Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nesta fatura foram incluídas CAV relativas a períodos anteriores, nos termos conjugados do disposto nos artigos 3.o, n.o 2, 4.o, n.o 4 e 5.o da Lei n.o 30/2003, de 22 de Agosto,
    por termos verificado que o seu consumo atingiu o limite de 400 kWh. Para mais informação, consulte energia.edp.pt/contribuicao-audiovisual.


    Isto é normal?
    Acontece com todos?

    do que pesquisei sobre isto no google apenas encontrei duas queixas no portal da queixa nada mais sobre o assunto...

    Fico grato a quem me esclarecer sobre este assunto da ultrapassagem dos 400kwh e este contributo para o audivisual...

    vivo sozinho e basicamente so vou a casa para dormir e isto faz com que pague uma totalidade de 75€ e nem pago Mibel

    Obrigado
  2.  # 2

    Está a pagar para trás todos os meses que esteve isento.
  3.  # 3

    Mas porquê? melhor dizendo, mas que sistema é este? chega-se aos 400kwh e paga-se 30 e tal € de audiovisual? isto é assim com todos os clientes edp? não consigo perceber o que isto tem a ver kwh com imposto audiovisual...
  4.  # 4

    Você esteve isento até perfazer esse limite, se o atingir, paga o que não pagou. Todos os consumidores domésticos pagam. Esse limite é para quem não habita a casa e tem um contador não ter que pagar por não fazer uso da casa.
    Pagou 30 e tal euros, mas depois vai pagar os 3 euros mensais que todos pagam.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaMas porquê? melhor dizendo, mas que sistema é este? chega-se aos 400kwh e paga-se 30 e tal € de audiovisual? isto é assim com todos os clientes edp?
    Sim é. Também paguei no mês passado. No ano passado deve ter gasto menos de 400kwh durante todo o ano, e portanto por defeito, este ano foi-lhe atribuida isenção de audiovisual.
    Como este ano ja passou os 400kWh a isenção foi revertida e pagou todosos meses em atrasso.

    Contudo existe uma questão que deve verificar, se teve ou não 12 meses de isenção por ter consumido menos que os 400Kwh no ano passado. Ou seja e no ano passado pagou ou não acontribuição.NO meu entender deveria ter isenção no ano em que consumiu menos que os
    400Kwh. No meu caso ainda não me dei ao trabalho de verificar.
  6.  # 6

    Pague lá isso. Os Malatos e companhia precisam de sobreviver..
    • hangas
    • 24 outubro 2022 editado

     # 7

    Colocado por: Rafael Monteiro AlexMas porquê? melhor dizendo, mas que sistema é este? chega-se aos 400kwh e paga-se 30 e tal € de audiovisual? isto é assim com todos os clientes edp? não consigo perceber o que isto tem a ver kwh com imposto audiovisual...


    É porque possivelmente não tinha histórico nesse contrato.

    Aconteceu-me o mesmo este mês num novo contrato. Passei a usar a casa e o consumo acumulado passou dos 400kW/h e vou ter que pagar desde o inicio do ano até agora.

    Por outro lado já me aconteceu o inverso no ano em que emigrei. Estava a pagar mensalmente até então, e no final do ano o consumo obviamente não chegou aos 400kWh, a Gold Energy devolveu-me o valor pago.

    Está aqui explicado neste link da GE, mas é valido para todos os comercializadores.
    https://goldenergy.pt/glossario/contribuicao-audiovisual-cav/


    Com sorte quando eu fizer a instalação solar fotovoltaica, pode ser que vá buscar menos de 400kW/h/ano à rede :)
  7.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Sim é. Também paguei no mês passado. No ano passado deve ter gasto menos de 400kwh durante todo o ano, e portanto por defeito, este ano foi-lhe atribuida isenção de audiovisual.
    Como este ano ja passou os 400kWh a isenção foi revertida e pagou todosos meses em atrasso.

    Contudo existe uma questão que deve verificar, se teve ou não 12 meses de isenção por ter consumido menos que os 400Kwh no ano passado. Ou seja e no ano passado pagou ou não acontribuição.NO meu entender deveria ter isenção no ano em que consumiu menos que os
    400Kwh. No meu caso ainda não me dei ao trabalho de verificar.


    eu comprei casa no final do ano passado, ainda não fez um ano que fiz contrato com a edp

    Data de início de fornecimento de eletricidade: 2021-12-14

    Obrigado pelas respostas
  8.  # 9

    Isso é uma taxa cobrada para o estado. Pode-se recusar a pagar pela companhia de eletricidade mas irá pagar a taxa por qualquer outra entidade.
    Como já aqui foi referido, se no ano anterior tiver um consumo igual ou superior a 400kwh, no ano seguinte paga essa taxa durante os próximos 12meses seguintes.
    Se não é o caso, reclame
  9.  # 10

    Colocado por: bluthunder82Isso é uma taxa cobrada para o estado. Pode-se recusar a pagar pela companhia de eletricidade mas irá pagar a taxa por qualquer outra entidade.
    Como já aqui foi referido, se no ano anterior tiver um consumo igual ou superior a 400kwh, no ano seguinte paga essa taxa durante os próximos 12meses seguintes.
    Se não é o caso, reclame


    Mas eu ainda nem fiz um ano de contrato, só daqui a 2 meses, dezembro é que faço 1 ano... é normal? estão antecipar-se?
  10.  # 11

    Assim que passa a barreira dos 400kWh perde a isenção e cobraram o que estava em falta.
  11.  # 12

    Deve ter pago os 10 meses que tem de contrato. Parece bem. Mas dívida pelo valor mensal e veja quanto lhe estão a cobrar.

    A mim cobraram-me essa taxa numa obra ( onde nem sequer há TV), por isso não há perdão, a RTP tem salários para pagar :)
  12.  # 13

    Colocado por: Rafael Monteiro Alex

    Mas eu ainda nem fiz um ano de contrato, só daqui a 2 meses, dezembro é que faço 1 ano... é normal? estão antecipar-se?


    É natural no primeiro ano lhe cobrarem a taxa. Se ao final deste primeiro ano não atingir os 400kwh, então no ano seguinte não lhe é cobrado essa taxa.
    • smart
    • 28 outubro 2022 editado

     # 14

    Hum..
    Interessante é pensar que em cerca de 5 milhões de lares, a receita anu são 150 milhões mais IVA...
    Paga Zé
    Fonte a vista..
      Screenshot_20221028-010254~2.png
  13.  # 15

    Colocado por: smartHum..
    Interessante é pensar que em cerca de 5 milhões de lares, a receita anu são 150 milhões mais IVA...
    Paga Zé
    Fonte a vista..
      Screenshot_20221028-010254~2.png


    Isso está tão actualizado que o João Baião nem está na RTP :D
  14.  # 16

    Hum
    Pois
    Isso é que é importante.
    A desactualização do flyer.
    Não é a mensagem do que facturam com a contribuição, os altos valores do vencimentos e a forma como derretem o orçamento para a operação ou exercício anual.
    Provavelmente, até estarão a pagar vencimentos maiores, face ao espaço temporal volvido até á actualidade.
  15.  # 17

    notícia
    Se isto for verdade esse imposto acaba?
 
0.0175 seg. NEW