Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, procurámos por todo o site por alguma resposta à nossa questão mas não encontrámos nenhuma exatamente igual.
    No passado dia 25/10/2022 vendemos o nosso imóvel por 195000€. Deste valor pagámos o remanescente do CH, a imobiliária e ficámos com cerca de 95000€ para nova HPP sendo que as mais valias seriam de mais ou menos 65000€. Entretanto encontrámos uma moradia através de imobiliária que nos interessou muito. O valor do imóvel é de 190000€ mas tem um contrato de arrendamento com os atuais inquilinos por mais um ano ( 30/09/2023). A imobiliária diz que podemos pedir CH para HPP que o banco aceita com estas condições mas o meu receio é com as finanças. Ora se vamos registar a casa como HPP e no entretanto fazemos uma adenda ao contrato existente com os atuais inquilinos e registamos o contrato nas finanças o imóvel deixa de ser HPP penso eu, o que por sua vez influência a isenção das mais valias e imt. Alguém nos pode ajudar nesta questão?
    Muito obrigado a todos.
  2.  # 2

    não tem 3 anos para reinvestir as valias na nova HPP? tinha a ideia que o prazo era de 3 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shakapreto
    • size
    • 29 outubro 2022

     # 3

    Claro, que poderá surgir a incompatibilidade que refere.
    Mais. A imobiliária não estará a prestar um esclarecimento corecto sobre o facto do imóvel possuir o ónus do arrendamento. Será mesmo garantido que o Banco vai conceder o empréstimo para HPP e o avaliador vai encontrar a casa ocupada com um arrendatário ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shakapreto
  3.  # 4

    Sim o prazo são 36 meses após a venda do imóvel. Mas fazendo a escritura deste novo imóvel ainda este ano já reinvestimos as mais valias correto? Apesar de após o término do contrato com os inquilinos a casa será a nossa HPP, no fundo até lá não o é e teremos de alugar outra entretanto.
  4.  # 5

    Colocado por: ShakapretoA imobiliária diz que podemos pedir CH para HPP que o banco aceita com estas condições

    Esqueça o que a imobiliária diz, que eles querem é vender e receber a comissão, depois se houver problemas, você que os resolva.
    Parece-me obvio que não pode comprar uma casa para HPP e depois apresentar recibos de arrendamento às finanças.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shakapreto
  5.  # 6

    Poderíamos pedir um CH para habitação secundária visto que não precisamos do crédito na totalidade mas aí a isenção das mais valias da HPP já vendida fica anulada e teremos de pagar. No entanto a casa destina-se a casa própria assim que o contrato com os arrendatários findar e eles saírem. Verá as finanças isto desta forma? Penso que não.
  6.  # 7

    Colocado por: ShakapretoPoderíamos pedir um CH para habitação secundária

    Mas nesse caso o valor do IMT a pagar é muito superior.

    Colocado por: ShakapretoPenso que não.

    e pensa bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shakapreto
  7.  # 8

    Então falei com a imobiliária para me explicarem melhor a ideia deles:

    opção a) para evitar tributação de mais valias da venda de HPP, a atual proprietária passaria os remanescentes recibos renda ( até 30/09/2023) antes da data de escritura e o contrato permanecia em nome da mesma. Nós pagaríamos os impostos destas rendas à vendedora e os inquilinos depositariam as rendas na nossa conta bancária. Portanto a parte vendedora não perde com esta proposta, quem poderá eventualmente perder somos nós se os arrendatários falharem os pagamentos ou quiserem sair antes do tempo. Desta forma também não sei como funciona se eles se recusarem a sair..

    Opção b) o contrato de arrendamento continuar igual e a vendedora descontar o valor das rendas ao valor de venda do imóvel.

    opção c) pagar a tributação das mais valias de cerca de 8000€, IMT e passarmos a ser senhorios até findar o contrato de arrendamento.

    O contabilista diz que a primeira opção, em relação aos registos nas finanças está correta. Enviei também esta informação para a solicitadora para opinião.
  8.  # 9

    Colocado por: Shakapretotem um contrato de arrendamento com os atuais inquilinos por mais um ano ( 30/09/2023)

    Se a proprietária vai vender a casa, eles terão daqui a 1 ano de procurar uma nova, só estão a adiar.. eu falaria com eles no sentido de procurarem outra e sairem dessa, parece algo simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shakapreto
 
0.0139 seg. NEW