Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Gostaria de solicitar a vossa ajuda:
    Vou fazer a instalalação de UPAC, após atribuição do apoio do Fundo Ambiental, no entanto, estou com algumas dúvidas acerca da melhor opção.
    Sei que existe a possibilidade de fazer a venda da produção da energia excedente injectada na rede, no entanto, já li tanta coisa diferente que estou na dúvida se compensa o investimento.
    Estou a ponderar a instalação de 3 painéis com produção de cerca de 1350W (que será excessivo para o meu consumo de habitação, um apartamento T3 na zona de Lisboa), precisamente no sentido de investimento e venda de energia à rede (apesar de ter consciência que o valor pago pelo khW é muito baixo, sempre ajuda a "amortizar" o investimento).
    Alguém com experiência real recente de venda excedente de produção proveniente de UPAC, pode dar-me feedback sobre a experiência? O processo é demasiado burocrático e demora "meses ou anos"? Qual o valor aproximado de retorno pela venda da produção excedente?
    Desde já, muito obrigado pela ajuda!
    Cumprimentos,
    Levi Pires
  2.  # 2

    Eu com uma instalação de 1350W, onde raramente vai ter essa produção, não ponderava vender os pouquíssimos excedentes
  3.  # 3

    Colocado por: levi_piresEstou a ponderar a instalação de 3 painéis com produção de cerca de 1350W (que será excessivo para o meu consumo de habitação, um apartamento T3 na zona de Lisboa)

    Esqueça venda...Não compensa nada... isso é tão pouco, para as chatices que dará.
    Se calhar bastava-lhe meter dois paineis, ou até um. Com produção total a rondar os 600Wh, ou seja assegurando pelo menos os 300wh ( inverno), que servirá concerteza para alimentar alguns esquipamentos existentes em stand-by e/ou ligados em permanência no apartamento.

    Tem de se assegurar que já possui um contador dos inteligentes, bi-direccional/ com o netmetering a funcionar.

    PS: ainda pode optar pela injecção zero (<700Wh), não necessitando de comunicar.
    Pode verificar se existem comunidades de produção na zona, ns vizinhos, ou até propor a criação de uma comunidade no predio. Informe-se
  4.  # 4

    Colocado por: levi_piresBom dia,
    Gostaria de solicitar a vossa ajuda:
    Vou fazer a instalalação de UPAC, após atribuição do apoio do Fundo Ambiental, no entanto, estou com algumas dúvidas acerca da melhor opção.
    Sei que existe a possibilidade de fazer a venda da produção da energia excedente injectada na rede, no entanto, já li tanta coisa diferente que estou na dúvida se compensa o investimento.
    Estou a ponderar a instalação de 3 painéis com produção de cerca de 1350W (que será excessivo para o meu consumo de habitação, um apartamento T3 na zona de Lisboa), precisamente no sentido de investimento e venda de energia à rede (apesar de ter consciência que o valor pago pelo khW é muito baixo, sempre ajuda a "amortizar" o investimento).
    Alguém com experiência real recente de venda excedente de produção proveniente de UPAC, pode dar-me feedback sobre a experiência? O processo é demasiado burocrático e demora "meses ou anos"? Qual o valor aproximado de retorno pela venda da produção excedente?
    Desde já, muito obrigado pela ajuda!
    Cumprimentos,
    Levi Pires

    Eu instalei 5 painéis de 350w, sobredimensionada por recear sombras devido á arquitectura da cobertura do meu prédio.
    Mesmo assim, apesar de desfasar o uso dos electrodmésticos, rápidamente me vi com excedentes de 40%/50%, como a solução não passaria por desmontar os páineis, de todas as opções que vi, incluso vender, optei fazer mais algum investimento, num gestor de excedentes solares (só para uso em dispositivos com resistência directa) e para o inverno comprei o aquecedor de pedras usado que coloquei na zona dos quartos, para o verão estou a pensar montar um termoacumulador básico para apoio da caldeira.
    No seu caso, que ainda não fez o investimento, pode optar por maior ou menor capacidade da produção fotovoltaica, pode medir os consumos totais durante um mês (Shelly EM) e depois optar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfg
  5.  # 5

    Colocado por: jdmosoriopara o verão estou a pensar montar um termoacumulador básico para apoio da caldeira.

    Precisamente o que eu tenho mas apoio ao esquentador
 
0.0105 seg. NEW