Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, participo pouco neste fórum mas adoro ler os tópicos onde podemos retirar informação importante, então é assim se alguém se recorda de mim, eu ando às voltas com os orçamentos para a minha moradia, mas para grande desespero meu os orçamentos aparecem muito mais elevados do que o previsto e possivel financeiramente para mim!!!
    a minha questão é a seguinte onde posso reduzir substancialmente os custos no orçamento alguém me pode explicar???
    Infelizmente ando completamente desesperada!!!
  2.  # 2

    Tyara disse:
    Por experiência própria aconselho a chamada Administração Directa, ou seja é o dono da obra q contrata todos os trabalhadores (pedreiro, electricista, canalizador, estucador, carpinteiro, etc.) é o método mais económica, mas requer alguma disponibilidade da parte dos donos da obra.
  3.  # 3

    Se quiser partilhar alguns dados do projecto e dos orçamentos, acho que todos nós poderiamos emitar algumas opiniões.

    cumpts

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  4.  # 4

    Swwetty
    Você é de onde?

    Pode e deve fazer o que o afsantos disse e consoante o que tiver, podemos ver qual a melhor maneira de verificar esse orçamento.

    Lembre-se, no entanto, que as suas expectativas poderiam estar baixas ou o seu projecto estar tão mau que os empreiteiros se defendem. Caso o desespero seja mesmo, mas mesmo muito grande. e não for possível de ver aqui no fórum e puder esperar um mês, poderei pedir a uma das minhas orçamentistas para lhe dar uma ajuda e fazer um orçamento com defenições de materiais, com mapa de trabalhos e medições.

    Obrigará a ter 2 ou três reuniões após as medições estarem concluídas, para se poder escolher alternativas de materiais de forma a conseguir-se (ou não) encaixar-se na suas disponibilidades financeiras. Isto devia ter sido feito antes de pedir orçamentos aos empreiteiros e não pedir orçamentos sobre projectos com definições impossíveis de enquadrar nas suas disponibilidades financeiras.

    Quando o arquitecto lhe forneceu o projecto, devia ter dado uma estimativa orçamental realista e seria agora de perguntar-lhe, porque é que os orçamentos recebidos se desviaram tanto. Como não foi feito, deverá fazê-lo antes de começar a obra, ou então irá ver o que é desespero a sério

    Cumps
  5.  # 5

    a minha questão é a seguinte onde posso reduzir substancialmente os custos no orçamento alguém me pode explicar???


    Olá

    Sweety, tenha calma.

    Fale com o arquitecto. Explique que os valores estão acima daquilo que se pretende endividar e que pretende efectuar uma alteração ao projecto. Esse processo é simples, se for ver um outro post meu, onde descrevo resumidamente o que isso implica...

    A Alteração do projecto, é a melhor maneira de resolver esse problema. A diminuição de algumas áreas ou de alguma parte mais complicada, pode resolver os problemas orçamentais.

    Neste momento, tenho um conjunto de alterações para efectuar ao meu projecto. Pretendo diminuir o investimento e valorizar o mesmo. Considero que uma casa com umas área de construção menor, mas melhores acabamentos, é um melhor investimento, do que grandes áreas e materiais fracos...


    Recomendação, de quem anda nesse "stress desesperante" à duas semanas :)

    Tenha calma, fale com o arquitecto, defina um patamar de investimento (e acrescente 40000€) :)

    É preferivel atrasar o projecto um mês ou dois, do que daqui a 2 anos ter uma tabeleta na varanda......


    Mais uma dica:

    O Paulo Correia tem dados indicações espectaculares! Fez-me perceber que fiz umas contas a €/m2 muito baixas (a quem agradeço, que seja nesta altura)
    Outra indicação que ele tem dado frequentemente, é a entrega da obra a um unico empreiteiro. Já troquei várias impressões com ele, visto eu ter ideia de fazer ao contrário...
    Nesta fase, dou-lhe inteira razão. Um colega (empreteiro, mas sem pretenção de fazer a minha casa) disse-me que existe um potencial ganho, de 20000€ a 30000€, mas que esse ganho é acaba por ser gasto em chatisses, telemóvel, gasóleo do carro, além do atraso que vai ter na obra...

    Eles sabem o timing certo para realizar os trabalhos, conhecem-se e assim, tem garantia da casa. Senão esqueça a garantia.

    Conheço uma pessoa que fez essa administração... Hoje, a casa com 2 anos, tem um armário da cozinha estragado pela humidade. o gajo das cozinhas, diz que a culpa é da humidade... O Pedreiro, diz que não é do telhado, nem da parede deve ser da pintura e estuques, porque não são as indicada... o pintor/estucador, diz que pintou com a tinta que ele comprou... Entretanto, o armário está estragado e ninguém se chega à frente...
    Eu, provavelmente, vou entregar a obra a uma só entidade!! Depois, alguns ajustes vão-se fazendo :)


    Mais uma vez, fale com o arquitecto e antes de fechar as alterações, fale com um ou dois empreiteiro dos que lhe inspiraram mais confiança. e muita calma, porque a obra ainda não começou...

    Coisas da Casa
  6.  # 6

    Eu, provavelmente, vou entregar a obra a uma só entidade!! Depois, alguns ajustes vão-se fazendo :)


    Mais uma vez, fale com o arquitecto e antes de fechar as alterações, fale com um ou dois empreiteiro dos que lhe inspiraram mais confiança. e muita calma, porque a obra ainda não começou...

    Coisas da Casa


    Concordo plenamente e foi exactamente o que eu fiz.

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  7.  # 7

    Provavelmente a resolução do problema do valor, não passa necessária mento por alterar áreas ou mexer no projecto, até porque isso tem custos e atrasos, mas sim pela definição clara dos acabamentos. Os arquitecto, vulgarmente não têm ideia nenhuma de custos e quando os deixamos escolher, querem fazer uma obra de arte ou escolhem os produtos do último vendedor que por lá apareceu.

    Quando tenho problemas desses, o que faço, é agarrar no projecto, fazer um articulado quantificado (mapa de trabalhos), por compartimento e depois faço uma reunião com o cliente e fazemos várias simulações, experimentado diversos materiais, até conseguir um valor aceitável, fazendo um compromisso preço / qualidade. Com uma ligação internet e algum bom senso, arranjamos sempre uma solução.

    Mexer nas áreas, nem sempre é uma boa solução, por a diferença de preços não é directa. Um quarto de 30m2, não custa + 50% que um quarto de 20m2, porque a relação das m2 de paredes com a área de pavimentos é diferente. Não é muito fácil explicar isto, mas se uma casa de 300m2 custar 650€/m2, uma casa de 200m2 custa 750€/m2, por exemplo, porque existem uma série de actividade que me custam +/- o mesmo, independentemente da área a construir. É por essa razão que sou contra os rácios, porque acho que servem para verificar ou balizar contas, mas nunca para as fazer.

    Cumps

    PS - Sou empreiteiro e por isso filtram o que vou dizer, mas administrações directas, são um mimo para o empreiteiro, é a melhor obra que me podem dar, nunca se perde dinheiro e é facílimo enganar o cliente e ele ainda por cima fica todo contente porque pensa que fez um grande negócio. Ai vocemessê quer comprar os materiais? Compre compre, que durante a noite ou ao fim do dia, carrega-se para levar para outra obra e feito devagarinho, ninguém repara. num hotel em Lisboa, descarregava-se camiões de ferro de dia, e à noite carregava-se para outra obra ao lado. Sem abusar foram 4 ou 5 camiões de 25.000tn que valiam 75.000€ e os estúpidos dos fiscais, ainda gozavam ao almoço porque só pagavam o que entrava em obra e tinham lixado o empreiteiro ao não permitir que ele os engana-se nas medições. Divirtam-se
  8.  # 8

    Paulo Correia, eu sou de uma vila do concelho de alcanena, distrito de santarém!!!
    eu já confrontei o meu arquitecto com essa pergunta do porquê os orçamentos aparecerem tão desnivelados do limite que tinhamos falado, ele até já levou o meu projecto a um engenheiro amigo dele com quem costuma trabalhar em conjunto e até o engenheiro achou um absurdo e uma estupidez!!!
    Agora qu tipo de alterações poderemos fazer, porque sou de acordo que alterar áreas me pode trazer outros custos e mais atrasos, mas se tiver de ser...mas para terem uma ideia, o meu terreno tem 300m2 e como tal a casa não é nenhuma mansão...tem 220m2 mais ou menos incluindo a garagem, área dividida por três pisos porque o terreno é bastanta inclinado e achamos que a melhor solução seria fazer a casa em "escada"de forma a poder adaptar-se ao terreno, senão teria uma fortuna em escavação!!que tipo de dados do projecto posso eu partilhar e do orçamento para que me possa ajudar??será que posso mandar directamente para o seu email??mas que tipo de dados???
  9.  # 9

    Nice topic :)
    Se pudessem aprofundar mais o assunto seria excelente para muitos dos visitantes do forum.
    Estou em vias de estar com o mesmo problema - alterar o projecto para reduzir drasticamente o orçamento.
    Exactamente que acabamentos podem contribuir significativamente para isto?
  10.  # 10

    Sweety

    No meu caso, as alterações que pretendo realizar (por causa do mesmo problema) são:

    Redução das áreas de varandas e alpendres
    Redução da área de hall e corredores
    redução da área de algumas divisões
    Redução da área de garagem (na casa dos 50m2... fico ainda com 100m2)

    Conto com isto, reduzir perto de 120 a 140 m2...
  11.  # 11

    Olá Dominio, estou a ver que andamos com o mesmo problema, eu também quero aprofundar muito mais este assunto, porque preciso mesmo de reduzir drasticamente o orçamento!!!
    Eu não tenho muito a reduzir em termos de áreas, não me parece que seja ai que resida o problema, mas claro que isso eu não ateimo porque sou leiga no assunto, se soubesse onde reduzir já o teria feito e não andava neste desespero de cada vez que recebo um orçamento!!!
  12.  # 12

    Colocado por: sweetyPaulo Correia, eu sou de uma vila do concelho de alcanena, distrito de santarém!!!
    eu já confrontei o meu arquitecto com essa pergunta do porquê os orçamentos aparecerem tão desnivelados do limite que tinhamos falado, ele até já levou o meu projecto a um engenheiro amigo dele com quem costuma trabalhar em conjunto e até o engenheiro achou um absurdo e uma estupidez!!!
    Agora qu tipo de alterações poderemos fazer, porque sou de acordo que alterar áreas me pode trazer outros custos e mais atrasos, mas se tiver de ser...mas para terem uma ideia, o meu terreno tem 300m2 e como tal a casa não é nenhuma mansão...tem 220m2 mais ou menos incluindo a garagem, área dividida por três pisos porque o terreno é bastanta inclinado e achamos que a melhor solução seria fazer a casa em "escada"de forma a poder adaptar-se ao terreno, senão teria uma fortuna em escavação!!que tipo de dados do projecto posso eu partilhar e do orçamento para que me possa ajudar??será que posso mandar directamente para o seu email??mas que tipo de dados???


    Posso mandar-lhe rios de dados e no entanto dificilmente os saberá interpretar (sem ofensa), tornando-os inúteis. Envie-me o projecto e os dados que tiver (sem os orçamentos nesta fase) para o meu email [email protected] para poder ver isso e perceber o que se passa. Mas antes de 3ª feira não poderei dar respostas porque tenho um restauro de uma igreja. para entregar na segunda e estou muito atrasado.

    Cumps
  13.  # 13

    Paulo correia já tirei o seu email, e vou mandar-lhe um mapa de medições que tenho...talvez com isso dê...e depois vamos falando!!!
    bem sei que me poderia mandar montes de dados mas iriam ser inuteis porque como se costuma dizer cada macaco no seu galho e eu não ia perceber nadinha do que me estava a mandar!!!
  14.  # 14

    Olá boa tarde,

    Sou leiga no assunto, por isso aqui busco sempre informações, portanto a minha opinião pouco mais do que isso valerá!

    Mas penso que tem de ver quanto quer poupar.
    Quais os valores orçamentados por exemplo para portas, pavimentos, roupeiros, etc.
    Possivelmente conseguirá poupar alguma coisa se tentar materias mais em conta, ou diferentes.

    Penso que em termos de estrutura não se deve cortar( pelo que li) mas nos acabamentos é possivel .

    Desejo-lhe boa Sorte!!
    Alice
    •  
      FD
    • 8 maio 2008

     # 15

    Eu sou da mesma opinião: cortar nos acabamentos, investir na estrutura.

    Por uma razão muito simples: amanhã posso mudar o chão ou pôr uma cozinha nova de forma relativamente simples. Mas se quiser isolar a casa toda novamente... os custos e a logística envolvida são bastante diferentes.
  15.  # 16

    cortar nos acabamentos, investir na estrutura


    FD, mas o mercado não vê as coisas assim...

    Experimente vender uma casa de 200 m2 - acabamentos de luxo e uma de 300 m2 - acabamentos fracos/medio baixo...
    Conseguem-se fazer ambas, com 200k €, depois veja o que vale uma e outra.

    É que uma área grande, com pouca qualidade do soalho, azulejos mais fracos, aluminio ao desbarato... Creio que desvaloriza mais a casa!!!

    E isto, foram recomendações que me deram, de quem anda no mundo dos mercados imobiliários de gama alta...
    •  
      FD
    • 8 maio 2008

     # 17

    Pois, mas eu não quero fazer uma casa para vender, quero fazer uma casa para habitar.

    E para habitar, a diferença entre pavimento flutuante de 10~20€ e soalho de madeira maciça de 40€, para mim é quase nula. Tenho cá em casa do mais rasco, já vinha incluído, e para mim serve perfeitamente.
    Prefiria ter soalho de 10€ do que ter que ouvir os meus vizinhos a fazer xixi na casa de banho do piso inferior ou ter uma casa gelada no inverno. Infelizmente, tenho isso tudo.

    Agora, depende também muito do que nós entendemos por acabamentos de luxo, essa coisa imaginária que todas as casas à venda têem, é que o termo tem uma amplitude enorme consoante a perspectiva de cada um. Como disse acima, para mim um soalho em madeira maciça ou um soalho flutuante em MDF com certificação AC4/5, preferia o mais barato e não deixa, para mim, de ser um acabamento muito semelhante.

    Podem-me dizer que um soalho de madeira dura muito mais que um soalho flutuante. Não deixo de concordar. No entanto, todos os materiais instalados há 20 anos que eram na altura muito bons, hoje podem estar impecáveis, mas estão desactualizados, são feios, não os quero.
    Com isto quero dizer que um devido material pode durar 20 anos, mas se só o vou utilizar durante 10 anos, estou a desperdiçar...

    Basta ver algumas moradias usadas com 10 e 20 anos à venda que, penso eu, ninguém comprará para manter o seu interior - serão com certeza todas remodeladas. Na altura da construção, quem o fez se calhar até comprou os melhores materiais a pensar em morrer naquela casa. Para quê? Para agora não serem sequer considerados? Sou da opinião de que quem vende uma casa usada com alguns anos (mais de 10) não vende os acabamentos interiores, vende as paredes e o local, nada mais.

    Claro que estou a falar de acabamentos, quanto à estrutura, para mim é completamente diferente, do que invisto hoje, posso ter frutos durante muitos anos e nisso habitualmente não se mexe, porque esteticamente não se desactualiza.

    Também não digo que se vá ao mais barato, mas do melhor, o menos bom, ou então do péssimo, o menos mau. :)
  16.  # 18

    Adriano perdoe-me que discorde,

    Acho impensavel cortar na estrutura!
    Onde estão os alicerces da casa?
    O isolamento para termos uma casa agradavel (temperatura)?, etc?
    Não é na estrutura?

    Que me importa ter roupeiros de 5.000€ em carvalho, se vou ao IKEA e faço um por 2.000€ uma boa imitação?
    De que vale a musica ambiente, se só funciona 6 meses?
    Isto são só exemplos,Claro mas penso que é dentro destes parametros que podemos poupar, não digo que se use material reles, mas no mediano há muito por onde escolher sem ir ao mais caro.

    Sweety como é a sua casa:))

    Cump.
    Alice
  17.  # 19

    A minha casa é em arquitectura moderna, como o meu terreno é bastante inclinado e pequeno optamos por fazer a casa em "escada"para se adaptar ao terreno e dessa forma evitar ao máximo a escavação, então vamos ter r/c, que é composto de garagem e wc(apenas sanita e lavatório), 1.º piso onde temos sala de estar e jantar, cozinha, lavandaria, wc e um pequeno atelier, futuramente poderá ser um quarto quando estiver velhinha...2.º piso temos três quartos um deles com wc que é o meu e outro wc para os outros dois quartos!!tudo isto dividido numa área de aproximadamente 220m2, 230m2, vamos fazer um tipo de U no piso da sala em janelas para poder ter claridade já que como o terreno é pequeno para aproveitar ao máximo fizemos a casa quase de extremidade a extremidade do terreno e por isso não posso fazer janelas de lado, apenas de frente e de trás...e assim na sala fizemos um U que fica mais dentro e posso fazer janelas, onde vou ter um churrasquito....não tenho espaço para piscinas nem nada dessas coisas!!!mas não preciso disso para viver, eu quero apenas a minha casinha, simples mas prática!!!pena é o valor dos orçamentos!!!
  18.  # 20

    e a sua como é????
 
0.0236 seg. NEW