Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É possivel no espaço de 1,83m x 1, 58 cumprir Leis das acessibilidades para WC completo, seguindo o DL 163/2006 ?
    Alguem tem imagens que possa demonstrar? Cumprimentos
  2.  # 2

    não
  3.  # 3

    Lei das acessibilidades em WC basta só numa, certo?
  4.  # 4

    As sanitas têm mais de 50cm de profundidade. Mesmo com loiças todas suspensas, parece-me que ter, pelo menos 2,5m numa das direcções, para conseguir inscrever o círculo da zona de manobra.

    Acresce que tem de saber-se onde fica a porta..., se pode ser uma porra de correr... não interessam apenas as dimensões do espaço interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscoclement
  5.  # 5

    eu cheguei a estes dois exemplos:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscoclement
      fdc-banho-acess.jpg
  6.  # 6

    bem maiores do que 1,83x1,58...
  7.  # 7

    Bide é obrigatório?
  8.  # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguesAs sanitas têm mais de 50cm de profundidade. Mesmo com loiças todas suspensas, parece-me que ter, pelo menos 2,5m numa das direcções, para conseguir inscrever o círculo da zona de manobra.

    Acresce que tem de saber-se onde fica a porta..., se pode ser uma porra de correr... não interessam apenas as dimensões do espaço interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:franciscoclement


    Se onde vem, os 2,5m? No decreto lei fala de 80cm e zona manobra diametro de 120cm
      WhatsApp Image 2022-10-20 at 00.15.06.jpeg
  9.  # 9

    Fiz este esboço, mas não se se é valido duche 80 cm para mobilidade reduzida.
      wc def.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaeu cheguei a estes dois exemplos:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:franciscoclement
      fdc-banho-acess.jpg


    Esses desenhos a area de circulação não passam por cima da sanita , bidé e lavatorio ?
  11.  # 11

    Francisco..
    Isso que desenhou não cumpre por diversos motivos.

    Você é teimoso...

    Ps: o círculo de 1.20m... Esse decreto é para intervenções em edifícios existentes? Cumprindo aqueles parâmetros e nível de intervenção. É disso que se trata?
  12.  # 12

    Colocado por: franciscoclementEsses desenhos a area de circulação não passam por cima da sanita , bidé e lavatorio ?


    Podem. Em determinadas situações.. Leia o decreto lei, novamente.
  13.  # 13

    Colocado por: franciscoclement

    Esses desenhos a area de circulação não passam por cima da sanita , bidé e lavatorio ?


    Julgo que sendo loiças suspensas, no caso do desenho, não interfere, pois não impede a rotação da cadeira de rodas, é esse o objetivo dos tais 1,2m de diametro livres.

    Tenho ideia que casa de banho completa, tem de prever bide, sanita, lavatorio e banheira.
  14.  # 14

    Eu ainda não entendi o que o Francisco quer fazer, nem o contexto...
    Mas claramente não domina os critérios da legislação em vigor.
  15.  # 15

    Colocado por: franciscoclementFiz este esboço, mas não se se é valido duche 80 cm para mobilidade reduzida.
    obviamente que isso nao cumpre com as acessibilidades. onde cabe a banheira? o circulo é de 1,5 não 1,2
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemoso circulo é de 1,5 não 1,2

    Ás intervenções ao abrigo do RAREFA (DL95/2019 e neste caso a portaria 301/2019), é permitido algumas "nuances" à lei das acessibilidades...

    EDIT: e nem sempre nos lembramos de utilizar essas excepções....
  17.  # 17

    mas não sabemos se isto é recuperação ou obra nova...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

    Colocado por: nunogouveiamas não sabemos se isto é recuperação ou obra nova...

    Nem qq tipo de enquadtramento..
    As discussões do clement, são sempre assim... no ar... ;)
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasEDIT: e nem sempre nos lembramos de utilizar essas excepções....
    correto.. este caso é um desses?
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasFrancisco..
    Isso que desenhou não cumpre por diversos motivos.

    Você é teimoso...

    Ps: o círculo de 1.20m... Esse decreto é para intervenções em edifícios existentes? Cumprindo aqueles parâmetros e nível de intervenção. É disso que se trata?



    sim, é edificio existente. Em relação a acesibilidades estou a leste, Foi a CMP ao apresentar projecto, recusou nomeadamente nas acessibilidade no wc, e deu justificação esse decreto. Em relação ao bidé não sei se é obrigatório, mas ouvi dizer e alguem me pode saber se poderá ser substituido por jato agua junto à sanita (imagem anexo).
    nota: eu fiz desenho para louças suspensas, mas podem ser outro tipo.
      vqtldx1548041636730.jpg
 
0.0198 seg. NEW