manutenção, por exemplo, deixa de ser um dois em um, para ser um um em dois, pois tem o custo de um veículo a combustão e um elétrico (pesando, obviamente, o custo de manutenção de um veículo a combustão)
  7.  # 51

    Um plug-in poderá ser uma boa solução para quem só tem um carro. Problema: são caros à bruta. Pelo preço de um plug-in provavelmente já se compra um BEV capaz de fazer "as mesmas vezes" com concessões mínimas.

    Um Spring, apesar de ser um utilitário que eu sem dúvida considerava pelo preço certo (nada que se pareça com 20k€) não é um carro feito para carro único da família. À parte da autonomia, é um segmento A de 4 lugares pequenino. Agora, para o carro das voltas TODAS do dia a dia a custos muito baixos, é perfeito.
    Certo, quando eu era puto o carro de família chegou a ser um Mini Morris. Mas já não estamos nos '80 :-)
  8.  # 52

    já há muito tempo venho ouvindo muito sobre o carro electrico e estou convencido que a febre vai parar e não vai levar muito tempo pelo menos com este tipo de eletricos ... o hidrogénio vai ser a solução , medimos forças nos grandes construtores mas aos poucos vão chegar lá , a Toyota quer o hidrogénio a VW já tem célula de hidrogénio patenteada para autonomias de 2000Km , isso leva-me a crer que estes atuais eletricos vão arder sem baterias futuras ! enquanto houver combustíveis fosseis ou sinteticos mais vale manter o que sabemos que tem futuro !
  9.  # 53

    Comprei um i3 94ah usado há 2 anos por 20k. Julgo que é preferível comprar um i3 usado do que um dacia spring.
  10.  # 54

    Colocado por: RCFAcho interessante o conceito do híbrido plugin. É um dois em um, fazendo o que um elétrico citadino faz para as voltas do dia a dia e permitindo viagens maiores com o motor a combustão.
    No entanto, como tudo, tem o outro lado da moeda e no que respeita a manutenção, por exemplo, deixa de ser um dois em um, para ser um um em dois, pois tem o custo de um veículo a combustão e um elétrico (pesando, obviamente, o custo de manutenção de um veículo a combustão)


    Os plugins nem são carne nem peixe...
    Normalmente têm um motor EV muito fraco. Faz uma aceleração mais brusca e entra logo o ICE em acção. As baterias são pequenas e não costumam ter refrigeração ativa, logo fazem muitos mais ciclos e degradam imenso. A manutenção é mais cara. Quando está em modo 100% combustão tem de andar a carregar o peso da bateria. Honestamente, prefiro um HSD do que um plugin. Os HSD toyota são super fiáveis e consumos relativamente baixos.
  11.  # 55

    Colocado por: rafaelisidoroo hidrogénio vai ser a solução

    O hidrogénio é a solução há c'anos e no entanto nunca sai do papel. Porquê? Porque é ineficiente como tudo. É preciso muito mais electricidade para o produzir, em relação à que de lá se extrai. Ora onde é que se podia usar essa energia inicial, sem perdas de ~~50? Exactamente, num VE.

    Noutras notícias, um carro a hidrogénio é um VE, só que a electricidade é produzida a bordo e tem uma pequena bateria, a célula de hidrogénio não responde a variações brutais de fluxo como uma bateria faz..

    Atenção, acho que o hidrogénio tem um papel fundamental (vou dizer outra vez, fundamental) na redução da dependência dos combustíveis fósseis. Há uma série de processos, nomeadamente industriais, em que a densidade energética das baterias não será nunca suficiente, e em que até a electricidade não é a melhor forma de cumprir esse propósito. Nomeadamente geração de calor, diria que é impossível gerar temperaturas de 1000 graus, às vezes muito mais, com electricidade. Aí sim, invista-se no hidrogénio verde.
    Voos, barcos, tudo isso provavelmente será melhor servido com um combustível que, ainda que muito ineficiente na sua produção, se isso acontecer com fontes verdes, tem a densidade que a bateria dificilmente atingirá em breve.

    Agora para carros, sobretudo ligeiros e de mercadorias de pequeno curso? Não vejo nada melhor que o BVE. Repito pela n'ésima vez: nas estatísticas europeias, 85% das pessoas fazem até 50km por dia (18kkm por ano).
    Também acho que o futuro será uma conjugação das várias tecnologias onde cada um escolhe o que melhor o serve. E sim, acho que os fósseis vão fazer parte dessa solução muito tempo.
    • njs
    • 13 janeiro 2023

     # 56

    Correndo o risco de ser crucificado, eu tenho um Spring e estou muito satisfeito, para o uso que lhe dou :) Se tiverem dúvidas, perguntem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, jorgemlflorencio
  12.  # 57

    Colocado por: njsCorrendo o risco de ser crucificado, eu tenho um Spring e estou muito satisfeito, para o uso que lhe dou :) Se tiverem dúvidas, perguntem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves

    Amen. Obrigado 🙏
  13.  # 58

    Colocado por: njsCorrendo o risco de ser crucificado, eu tenho um Spring e estou muito satisfeito, para o uso que lhe dou :) Se tiverem dúvidas, perguntem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves


    isso da direito a ban <:P
    • njs
    • 13 janeiro 2023 editado

     # 59

    Colocado por: Reduto25

    isso da direito a ban <:P


    Admito que respirei fundo antes de carregar no botão de publicar o comentário e disse para mim mesmo: "olha, seja o que Dacia quiser" :D
    Concordam com este comentário: Reduto25
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  14.  # 60

    Colocado por: njsAdmito que respirei fundo antes de carregar no botão de publicar o comentário e disse para mim mesmo: "olha, seja o que Dacia quiser" :D


    olhe que entre um dacia spring novo ou outro carro electrico usado que custe o mesmo que o spring. dá que pensar. porque sempre é um carro novo, com uma bateria nova, e o usado nunca de sabe os apertos que as baterias já levaram.

    sabe-se que é um "carro" fraquito, mas tb ninguem compra o spring para papar km em autoestrada ou fazer grandes viagens. Para o que se propoe acho que cumpre.

    alias, ainda pior que o Spring é o citroen ami, que nem carro é, e cada vez vejo mais amis na minha zona.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
 
0.0237 seg. NEW