Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Resumindo de forma simples, metemos a nossa casa à venda com intuito de comprar uma casa com espaço exterior contudo quando colocámos à venda fizemos simulação com o maximo de valor que podíamos pedir de crédito e só para terem uma ideia a prestação era 430€ (em junho) e neste momento ronda os 660€!!!!! A nossa casa ainda não foi vendida e não temos propostas, temos apenas uma pessoa interessada mas que ainda está em fase de verificação da viabilidade com o banco. Com os valores da renda a disparar não vamos (nem queremos) ter uma renda altíssima porque fica completamente desajustado do nosso rendimento mensal. A nossa casa foi comprada no ano 2016 e temos um credito baixo (250€ mensais já com a atualização recente da euribor) e sinceramente tenho receio do futuro e com uma bebé não é bom ficarmos em “crise”.
    Será que isto é motivo para desistir da venda da nossa casa? Não queria que a agente imobiliária se sentisse lesada, mas parece-me que neste momento é o mais acertado… o futuro está muito instável!
    Poderia vender na mesma, mas para termos uma prestação com um valor baixo iríamos mudar para pior, o que não faz sentido!

    Obrigada
    • size
    • 7 outubro 2022

     # 2

    Colocado por: Dorafvalente
    Será que isto é motivo para desistir da venda da nossa casa? Não queria que a agente imobiliária se sentisse lesada, mas parece-me que neste momento é o mais acertado… o futuro está muito instável!
    Poderia vender na mesma, mas para termos uma prestação com um valor baixo iríamos mudar para pior, o que não faz sentido!

    Obrigada


    Claro que poderá desistir da venda da casa, junto da imobiliária, podendo existir possível penalização descrita no contrato.
    Terá que acordar com a imobiliária tal situação.
  2.  # 3

    Colocado por: DorafvalenteOlá a todos,

    Resumindo de forma simples, metemos a nossa casa à venda com intuito de comprar uma casa com espaço exterior contudo quando colocámos à venda fizemos simulação com o maximo de valor que podíamos pedir de crédito e só para terem uma ideia a prestação era 430€ (em junho) e neste momento ronda os 660€!!!!! A nossa casa ainda não foi vendida e não temos propostas, temos apenas uma pessoa interessada mas que ainda está em fase de verificação da viabilidade com o banco. Com os valores da renda a disparar não vamos (nem queremos) ter uma renda altíssima porque fica completamente desajustado do nosso rendimento mensal. A nossa casa foi comprada no ano 2016 e temos um credito baixo (250€ mensais já com a atualização recente da euribor) e sinceramente tenho receio do futuro e com uma bebé não é bom ficarmos em “crise”.
    Será que isto é motivo para desistir da venda da nossa casa? Não queria que a agente imobiliária se sentisse lesada, mas parece-me que neste momento é o mais acertado… o futuro está muito instável!
    Poderia vender na mesma, mas para termos uma prestação com um valor baixo iríamos mudar para pior, o que não faz sentido!

    Obrigada


    Este é o mal menor, acredite.
    Para o agente imobiliário só conta estes 3 fatores: comissão, comissão, comissão e comissão (afinal são 4).
    Para si deve contar a sua familia e o seu bem-estar.
    Eu não pensava duas vezes...
    Concordam com este comentário: fagulhas
  3.  # 4

    Colocado por: Dorafvalentecontudo quando colocámos à venda fizemos simulação com o maximo de valor que podíamos pedir de crédito e só para terem uma ideia a prestação era 430€ (em junho) e neste momento ronda os 660€!!!!!

    E neste hiato de tempo, a validade do contrato com a imobiliária não passou? Normalmente são 6 meses...
  4.  # 5

    Se não teve propostas e não assinou nenhum CPCV, basta informar a imobiliária que já não pretende vender o imóvel, pra seguirem a vidinha deles.
    A imobiliária sentir-se lesada, só faria sentido caso já tivesse "vendido a casa", que é para isso que são contratados, e você desistisse posteriormente da venda, que parece-me que não é o caso.

    Caso venham com mesquinhices, informe então que pretende aumentar o valor de venda para o dobro, e quando solicitarem marcação de visitas, veja lá que calham sempre em alturas que não tem disponibilidade para tal.
    Qdo terminar o prazo do contrato, vida que segue.
  5.  # 6

    Pode e deve desistir de vender a casa, mas a imobiliária pode exigir os custos que já teve com a procura de clientes, o tempo perdido, e eventuais custos com a divulgação do imóvel.
  6.  # 7

    Já agora se realmente nao conseguem pagar o maximo nao faz sentido sequer pensar em comprar nova casa.

    Visto nao ter ainda contrato assinado desista da venda.
    Possivelmente terá de pagar algo pelo tempo que perderam mas para a sua familia é o melhor.
    Sempre terá casa para esta altura de aumentos de credito bancario e custo de vida.
  7.  # 8

    Colocado por: Pickaxemas a imobiliária pode exigir os custos que já teve com a procura de clientes, o tempo perdido, e eventuais custos com a divulgação do imóvel.
    MAs as imobiliárias já não cobram um valor absurdo nas vendas que fazem, supostamente para cobrar estes riscos inerentes ao sector da atividade?

    Não sei o que está plasmado no contrato, mas obviamente que pode desistir da venda da sua casa. Ainda para mais, se até ao dia de hoje, não lhe foi apresentada qualquer proposta concreta de compra.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 9

    Olá,

    Obrigada a todos!
    O contrato ainda não terminou faltam 2 meses.

    Soube agora que a pessoa que estava interessada não tem viabilidade para contrair empréstimo que cubra o valor da nossa casa.
    Até agora não tenho nada a apontar da agente imobiliária e não quero que ela sinta que “esteve a perder tempo”, mas a realidade é que quando embarcámos nesta aventura os valores eram outros e estávamos completamente tranquilos. Iríamos pedir taxa fixa e ficaríamos descansados uns anos bons, mas neste momento a taxa fixa ronda os 1100€ para o valor que queríamos pedir.
    Vou verificar o contrato que nos enviaram e ver todas as cláusulas.
    Percebo que já tenham tido custos, nomeadamente fotógrafo, gasoleo e alguns panfletos, mas não sei como irão justificar isso.

    A verdade é que quisemos vender a casa porque tivemos aprovação do banco para a nossa “casa ideal” e neste momento essa aprovação foi por água abaixo. A imobiliária não tem culpa, mas eu também não. É uma situação um bocado ingrata e vou tentar falar tranquilamente e a bem explicando que neste momento para ficarmos confortaveis para ultrapassar esta crise não é viável mudar de casa.

    Infelizmente temos de nos proteger do que aí vem.

    Obrigada!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 10

    Colocado por: DorafvalenteOlá,

    Obrigada a todos!
    O contrato ainda não terminou faltam 2 meses.

    Soube agora que a pessoa que estava interessada não tem viabilidade para contrair empréstimo que cubra o valor da nossa casa.
    Até agora não tenho nada a apontar da agente imobiliária e não quero que ela sinta que “esteve a perder tempo”, mas a realidade é que quando embarcámos nesta aventura os valores eram outros e estávamos completamente tranquilos. Iríamos pedir taxa fixa e ficaríamos descansados uns anos bons, mas neste momento a taxa fixa ronda os 1100€ para o valor que queríamos pedir.
    Vou verificar o contrato que nos enviaram e ver todas as cláusulas.
    Percebo que já tenham tido custos, nomeadamente fotógrafo, gasoleo e alguns panfletos, mas não sei como irão justificar isso.

    A verdade é que quisemos vender a casa porque tivemos aprovação do banco para a nossa “casa ideal” e neste momento essa aprovação foi por água abaixo. A imobiliária não tem culpa, mas eu também não. É uma situação um bocado ingrata e vou tentar falar tranquilamente e a bem explicando que neste momento para ficarmos confortaveis para ultrapassar esta crise não é viável mudar de casa.

    Infelizmente temos de nos proteger do que aí vem.

    Obrigada!


    Se falta 2 meses a imobiliária não pode fazer nada, não se preocupe que eles cobram 4 a 5% de comissão mais iva, numa venda de 200K são 10k, noutra de 500K são 25 mil euros, para tirar fotos e passear alguns clientes é obra!
    faça como disse o usuário anterior, diga que está de férias á mobiliaria e não tem disponibilidade para mostrar a casa, depois que está em casa de uma familiar devido a doença.
    Passando os 2 meses informe que desistiu da venda, simplesmente, não têm que estar a dar justificações.
  10.  # 11

    Colocado por: Dorafvalente
    Até agora não tenho nada a apontar da agente imobiliária e não quero que ela sinta que “esteve a perder tempo”
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    oh, coitadinha da imobiliária. eu não sei como você é capaz de fazer uma coisas destas à imobiliária. eu se fosse você pensava primeiro na imobiliária.
  11.  # 12

    Colocado por: palmstroke

    oh, coitadinha da imobiliária. eu não sei como você é capaz de fazer uma coisas destas à imobiliária. eu se fosse você pensava primeiro na imobiliária.


    Nada disso,
    Gosto dela e respeito o trabalho dela, mas como é óbvio primeiro está a nossa familia :)
  12.  # 13

    Colocado por: DorafvalenteÉ uma situação um bocado ingrata e vou tentar falar tranquilamente e a bem explicando que neste momento para ficarmos confortaveis para ultrapassar esta crise não é viável mudar de casa.

    Infelizmente, se você abrir o jogo eles vão arranjar 1 comprador, fictício, e você vai ter de pagar a comissão... é ir adiando a coisa os 2 meses que faltam.
  13.  # 14

    Fale tranquilamente que eles, claro que eles são muito compreensivos.
    Como é bom saber que ainda existe pessoas que acreditam no Pai Natal.
    Se quer meter-se em trabalhos, forca!
    https://jornaleconomico.pt/noticias/saiba-quais-sao-os-encargos-associados-a-desistencia-da-compra-ou-venda-de-um-imovel-731809
  14.  # 15

    Colocado por: DorafvalenteGosto dela e respeito o trabalho dela, mas como é óbvio primeiro está a nossa familia :)


    Se vai falar com eles nesses termos, vai arrepender-se seriamente, vão espremer até não lhe conseguirem sacar mais nada.
    Se não quer ter chatices, siga os conselhos que lhe deram aqui, não demonstre disponibilidade para visitas nos próximos dois meses, diga que está hospitalizada, ou que está fora a prestar auxilio a um familiar, e aguarde que o contrato termine, depois indique que já não pretende vender devido à conjetura atual, logo não pretende renovar o contrato, valide se não tem de informar com antecedência caso seja renovável automaticamente, agradece a disponibilidade deles e está feito, sem chatices.

    Não esta a desrespeitar o trabalho de ninguém, as premissas é que mudaram, logo deve acomoda-las com o mínimo prejuízo para si.
  15.  # 16

    Fez contrato com ou sem exclusividade com a imobiliária?
  16.  # 17

    Colocado por: Nuno MouraFale tranquilamente que eles, claro que eles são muito compreensivos.
    Como é bom saber que ainda existe pessoas que acreditam no Pai Natal.
    Se quer meter-se em trabalhos, forca!
    https://jornaleconomico.pt/noticias/saiba-quais-sao-os-encargos-associados-a-desistencia-da-compra-ou-venda-de-um-imovel-731809

    O caso aqui é diferente... o vendedor não assinou um CPCV mas sim um contrato de mediação com a imobiliária
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 18

    Colocado por: primaveraFez contrato com ou sem exclusividade com a imobiliária?


    Com exclusividade.
  18.  # 19

    Colocado por: NTORION
    Infelizmente, se você abrir o jogo eles vão arranjar 1 comprador, fictício, e você vai ter de pagar a comissão... é ir adiando a coisa os 2 meses que faltam.


    O contrato diz que a comissão só é paga após a escritura
  19.  # 20

    Respondendo um pouco a todos, só assinámos o contrato de mediação com a imobiliária. Neste momento temos 0 interessados na casa, talvez derivado à conjuntura atual.
    Temos de ponderar bem o que fazer, achei que a ser sincera a coisa corria bem, mas dado os conselhos já estou com receio.
    Sendo ainda por cima uma agência de renome, provavelmente têm mais meios de dificultar as rescisões.
    :|
 
0.0207 seg. NEW