Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Tenho uma maquina de lavar roupa Ariston Aqualtis AQDF 149 S. O motor trabalha normal, o tambor enche de água e faz a descarga bem. A anomalia é que o tambor não roda.

    Já desmontei a traseira da máquina. A correia e a cruzeta estão boas. O motor é sem escovas.
    Fiz o teste com roupa no tambor e sem roupa, tanto no programa de lavagem como no de centrifugação.

    Falei telefonicamente com um reparador oficial e este, sem ver a máquina, disse que deveria ser o módulo electrónico. O problema é que o módulo custa entre 150 e 200 euros. Alguém já teve um caso semelhante? Não estou para gastar tanto dinheiro numa máquina que já tem alguns anos.
    • size
    • 1 outubro 2022

     # 2

    Se, como afirma, o motor trabalha normalmente, o problema não será do módulo electrónico.
    Trabalhando o motor normalmente, o volante onde está a correia, roda, ou não ?
  2.  # 3

    Colocado por: sizeSe, como afirma, o motor trabalha normalmente, o problema não será do módulo electrónico.
    Trabalhando o motor normalmente, o volante onde está a correia, roda, ou não ?


    O volante não roda. Esse é o problema. Se eu rodar o volante manualmente, o tambor gira. A máquina faz os ciclos completos. Enche de água e faz as descargas mas o tambor não gira.
    • size
    • 1 outubro 2022

     # 4

    Colocado por: paulo9446

    O volante não roda. Esse é o problema. Se eu rodar o volante manualmente, o tambor gira. A máquina faz os ciclos completos. Enche de água e faz as descargas mas o tambor não gira.
    ´

    Explique, então, como é que pode ver o motor trabalhar NOMALMENTE e a correia não fazer rodar o volante ? Mistério !
  3.  # 5

    Colocado por: size´

    Explique, então, como é que pode ver o motor trabalharNOMALMENTEe a correia não fazer rodar o volante ? Mistério !


    Desculpe por me ter explicado mal.

    O motor faz barulho mas o tambor não gira. Esse é o problema. O tambor enche de água e esvazia como se estivesse tudo bem. O ciclo demora o tempo normal. Simplesmente não lava a roupa porque não gira. Não é excesso de peso.
  4.  # 6

    manualmente consegue rodar o tambor?
  5.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasmanualmente consegue rodar o tambor?


    Sim
    • hangas
    • 1 outubro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: paulo9446A correia e a cruzeta estão boas.


    O que é que isto quer dizer? A correia está inteira e bem colocada no volante?
    O motor roda, ok mas e a correia roda? e o volante roda com a correia? patina?

    O que me vem à cabeça e que o acoplamento entre o volante e o tambor cedeu. Mas para isso acontecer, caramba é preciso muito.
  6.  # 9

    Colocado por: hangas

    O que é que isto quer dizer? A correia está inteira e bem colocada no volante?
    O motor roda, ok mas e a correia roda? e o volante roda com a correia? patina?

    O que me vem à cabeça e que o acoplamento entre o volante e o tambor cedeu. Mas para isso acontecer, caramba é preciso muito.


    O motor trabalha mas não roda.A correia está bem presa. Quando rodo a cruzeta manualmente, o tambor roda e vice-versa. Acho que o motor não tem força para rodar a correia ou então é mesmo a placa electrónica que avariou e não dá a indicação para o motor fazer a correia girar.
  7.  # 10

    Primeiro convém saber se o motor trabalha mesmo, porque pode a placa enviar informações e o motor estar avariado e não rodar.
  8.  # 11

    Colocado por: OvelheiroPrimeiro convém saber se o motor trabalha mesmo, porque pode a placa enviar informações e o motor estar avariado e não rodar.


    Como é que posso ver isso?
  9.  # 12

    Vá por partes. Tire a correia e e verifique se o motor gira. Se virar verifique se o tambor não tem folgas anormais. Abane na direção da porta e tente ouvir o barulho que faz, se estiver partida a cruzeta no interior do tambor vai ouvir o metal a bater. Se não detectar nada é começar a desmontar, se for falha mecânica deve conseguir detectar senão é fazer contas se compensa pagar o conserto.
    • size
    • 2 outubro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: paulo9446

    O motor trabalha mas não roda.A correia está bem presa. Quando rodo a cruzeta manualmente, o tambor roda e vice-versa. Acho que o motor não tem força para rodar a correia ou então é mesmo a placa electrónica que avariou e não dá a indicação para o motor fazer a correia girar.


    Torna-se difícil perceber os dados que nos transmite, quando diz que o motor trabalha normalmente, faz barulho, mas não roda...
    - Confira se o veio do motor roda, ou não, aquele veio que suporta a pequena poli da correia, conforme foto abaixo ?
    - Confira também, se fazendo girar o volante com a mão, se o tal veio roda.
      zzz.jpg
  10.  # 14

    Será que os rolamentos do motor agarraram?
  11.  # 15

    Colocado por: size

    Torna-se difícil perceber os dados que nos transmite, quando diz que o motor trabalha normalmente, faz barulho, mas não roda...
    - Confira se o veio do motor roda, ou não, aquele veio que suporta a pequena poli da correia, conforme foto abaixo ?
    - Confira também, se fazendo girar o volante com a mão, se o tal veio roda.
      zzz.jpg


    O veio roda manualmente quando faço o volante girar. Em relação ao motor, este só faz barulho na centrifugação, mas não roda o veio. Antes da centrifugação, a maquina simplesmente enche de água e esvazia.
    • hangas
    • 3 outubro 2022 editado

     # 16

    Colocado por: paulo9446O motor é sem escovas.


    Colocado por: paulo9446Em relação ao motor, este só faz barulho na centrifugação



    Vi agora que é um motor brushless.
    Julgo que todos estes motores precisam de um controlador eletrónico, sejam AC ou DC.

    Se o controlador estiver avariado, pode acontecer que não está a excitar os enrolamentos no timming certo, ou mesmo a não conseguir excitar um deles (driver queimado) e não só o motor não roda, como pode fazer um zumbido (que será algo diferente do assobiar do motor a girar).
 
0.0208 seg. NEW