Iniciar sessão ou registar-se
    • Dmnspl
    • 5 outubro 2022 editado

     # 41

    Colocado por: jorgealvesnao,pois isso é uma relação de potencias e esta muito á justa.


    Quando falo em maior autonomia é apenas na questão de conseguir água quente a 50/60° desde a última fornada que é quando me irei deitar até de madrugada.
    Ou até mesmo meter um relógio a desligar a bomba circuladora dos radiadores 2 ou 3 horas e voltar a ligar 1 hora antes de levantar(não sei se é possível ou viável)


    Colocado por: jorgealves
    o vaso de expansão deverá ser no minimo de 24litros para um volume de inercia adicional de 200litros.


    Tinha pensado num de 300lt e/ou 600lt (pois tenho um familiar que tem um de cada parado) , neste caso teria que ter um vaso de 50lt ou 80lt? (calculando +/-10% do volume total da instalação)
    Isto se realmente compensar minimamente meter um depósito.
    • Dmnspl
    • 6 outubro 2022 editado

     # 42

    Boas tarde depois de mais umas boas horas de pesquisa, creio que cheguei a uma conclusão.
    Explicando o esquema, e se tiver algo mal corrijam sff:
    O recuperador começa a aquecer e quando chega aos 60℃ começa a circular a bomba 1.
    Neste momento estará apenas a circular agua entre a ida e retorno (válvula anti condensação) e a circular pelo depósito de inercia .
    Atingindo 45℃ na metade de cima do deposito de inércia começa a circular a bomba 2.
    Aqui a ideia é que as torneiras termostáticas dos radiadores controlem o débito e deem prioridade ao circuito de aquecimento e á medida que vão fechando aumente o débito para o deposito de inercia aquecendo este com o excesso de energia produzida.
    Acabando a lenha no recuperador e baixando assim a temperatura da água do mesmo irá parar a bomba circuladora 1.
    Neste momento já não estará ninguém a encher o recuperador, ficando o depósito de inércia a abastecer os radiadores com a bomba circuladora 2 até que baixe dos 45℃
    isto foi

    Esta foi á conclusão que cheguei após pesquisar e ver vários esquemas .
    Se poderem dar a vossa opinião, inclusive a disposição e/ou falta dos vários componentes, agradeço.
      AC ALTERADO.png
  1.  # 43

    pretendo fazer mais ou menos o mesmo esquema. a minha duvida passa por saber se faz falta algum tipo de válvula como por exemplo de retenção, ou valvula de zona para garantir que quando a bomba 1 trabalha não puxa grande agua dos radiadores...
    Concordam com este comentário: Dmnspl
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
  2.  # 44

    Colocado por: manelvcpretendo fazer mais ou menos o mesmo esquema. a minha duvida passa por saber se faz falta algum tipo de válvula como por exemplo de retenção, ou valvula de zona para garantir que quando a bomba 1 trabalha não puxa grande agua dos radiadores...
    Concordam com este comentário:Dmnspl
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl


    No meu entender, até que as torneiras termostaticas dos radiadores comecem a fechar, a maior fatia do retorno será dos radiadores.. Só quando as torneiras atingirem a temperatura programada e a maioria começar a fechar é que o excedente de energia irão para o depósito, e aí a maior fatia do retorno será do depósito.
    Basicamente o depósito funciona como um radiador por isso o importante é que o circuito esteja hidraulicamente equilibrado. Já agora e se este esquema for possivel.. Tenho duas bombas circuladoras Taconova modelo tacoflow2, pelo que andei a ler elas têm uma opção chamada activeadapt que ajusta a velocidade à necessidade do circuito e sendo assim poderá ser uma mais valia.. Mas fico à espera da malta que percebe disto para nos elucidarem
    • Dmnspl
    • 8 outubro 2022 editado

     # 45

    Colocado por: manelvcpretendo fazer mais ou menos o mesmo esquema. a minha duvida passa por saber se faz falta algum tipo de válvula como por exemplo de retenção, ou valvula de zona para garantir que quando a bomba 1 trabalha não puxa grande agua dos radiadores...
    Concordam com este comentário:Dmnspl
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl


    Analisando melhor estou na dúvida se não será melhor ligar apenas o retorno dos radiadores diretamente ao depósito, e do depósito à caldeira..

    Se alguém poder dar uma ajuda agradeço..

    Saúde
      AC ALTERADO~2.png
  3.  # 46

    Sim isso tem sempre que ter retornos independentes...

    Basicamente faz todas as ligações recuperador-deposito (circuito 1) depósito -radiadores circuito 2

    Isto não usando uma válvula de 3 vias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
  4.  # 47

    Colocado por: DmnsplAC ALTERADO.png


    Uma outra situação, cisto que o vaso de expansão deve estar na parte mais fria do circuito, deverá ser colocada entre a válvula de 3 vias e o retorno do depósito /radiadoees certo?




    Colocado por: manelvcSim isso tem sempre que ter retornos independentes...

    Basicamente faz todas as ligações recuperador-deposito (circuito 1) depósito -radiadores circuito 2

    Isto não usando uma válvula de 3 vias...


    Não usando a válvula de 3 vias tem alguma dica para poder equilibrar o circuito de modo a dar prioridade aos radiadores de modo a enviar o excedente de energia para o depósito? A tubagem que liga ao depósito convem ser o mesmo diâmetro do ramal principal?
    • Dmnspl
    • 10 outubro 2022 editado

     # 48

    Boa noite novamente,
    Venho aqui deixar o esquema final do projecto que irei fazer nestas próximas semanas.

    FUNCIONAMENTO N1
    Ligo o recuperador, as duas bombas estão a trabalhar na mesma velocidade logo a prioridade é dada aos radiadores.

    FUNCIONAMENTO N2
    O recuperador está a trabalhar, a casa ainda precisa de temperatura mas como algumas divisões já atingiram a temperatura desejada as cabeças termostaticas começam a fechar, reduzindo o caudal e consequentemente a bomba circuladora 2 reduz a veloc8dade de funcionamento.
    Neste momento parte da água do recuperador começa a ir para o depósito, ao mesmontenpo que aquece os radiadores.

    FUNCIONAMENTO N3
    O recuperador aibda está a trabalhar mas como as torneiras termostaticas atingiram a temperatura ideal estão fechadas ou praticamente fechadas.
    Neste momento o recuperador praticamente apenas está a aquecer o depósito

    FUNCIONAMENTO N4
    O recuperador já não tem mais lenha, a circuladora 1 está parada e o termostato ambiente ou as torneiras termostaticas é que dão sinal à bomba circuladora 2 para circular ou não a água do depósito para os radiadores.
    Exemplo: caso a temperatura ambiente (zona mais fria da casa) seja superior a 21° corta a corrente da bomba circuladora 2.. Desta forma, imaginemos que o recuperador ficou sem lenha, mas a casa também está quente, apenas irá utilizar o calor do depósito quando a temperatura da casa baixar 1 ou 2 graus fazendo circular a circuladora 2.


    Isto foi um sistema feito a partir de várias ideias e opiniões que fui vendo por aí.
    A única parte que estou reticente é no ponto 4.
    Mas em breve e depois de testar darei o testemunho.

    Abraço e se acharem que algo não está correcto ou que se poderia alterar eatou aberto a sugestões.
      IMG_20221010_193637.png
  5.  # 49

    Simplifique isso e separe a entrada da saída no depósito, ainda que o depósito não vá fazer o que pretende
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
    • Dmnspl
    • 10 outubro 2022 editado

     # 50

    Colocado por: jorgealvesSimplifique isso e separe a entrada da saída no depósito, ainda que o depósito não vá fazer o que pretende
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl


    Não percebi, separar como assim? Lgar a ida em série em vez de ser em paralelo?
    Acha que o depósito não chegaria a aquecer o suficiente para aquecer os radiadores mais tarde?
      IMG_20221010_220217.png
  6.  # 51

    Colocado por: jorgealvesSimplifique isso e separe a entrada da saída no depósito, ainda que o depósito não vá fazer o que pretende
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl



    Acha que assim teria melhor funcionamento?
    Ligava o recuperador que apenas aquecia a água do deposito de inércia e a bomba circuladora do circuito dos radiadores apenas ligava consoante o termostato ambiente da casa desse ordem? Supostamente assim, se a casa for bem isolada teria sempre água quente para os radiadores certo?
      IMG_20221011_144944.png
  7.  # 52

    deposito de 200l serve basicamente para absorver picos de temperatura e harmonizar a coisa. para ter buffer a serio tem que pensar em no mínimo 50l por cada kw da caldeira.

    veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/58735/1/deposito-de-inercia/


    já agora, jorgealves, sergio, ou quem souber: para evitar o fenómeno de termossifão à saída do deposito basta fazer um pescoço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl, jorgemlflorencio
    • SrR
    • 11 outubro 2022

     # 53

    Colocado por: manelvcagora, jorgealves, sergio, ou quem souber: para evitar o fenómeno de termossifão à saída do deposito basta fazer um pescoço?
    sim, um sifao termico, na saida da quente vira para baixo
    • Dmnspl
    • 11 outubro 2022 editado

     # 54

    Colocado por: manelvcdeposito de 200l serve basicamente para absorver picos de temperatura e harmonizar a coisa. para ter buffer a serio tem que pensar em no mínimo 50l por cada kw da caldeira.

    veja aqui:https://forumdacasa.com/discussion/58735/1/deposito-de-inercia/


    já agora, jorgealves, sergio, ou quem souber: para evitar o fenómeno de termossifão à saída do deposito basta fazer um pescoço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl


    Obrigado, Já tinha visto o tópico.
    No meu caso será um depósito de 750l.
    A minha questão é, qual o esquema de montagem mais indicado para não demorar umas largas horas até que comece a aquecer a casa enquanto aquece o depósito.
    Porque na maioria dos casos o que fazem é as ligações ao depósito em série como meti no ultimo esquema.
    Quabdo falo em autonomia apenas queria umas 2/3horas.. Tipo ligar um termóstato ambiente à circuladora e arrancar durante a noite e utilizar a energia que está no depósito caso seja necessário.
  8.  # 55

    Bom dia, quanto mais procuro a melhor forma de automatizar o sistema com mais dúvidas fico.
    Pelo que me dão a entender os esquemas acima apresentados não seriam viáveis pelo que deixo mais 2 esquemas.
    1°Esquema
    A bomba circuladora com velocidade variável com ligação sonda temp do depósito inercia (arranque com temp 40°) que seria "comandada" pela valvula motorizada ligada ao termostato ambiente.
    Se a temperatura ambiente for abaixo do desejado a válvula irá abrir fazendo a bomba circuladora trabalhar e vice versa.


    2°Esquema

    Válvula motorizada ligada à sonda temp do depósito de inércia com abertura aos 45°.
    Bomba circuladora comandada pelo termostato ambiente.



    Agradecia que me podessem dar opiniões acerca destes 2 esquemas
    P.S Caso a valvula motorizada e circuladora estejam nos sítios errados agradeço que me corrijam.

    Desculpem a insistência mais uma vez

    Abraço
      IMG_20221013_093032.png
      IMG_20221013_095157.png
  9.  # 56



    isto, eu vou colocar um shelly com sonda de temperatura em que a X graus activa a bomba dos radiadores. depois as cabeças que façam o trabalho de fechar os circuitos conforme faz falta. não esquecer que pelo menos um radiador convém ficar sempre aberto

    a bomba para os radiadores no retorno

    sem válvulas motorizadas...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
  10.  # 57

    Colocado por: manelvc

    isto, eu vou colocar um shelly com sonda de temperatura em que a X graus activa a bomba dos radiadores. depois as cabeças que façam o trabalho de fechar os circuitos conforme faz falta. não esquecer que pelo menos um radiador convém ficar sempre aberto

    a bomba para os radiadores no retorno

    sem válvulas motorizadas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dmnspl


    Obrigado, também estava inclinado para esse esquema.
    -No circuito dos radiadores a circuladora ficaria no retorno?
    -Em relação às ligações no depósito.. O retorno dos radiadores ficaria no nivel abaixo ou acima do retorno da caldeira?
    -Não seria necessário uma válvula antiretorno na ida do circuito dos radiadores?

    Obrigado
  11.  # 58

    a circuladora deve ficar idealmente no retorno.

    as válvulas de retenção também estou a pensar nisso...
    sinceramente não me parecem fazer grande falta...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmnspl
  12.  # 59

    Uma pergunta de leigo:
    A tubagem da instalação é em que material e com que diâmetro?

    Relativamente ás cabeças termostáticas dos radiadores, em minha opinião, só irão fechar se estiverem reguladas para temperaturas baixas e, nesse caso, dificilmente aquecerão a divisão onde estão.
  13.  # 60

    Colocado por: Sansoni7A tubagem da instalação é em que material e com que diâmetro?


    Se for lenha ou biomassa de preferência cobre.
    No meu caso tenho cobre do recuperador até aos coletores dos radiadores e depois segue em multicamada.



    Colocado por: Sansoni7Relativamente ás cabeças termostáticas dos radiadores, em minha opinião, só irão fechar se estiverem reguladas para temperaturas baixas e, nesse caso, dificilmente aquecerão a divisão onde estão


    A meu ver 20/21°C já é uma ótima temperatura.
    Se fecham, à partida é porque atingiu a temperatura a que regulou as cabeças termostáticas.
 
0.0316 seg. NEW