Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Mudei-me recentemente para um apartamento, e noto desde o ano passado um tipo de ressonancia pela casa toda, especialmente à noite.
    O estranho é que durante o Outono/Inverno esta ressonancia parece que aumenta de intensidade e na Primavera/Verão diminui muito até fica completamente imperceptivel. Mas pode ser impressão minha em relação a estas épocas do ano.
    Os meus vizinhos do rés do chão dizem que não notam nada, mas os vizinhos de cima dizem que notam esta ressonancia, mas, felizmente para eles, com uma intensidade mais baixa.
    Nas noites em que a intensidade é mais audivel, tenho ido dar uma volta pelo predio e noto a mesma em todo o prédio, incluindo garagem.
    Há quem diga que a ressonancia é resultado dos ventos que quando são mais intensos circulam pelo sistema de ventilação e criam este ruido, mas sendo assim, só é audivel num espaço especifico do prédio?
    Também já me disseram que pode ser um aparelho de ar condicionado, arca frigorifica.

    Quais as vossas opiniões? Já alguem passou ou passa pela mesma situação?
  2.  # 2

    Eu aposto em ar condicionado ou até mesmo uma bomba de calor na cobertura por exemplo. Sabe se tem lá algum equipamento?
    Estes equipamentos se forem incorretamente instalados, podem transmitir as vibrações à estrutura do prédio.
    Por exemplo, uma simples configuração incorreta de uma bomba de calor, pode fazer com que ela trabalhe a 100% durante a noite, e isso pode ser audível no prédio.
    Mas neste caso, aposto mais numa instalação incorreta, por exemplo o aparelho apoiado diretamente na estrutura, sem os devidos apoios de borracha.
    • Riclif
    • 25 outubro 2022 editado

     # 3

    Agradeço a resposta.

    A administração de condomínio diz que em termos de motores, existe somente o portão da garagem do prédio, o do elevador e algo que salvo erro pertence à água, mas que raramente trabalha. Nem sequer existem ventoinhas de extração de ar no telhado.
    O certo é que no Outono e Inverno a ressonância piora de intensidade e é muito audível quase 24h, e acho muito estranho uma máquina estar 24 horas a trabalhar.
    Será que pode mesmo ser do vento?
  3.  # 4

    Quanto estava no apartamento, tínhamos o problema idêntico devido ao ventilador do nosso recuperador de calor.

    Passado uns anos, tivemos outro problema idêntico, mas devido ao ventilador de extração de uma fração do bloco de apartamentos vizinho

    Colocado por: RiclifAgradeço a resposta.

    A administração de condomínio diz que em termos de motores, existe somente o portão da garagem do prédio, o do elevador e algo que salvo erro pertence à água, mas que raramente trabalha. Nem sequer existem ventoinhas de extração de ar no telhado.
    O certo é que no Outono e Inverno a ressonância piora de intensidade e é muito audível quase 24h, e acho muito estranho uma máquina estar 24 horas a trabalhar.
    Será que pode mesmo ser do vento?
  4.  # 5

    Sim, o vento a soprar, ao rasar um tubo (ventilação, ventilação de esgotos, etc...) pode criar uma ressonância à semelhança de uma flauta ou de um tubo de órgão.

    A onda estacionária criada dentro do tubo não tem a mesma intensidade em todos os pontos, pode ser o suficiente para transmitir essa vibração de forma diferente.

    Veja se esse aumento ou diminuição do fenómeno está ligado à direcção de onde sopra o ar (que, por seu lado, pode ser variável com as estações do ano).
  5.  # 6

    Hoje liguei para a empresa que faz manutenção ao elevador do prédio.
    Foi mais uma noite sem dormir e a dor de ouvidos é horrível. Reparei no 2 andar que ao lado do elevador onde está identificado como máquina do mesmo, existe um ruído sonoro bastante audível e que é constante.
    E já que o administrador se limita a dar rondas pelo prédio e a dizer que nada ouve, parece que tenho que andar a fazer o trabalho por ele.
    Pode ser que quando a empresa de manutenção lhe apresente a conta da deslocação e vistoria, ele abra os olhos
  6.  # 7

    Colocado por: RiclifHoje liguei para a empresa que faz manutenção ao elevador do prédio.
    Foi mais uma noite sem dormir e a dor de ouvidos é horrível. Reparei no 2 andar que ao lado do elevador onde está identificado como máquina do mesmo, existe um ruído sonoro bastante audível e que é constante.
    E já que o administrador se limita a dar rondas pelo prédio e a dizer que nada ouve, parece que tenho que andar a fazer o trabalho por ele.
    Pode ser que quando a empresa de manutenção lhe apresente a conta da deslocação e vistoria, ele abra os olhos


    Boa tarde Riclif,
    Possivelmente o que reporta, poderá realmente estar relacionado com o ruído de equipamentos colectivos do edifício, e esse tipo de ruído e o seu limite (<=32 dB), está enquadrado no Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE), na al. h) do nº1, do artº5 do DL 96/2008 de 9 de junho.
    O melhor que tem a fazer, é pedir uma avaliação acústica ao local, de forma a medir os decibéis que chegam ao seu apartamento e apresentar ao condomínio, e tomarem medidas se forem necessárias.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    [email protected]
    • Riclif
    • 25 outubro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: SG_arquitecto

    Boa tarde Riclif,
    Possivelmente o que reporta, poderá realmente estar relacionado com o ruído de equipamentos colectivos do edifício, e esse tipo de ruído e o seu limite (<=32 dB), está enquadrado no Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE), na al. h) do nº1, do artº5 do DL 96/2008 de 9 de junho.
    O melhor que tem a fazer, é pedir uma avaliação acústica ao local, de forma a medir os decibéis que chegam ao seu apartamento e apresentar ao condomínio, e tomarem medidas se forem necessárias.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    [email protected]


    O problema é que mesmo fazendo essa medição de ruido, ou melhor, de ressonancia, não há forma de comprovar a fonte do mesmo.
    Sendo assim a administração vai continuar a fazer o que tem feito, lavar as mãos com a desculpa que deve ser algum condómino que tem dentro de sua casa algum aparelho que faz esse tipo de ressonancia, e que sendo assim nada pode fazer.
    • SrR
    • 25 outubro 2022

     # 9

    Uma coisa simples que podem fazer é na altura em que esta a ouvir o barulho coordenar com o condomínio assegurando que ninguem esta no elevador, cortar a alimentação ao elevador e ver se dessa forma o barulho desaparece, e pode fazer o mesmo na sua casa e dessa maneira despitar a origem do barulho
  7.  # 10

    Colocado por: Riclif

    O problema é que mesmo fazendo essa medição de ruido, ou melhor, de ressonancia, não há forma de comprovar a fonte do mesmo.
    Sendo assim a administração vai continuar a fazer o que tem feito, lavar as mãos com a desculpa que deve ser algum condómino que tem dentro de sua casa algum aparelho que faz esse tipo de ressonancia, e que sendo assim nada pode fazer.


    O Técnico que elaborará o relatório irá identificar certamente a fonte.
  8.  # 11

    Colocado por: SG_arquitecto

    O Técnico que elaborará o relatório irá identificar certamente a fonte.


    E voce tem a noção de quanto custam esses testes? e porque seria eu a ter que o fazer? a obrigação é do condominio e depois a conta seria paga ou pela administração ou pelo condómino que tivesse eventualmente esse eletrodomestico em casa dele.
  9.  # 12

    Colocado por: SrRUma coisa simples que podem fazer é na altura em que esta a ouvir o barulho coordenar com o condomínio assegurando que ninguem esta no elevador, cortar a alimentação ao elevador e ver se dessa forma o barulho desaparece, e pode fazer o mesmo na sua casa e dessa maneira despitar a origem do barulho


    Isso vou eu fazer esta noite com permissão da empresa de elevadores, porque a administração até hoje nao se dispos a juntamente comigo fazer um teste a todos os aparelhos das áreas comuns de forma a eliminar todas as possibilidades e desta forma tentar identificar a fonte do ruido.
  10.  # 13

    Olá amigo, conseguiu saber a origem do ruído?

    Estou com um problema igual tendo em conta a sua descrição.

    Obrigado.
  11.  # 14

    Boa tarde.

    Passado este tempo todo o ruído desapareceu.
    Penso que poderia ser da central elétrica que fica a cerca de meio meio quilómetro do prédio.
 
0.0175 seg. NEW