Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Estou a pensar adquirir um lote para construção de uma habitação unifamiliar. Como primeiro passo efectuei um pedido de direito à informação na câmara municipal onde o lote se encontra, questionando quais os parâmetros urbanísticos que deverão ser respeitados no terreno em questão.

    A resposta indica que no lote é possível construir uma moradia isolada, com no máximo: 1 fogo; 2 pisos + cave; área máxima de ocupação de 100 m2; área máxima de construção para habitação 180 m2; área máxima do piso em cave destinado a estacionamento 100 m2 (no mínimo 2 lugares de estacionamento).

    Pela resposta parece que existe obrigatoriedade de a garagem ser na cave. O terreno tem um inclinação, no sentido em que a parte da frente está ao nível da rua, mas a parte de trás está mais abaixo.


    A minha questão é a seguinte: Será que posso fazer a garagem no rés-do-chão e habitação na cave + 1 piso? De forma a que a habitação esteja mais perto do jardim, e de que as manobras diárias para colocar o carro na garagens sejam mais fáceis.

    Uma das casas que se encontra ao lado deste lote, aparentemente só tem cave e rés-do-chão e a garagem é no RC...

    Obrigado.
  2.  # 2

    Tem que submeter uma eventual alteração do loteamento e propor o que quer
  3.  # 3

    Peça um atendimento com o técnico da área. Por vezes a informação dada nos direitos à informação não valem o papel onde estão impressas tal é a falta de objectividade no que vem escrito.
    Provavelmente o que pode fazer é 1 fogo com o máximo de 2 pisos acima da cota soleira e, caso queira, um piso abaixo destinado a cave para estacionamento automóvel e nesse caso tem de ter 2 lugares de estacionamento em cave e uma área máxima de 100 m2. Caso opte por não fazer a cave terá de ter na mesma os 2 lugares de estacionamento que normalmente não têm de ser cobertos.
    Agende uma reunião com o técnico da câmara....
  4.  # 4

    E cave supostamente fica abaixo 1.50m da cota soleira pelo que atrás será parede enterrada com gateiras. Tem que saber o regulamento do loteamento
  5.  # 5

    Isso são loteamentos correntes e as regras são assim muito taxativas
    no entanto tem mesmo de reunir na camara para melhor estar calçado sobre o que pode ou não fazer.
    entretanto não percebo muito bem o que pretende, será que quer ter os espaços sociais na cave em contato com o jardim e em cima o rc com garagem e depois então no 1ºandar os quartos? pode ficar interessante, mas um pouco chato a distância entre os quartos e a zona social.
    por outro lado, ainda, mas fácil de controlar, a cave para ser habitável tem de cumprir com certas regras.
  6.  # 6

    Colocado por: Gabinete OPCaso opte por não fazer a cave terá de ter na mesma os 2 lugares de estacionamento que normalmente não têm de ser cobertos.


    E perco a possibilidade de fazer a cave?

    Colocado por: marco1será que quer ter os espaços sociais na cave em contato com o jardim e em cima o rc com garagem e depois então no 1ºandar os quartos?


    Sim, é isso mesmo.



    Colocado por: Gabinete OPAgende uma reunião com o técnico da câmara....


    Colocado por: marco1no entanto tem mesmo de reunir na camara para melhor estar calçado sobre o que pode ou não fazer.


    Vou fazer isso então.
  7.  # 7

    Colocado por: GrunniensE perco a possibilidade de fazer a cave?


    Eu disse "caso opte por não fazer cave". Pode sempre a fazer. Existem loteamentos que apenas oermitem caves para estacionamento automóvel, terá de ver com o técnico da câmara o que pode ou não fazer nesse terreno.
  8.  # 8

    Mas segundo percebi, não está a "abdicar de construir cave", ou seja, o piso da cave mantém-se lá, mas com outra utilização (porque quer inverter as funções).
    O que eu quero dizer é que, não está a tirar nada à casa, nenhuma fatia, nenhum piso, apenas a trocar as funções de cada piso.
    No meu caso tive uma questão semelhante e foi fácil de resolver.
  9.  # 9

    compreende-se o facto de querer usufruir do espaço exterior. afinal mudar-se para uma moradia e depois passar o dia dentro de 4 paredes como num apartamento é ilógico.

    mas a sua escolha tb vai colocar a parte social muito distante dos quartos. porque não manter a cave como garagem e estudar a possibilidade de um bom terraço?
  10.  # 10

    Colocado por: econom.pedroNo meu caso tive uma questão semelhante e foi fácil de resolver.


    É bom ouvir isso. Pode dar mais detalhe da situação?



    Colocado por: pauloagsantosporque não manter a cave como garagem e estudar a possibilidade de um bom terraço?


    Também é uma boa ideia. Neste momento ainda só quero saber quais são todas as possibilidades que tenho com o terreno. Depois quando tiver alguns rascunhos de projecto é que vou decidir qual o que faz mais sentido.
 
0.0148 seg. NEW