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  1.  # 1

    Boas!

    Eu vivo num ultimo andar, uma casa que era de família e que "herdei", a casa no passado tinha tido problemas de infiltrações no quarto, pois lembro-me de ver isso em criança. No dia 22 de Outubro acordamos com água da chuva a pingar na nossa cama! De imediato contactei o condomínio com vídeos e fotos e contactei a minha família para confirmar que os problemas anteriores não eram os mesmos (não era, eram "só" infiltrações, não chovia mesmo), como o condomínio é uma empresa, decidi contactar também o representante no prédio, qual me diz que duvida que se consiga fazer algo pois "estão ocupados" (há obras urgentes no prédio que estão a ser adiadas por "estarem ocupados"). Ainda no dia 22 enviei novo email com mais fotografias pois a situação começou a alastrar, o dito representante disse-me que eu estava a ser mal educada e rude pois não podiam mandar ninguém do dia para a noite assim.

    Durante essa semana mandaram-me um email a dizer que tinham falado com a empresa mas que teriam de esperar que não chovesse para cá virem. Dia 27 enviei-lhes um email pois no dia 4 de Novembro não chovia e íamos estar em casa por uma obra do prédio onde obrigaram as pessoas a estar presentes e gostaria de saber se era possível irem fazer a vistoria, ninguém me respondeu. No dia 3 mandaram o aviso de pagamento do condomínio e eu respondi que continuava a aguardar resposta, o qual só me deram esta segunda a dizer que estavam a espera da disponibilidade do empreiteiro.

    Ontem com a chuva forte enviei novo email ao almoço a pedir soluções pois tinha noção que com aquele temporal teria água novamente, por muito que proteja o chão, móveis e a cama. Sugeri que se procurasse nova empresa para fazer esse trabalho, a meio da tarde o empreiteiro respondeu ao email a dizer que não está de plantão à espera que não chova para cá vir mas que se encontra disponível para marcarmos nova data mas não pode chover para poderem verificar o telhado. Quando cheguei a casa a situação tinha piorado drasticamente, caiu água no ponto onde já caia e começou a cair numa parede, atravessando um candeeiro e uma tomada de electricidade, tendo eu o chão inundado, prontamente liguei à pessoa responsável por gerir a herança, para ela me ajudar pois a mim já ninguém me responde, tentou contactar o condomínio, não atenderam e até ao momento nem retornaram a chamada. Enviei então novo email, a avisar do risco de curto circuito e de incêndio com os novos vídeos e até agora ninguém respondeu. Após falar com os vizinhos do lado, os mesmos não tem água a entrar mas estão preocupados com a situação e irão também enviar um email a pedir o arranjo com urgência.

    A água caia de tal maneira que parecia um rio a escorrer pela parede, às 23h fomos para o sofá dormir e ainda escorria, e como vinha na parede não podíamos por nada a apanhar a água, o meu companheiro lá deu uma maneira de uma toalha encostada na parede a absorver e a toalha dentro de um alguidar.

    Agora a minha pergunta, quanto tempo tem o condomínio para mandar cá alguém? Eu não tenho a possibilidade de pagar a alguém e depois apresentar a factura neste momento. E danos nos móveis? A cama tem menos de 1 ano. Já o chão, em principio não se estragou, mas se tiver ficado danificado, dado que o chão é antigo e já não se faz e é o mesmo por toda a casa, terão de trocar só naquele quarto?

    Dão chuvas novamente a partir de domingo e eu já não sei para onde me virar, sempre que chove temos de ir dormir no sofá o que se torna complicado pois tenho problemas de coluna e tenho estado a sofrer com imensas dores.
  2.  # 2

    Queixe-se na Câmara Municipal.
  3.  # 3

    Colocado por: BelhinhoQueixe-se na Câmara Municipal.


    Eu vi um comentário neste fórum sobre isso que dizem que a CM só verifica os estragos, não procura a causa.
  4.  # 4

    Colocado por: ICA95. No dia 22 de Outubro


    Não quero desmoralizar, mas atualmente se arranjar alguém que faça as reparações até final de Novembro/mados de Dezembro já não está com muito azar.
    Em muitos casos este é tempo que demora alguns a darem orçamentos.
  5.  # 5

    Colocado por: DuarteM

    Não quero desmoralizar, mas atualmente se arranjar alguém que faça as reparações até final de Novembro/mados de Dezembro já não está com muito azar.
    Em muitos casos este é tempo que demora alguns a darem orçamentos.


    O orçamento já existe, em junho de 2021 foram identificados os riscos naquela fachada e esta empresa que diz não estar de plantão tinha dado orçamentos, mas a empresa de condomínio mudou este ano e esta empresa não achou a obra urgente…
    • RCF
    • 9 novembro 2022

     # 6

    Colocado por: ICA95

    Eu vi um comentário neste fórum sobre isso que dizem que a CM só verifica os estragos, não procura a causa.

    O que a Câmara faz é uma inspeção e se concluir que a casa está com condições insalubres, notifica o condomínio para que proceda a obras, dando prazo para o efeito e avisando que, caso não cumprem, serão multados. É esse o contributo da Câmara Municipal.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • size
    • 9 novembro 2022

     # 7

    Colocado por: ICA95

    O orçamento já existe, em junho de 2021 foram identificados os riscos naquela fachada e esta empresa que diz não estar de plantão tinha dado orçamentos, mas a empresa de condomínio mudou este ano e esta empresa não achou a obra urgente…


    Se existem infiltrações no seu quarto, a obra, é forçosamente urgente. Reclame isso da administração.
    Ameasse que será forçada a denunciar a situação na Câmara Municipal. Os serviços técnicos da Câmara não vão procurar a origem das infiltrações, será por dedução serem do telhado ou das fachadas, bastando constatar os danos na sua fracção, para notificarem o condomínio para procederem às obras necessárias, dentro de determinado prazo, sob pena de coima.
    • RCF
    • 9 novembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: ICA95Agora a minha pergunta, quanto tempo tem o condomínio para mandar cá alguém? Eu não tenho a possibilidade de pagar a alguém e depois apresentar a factura neste momento

    Não há propriamente um prazo... deve ser com a celeridade possível. No entanto, caso o condomínio não faça, sim, você pode fazer e apresentar a fatura, de modo a reaver o que gastou. Para isso, deve começar por dar um prazo (razoável) ao condomínio e avisar que, se nada fizerem, então você avança.
    Para esse efeito, socorra-se do previsto no art.º 1427.º do Código Civil e quando notificar a administração do condomínio faça essa menção

    Artigo 1427.º
    (Reparações indispensáveis e urgentes)
    1 - As reparações indispensáveis e urgentes nas partes comuns do edifício podem ser levadas a efeito, na falta ou impedimento do administrador, por iniciativa de qualquer condómino.
    2 - São indispensáveis e urgentes as reparações necessárias à eliminação, num curto prazo, de vícios ou patologias existentes nas partes comuns que possam, a qualquer momento, causar ou agravar danos no edifício ou conjunto de edifícios, ou em bens, ou colocar em risco a segurança das pessoas.
    • RCF
    • 9 novembro 2022

     # 9

    Colocado por: ICA95E danos nos móveis? A cama tem menos de 1 ano. Já o chão, em principio não se estragou, mas se tiver ficado danificado, dado que o chão é antigo e já não se faz e é o mesmo por toda a casa, terão de trocar só naquele quarto?

    Acione o seguro.
    Ou o seu ou o do prédio (condomínio), pode ser que cubram alguma coisa
 
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