Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou nos inícios da construção de uma moradia e numa visita às obras deparei-me com uma manchas nos tijolos junto as vidas do tecto, que se encontram ilustradas na imagem em anexo. Visto não ser grande entendido em construção cívil, questiono os mais conhecedores de qual poderá ser causa?

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    E que lhe dizem os responsáveis tecnicos da obra? os projectistas?

    PS: não há fotos.
  3.  # 3

    bem.... falta as imagens para ver melhor as manchas.

    mas não pode ser humidade das ultimas chuvas de setembro?
  4.  # 4

    imagens...?
  5.  # 5

    Envio a imagem…
      25715A83-BAC8-4EF2-A894-E31CC6C08851.jpeg
  6.  # 6

    Um arquiteto falou-me na possibilidade de uso de areia com sal, faz sentido?
  7.  # 7

    Isso são eflorescências causadas pela carbonatação do betão da laje.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  8.  # 8

    Obrigado pela rápida resposta. Posso vir a ter problemas no futuro derivados disso? Refiro-me a problemas de corrosão…
  9.  # 9

    A curto/médio prazo não, tirando a parte estética apenas. Poderia atenuar o aparecimento das mesmas com o uso de um agente hidrofóbico, tipo o Sikagard 700S, mas requeria uma manutenção a cada 4/5 anos no mínimo. Em todo o caso, vai colocar teto falso sob a laje ou vai rebocar e fazer o acabamento diretamente sobre o reboco?

    Essa patologia é ainda é muito frequente nos dias de hoje, enquanto não existir delaminação do recobrimento das armaduras (pode demorar décadas a acontecer) é lidar com a parte estética, pintando ou lavando conforme o caso. Resumindo, é um mal menor.
  10.  # 10

    Se não houver mais ciclos de molhagem/ secagem, não vai haver mais eflorescencias. Mande limpar isso ( com uma escova de cerdas rijas) antes de rebocar.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesA curto/médio prazo não, tirando a parte estética apenas. Poderia atenuar o aparecimento das mesmas com o uso de um agente hidrofóbico, tipo o Sikagard 700S, mas requeria uma manutenção a cada 4/5 anos no mínimo. Em todo o caso, vai colocar teto falso sob a laje ou vai rebocar e fazer o acabamento diretamente sobre o reboco?

    Essa patologia é ainda é muito frequente nos dias de hoje, enquanto não existir delaminação do recobrimento das armaduras (pode demorar décadas a acontecer) é lidar com a parte estética, pintando ou lavando conforme o caso. Resumindo, é um mal menor.


    mera curiosidade, são as armaduras que sofrem o fenómeno de carbonatação ou as argamassas usadas aquando da manufatura da laje ? Esse processo é agravado pela presenção de água ?
 
0.0138 seg. NEW