Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvesbomba de media temperatura monobloco por exemplo Daikin Altherma3 M com 16Kw de potencia termica com um deposito de inercia adicional de 100litros
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    Muito obrigado pela rápida resposta.
    Tenho a noção de que o consumo de uma bomba de calor depende de muitas variáveis, tais como a necessidade de climatizar a habitação ou apenas as AQS, a temperatura exterior, as perdas que a casa tenha, etc, mas para um set point de 21ºC e tempo de trabalho diário de 1h-2h máximo, quantos painéis fotovoltaicos de 450w por exemplo deveria instalar no mínimo para dar apoio à bomba referida?
  2.  # 22

    Colocado por: lmcaettempo de trabalho diário de 1h-2h máximo, quantos painéis fotovoltaicos de 450w por exemplo deveria instalar no mínimo para dar apoio à bomba referida?
    nenhum.
  3.  # 23

    1 a 2 horas de serviço obriga a ser uma máquina de alta temperatura com consumos muito superiores e preço também superior por volta dos 15.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  4.  # 24

    Colocado por: lmcaettempo de trabalho diário de 1h-2h máximo

    Não resulta. Para climatizar a habitação precisa de mais tempo de funcionamento seguido, preferencialmente em contínuo.
    Uma BC de 16kW de potência térmica terá uns 6kW de potência elétrica máxima, talvez um pouco mais. Ao ligar a BC com tudo frio (e a casa abaixo do setpoint muito provavelmente) ela irá disparar para a potência máxima o que, dependendo da potência contratada em casa, pode até tornar difícil manter o frigorífico a trabalhar ao mesmo tempo :-)
    Se a deixar em contínuo ela acabará por modelar a potência necessária e manter-se a consumir bastante abaixo disso em média.

    Em relação aos painéis, bom é uma questão de perceber quanto quer "apoiar". Como disse a potência elétrica máxima deve andar pelos 6kW, por isso pode colocar tanto como 12 painéis para quase cobrir a potência de pico, mas depois quando a BC não for precisa já vai ter um excesso de produção (que pode por exemplo vender).

    Será uma questão de procurar um equilíbrio entre o investimento e o retorno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  5.  # 25

    Obrigado a ambos. Pelos vistos estou errado quanto ao modo de funcionamento das bombas de calor.
    Nesta altura do ano acendo o recuperador a lenha por volta das 18h, quando chego a casa, e a última lenha é colocada por volta da 1h da manhã.
    Durante o dia não está ninguém em casa, o aquecimento só é ligado ao final da tarde como referi. Mesmo assim a temperatura da casa mantém-se estável por volta dos 21-22ºC, raramente desce dos 20º.
    O meu objetivo com a bomba de calor era ligá-la a partir das 16h, por exemplo, até às 18h, aproveitando assim as últimas horas de sol, e ao chegar a casa, já com a temperatura ambiente aquecida, fazer a fogueira do recuperador. Daí ter comentado as tais 1h-2h máximo de funcionamento da bomba.
    Tenho lenha praticamente grátis neste momento, mas daqui a alguns anos, o cortar/rachar/carregar/empilhar/etc vai começar a ser cada mais penoso e difícil, estava já a pensar em alternativas na minha velhice...
    Talvez seja mais indicado dar uma revisão à velhinha caldeira a gasóleo Roca que tenho instalado aqui pela antiga proprietária?...
  6.  # 26

    Colocado por: lmcaetNesta altura do ano acendo o recuperador a lenha por volta das 18h, quando chego a casa, e a última lenha é colocada por volta da 1h da manhã.
    Durante o dia não está ninguém em casa, o aquecimento só é ligado ao final da tarde como referi

    Era exactamente a minha situação antes e por isso é que desisti da lenha e avancei para a BC... Isso e porque a minha lenha deixou de ser grátis há uns anos.

    Colocado por: lmcaetMesmo assim a temperatura da casa mantém-se estável por volta dos 21-22ºC, raramente desce dos 20º.

    Isso já é muito diferente do que era a minha realidade. Eu deixava de colocar lenha à meia noite/1h da manhã e acordava às 07h30 cheio de frio. Também é verdade que "ao mesmo tempo" que instalei a BC mudei janelas e isolei caixas e fitas de estore. Mas se não perde mais de 2º durante a noite então pode seguramente manter o funcionamento actual. E quando chega às 18h ainda tem boa temperatura em casa?

    Colocado por: lmcaetTalvez seja mais indicado dar uma revisão à velhinha caldeira a gasóleo Roca que tenho instalado aqui pela antiga proprietária?..
    O gasóleo de aquecimento também está "doloroso". Mas para trabalhar 2h por dia provavelmente será uma boa opção, o custo da BC dar-lhe-á para muitos litros de gasóleo. Se a caldeira já existe e a revisão não for muito dispendiosa, era começar por aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0150 seg. NEW