Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Após transferência de CH para outra instituição bancária, que me obriga a ter o seguro MR no banco para beneficiar de uma taxa fixa específica, pedi cancelamento e estorno do seguro MR que tinha na Lusitânia no meu anterior CH.
    Ontem recebi carta da Lusitânia que alega qe transferência de crédito não é justa causa e que só anulará o seguro a 15/9/2023 quando renova pois não foi solicitado o cancelamento 30 dias antes de renovar.
    Mais alguém nesta situação? É normal? Vou ter durante 1 ano 2 seguros Mr para a mesma habitação o que não me faz grande lógica
    • size
    • 5 outubro 2022

     # 2

    Verificar as cláusulas na apólice, quanto à denuncia.

    Poderia ser uma justa causa se transmitisse o imóvel para outrem (venda)

    Artigo 112.º
    Regime comum
    TEXTO
    1 - O contrato de seguro celebrado por período determinado e com prorrogação automática pode ser livremente denunciado por qualquer das partes para obviar à sua prorrogação.
  2.  # 3

    Colocado por: gio12Boa tarde.

    Após transferência de CH para outra instituição bancária, que me obriga a ter o seguro MR no banco para beneficiar de uma taxa fixa específica, pedi cancelamento e estorno do seguro MR que tinha na Lusitânia no meu anterior CH.
    Ontem recebi carta da Lusitânia que alega qe transferência de crédito não é justa causa e que só anulará o seguro a 15/9/2023 quando renova pois não foi solicitado o cancelamento 30 dias antes de renovar.
    Mais alguém nesta situação? É normal? Vou ter durante 1 ano 2 seguros Mr para a mesma habitação o que não me faz grande lógica


    Eu tive uma situação parecida, em que também transferi o crédito e solicitei o cancelamento do seguro antigo.

    O seguro de vida cancelou logo sem problemas. O multiriscos disseram-me que só podia cancelar aquando a renovação anual.

    Simplesmente cancelei o débito direto. Mandaram carta a dizer ia deixar de ter seguro por falta de pagamento...Azar.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Powershot
  3.  # 4

    Colocado por: Tyrande

    Eu tive uma situação parecida, em que também transferi o crédito e solicitei o cancelamento do seguro antigo.

    O seguro de vida cancelou logo sem problemas. O multiriscos disseram-me que só podia cancelar aquando a renovação anual.

    Simplesmente cancelei o débito direto. Mandaram carta a dizer ia deixar de ter seguro por falta de pagamento...Azar.

    Pois no meu caso o pagamento foi anual e renovou 12 dias antes da escritura de troca de crédito a habitação. O banco disse que só poderia anular depois da transferência. Sempre pensei que estornassem a diferença. Afinal não
  4.  # 5

    O seguro MR foi pago por débito directo?
    Em caso afirmativo, pode pedir o reembolso do débito directo até 8 semanas após o pagamento realizado.
    Com o reembolso, cancela automaticamente o seguro.
  5.  # 6

    Colocado por: MLopes_O seguro MR foi pago por débito directo?
    Em caso afirmativo, pode pedir o reembolso do débito directo até 8 semanas após o pagamento realizado.
    Com o reembolso, cancela automaticamente o seguro.

    Sim foi pago por débito direto
    Mas como o seguro foi feito através do banco duvido que me devolvam. Tanto que na app do banco consigo devolução de todos os débitos diretos menos desse que nem me aparece lá. Mas vou tentar.
  6.  # 7

    Colocado por: gio12
    Sim foi pago por débito direto
    Mas como o seguro foi feito através do banco duvido que me devolvam. Tanto que na app do banco consigo devolução de todos os débitos diretos menos desse que nem me aparece lá. Mas vou tentar.


    O débito directo não terá nada a ver com o facto de o seguro ter sido feito através do banco. São coisas diferentes.
    É questão de verificar com o seu banco se consegue anular o débito directo e pedir o reembolso do último pagamento.
  7.  # 8

    Colocado por: MLopes_

    O débito directo não terá nada a ver com o facto de o seguro ter sido feito através do banco. São coisas diferentes.
    É questão de verificar com o seu banco se consegue anular o débito directo e pedir o reembolso do último pagamento.


    Bom dia
    O banco diz-me que não consegue devolver o debito direto do seguro pois estava associado ao crédito a habitação que já não existe. Não sei se é verdade ou não.
    Neste caso a quem poderei apresentar queixa? Banco de Portugal?
  8.  # 9

    Peça a devolução desse débito direto pelo homebanking
  9.  # 10

    Colocado por: carlota74Peça a devolução desse débito direto pelo homebanking


    Não me aparece. Foi a primeira coisa que tentei fazer. Aparecem todos os débitos menos o da lusitânia
  10.  # 11

  11.  # 12

    Boa tarde,

    Eu fiz transferência dum CH com MR na Fidelidade e recebi a mesma resposta.
    Conseguiu cancelar o seguro e receber a devolução do tempo restante?
    Obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: gio12Boa tarde.

    Após transferência de CH para outra instituição bancária, que me obriga a ter o seguro MR no banco para beneficiar de uma taxa fixa específica, pedi cancelamento e estorno do seguro MR que tinha na Lusitânia no meu anterior CH.
    Ontem recebi carta da Lusitânia que alega qe transferência de crédito não é justa causa e que só anulará o seguro a 15/9/2023 quando renova pois não foi solicitado o cancelamento 30 dias antes de renovar.
    Mais alguém nesta situação? É normal? Vou ter durante 1 ano 2 seguros Mr para a mesma habitação o que não me faz grande lógica


    Parece-me lógico..

    As apólices podem ser anuladas com pré aviso superior a 30 dias, extinção do risco ou falta de pagamento..

    Creio que a companhia tem razão..

    Segundo sei, os seguros associados a contratos de crédito, por terem especificidades, nomeadamente o credor hipotecário, e para evitar cancelamentos abruptos, quer por falta de saldo, quer por revogação de DD, são cobrados via crédito, pelo que não deverá dar para revogar..
  13.  # 14

    Colocado por: [email protected]Boa tarde,

    Eu fiz transferência dum CH com MR na Fidelidade e recebi a mesma resposta.
    Conseguiu cancelar o seguro e receber a devolução do tempo restante?
    Obrigado


    Boa tarde. Não consegui. Tenho 2 seguros MR em vigor neste momento. Simplesmente perderam 1 cliente tanto o banco como a seguradoura mas não deverão estar muito preocupados com isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  14.  # 15

    É normal porque continua com o edifício.

    O de vida proteje o crédito e MR proteje o edifício. Como continua com o edifício, pode pedir ao banco para onde transferiu a ver se aceitam o seguro
  15.  # 16

    Colocado por: gio12

    Boa tarde. Não consegui. Tenho 2 seguros MR em vigor neste momento. Simplesmente perderam 1 cliente tanto o banco como a seguradoura mas não deverão estar muito preocupados com isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:[email protected]


    Obrigado pela resposta
 
0.0215 seg. NEW