Iniciar sessão ou registar-se
    • ASBV
    • 11 novembro 2022

     # 1

    Bom dia a todos,

    Vou instalar na minha moradia 3600W em 8 Painéis fotovoltaicos, para já sem baterias.
    A minha dúvida está como aproveitar da melhor forma o excedente de eletricidade para instalar um sistema de aquecimento na moradia.
    Tenho radiadores em 3 quartos, 2 na sala e um toalheiro no wc que são alimentados por uma caldeira a pellets que também fornece AQS.
    Existe alguma vantagem em aproveitar o fotovoltaico com a caldeira?
    Se pretender abdicar dos pellets, qual o mais vantajoso (não em termos de investimento inicial) mas em termos de consumo. Aquecedores ligados ao fotovoltaico? ou bomba de calor ligada ao fotovoltaico?
    Aceito sugestões
  1.  # 2

    Boas, estou numa situação semelhante, tenho caldeira a pellets, mas ao preço que estão estou a equacionar outra solução.
    Pelo que pesquisei e entendi, a solução melhor será o ar condicionado e contador bi-horario.
    Eu também tenho solar térmico para AQS.
  2.  # 3

    Colocado por: ASBVAceito sugestões


    Sem dúvida que no seu caso uma bomba de calor que faça o aquecimento da casa +aqs será o mais vantajoso para aproveitar a produção dos painéis FV que vai instalar.
    Um técnico estudará qual o equipamento necessário no sistema de radiadores já existentes.
  3.  # 4

    Colocado por: ASBVExiste alguma vantagem em aproveitar o fotovoltaico com a caldeira?
    rigorosamente nada.

    Colocado por: ASBVpretender abdicar dos pellets, qual o mais vantajoso (não em termos de investimento inicial) mas em termos de consumo. Aquecedores ligados ao fotovoltaico? ou bomba de calor ligada ao fotovoltaico?
    sem dúvida uma bomba de calor de média temperatura ligada aos rafiadores
  4.  # 5

    O ar condicionado tradicional funciona mal para aquecer (depende de vários factores, claro. E acaba por ser relativo. Cada um tem a sua opinião)...

    Iria mais por uma bomba de calor (das que fazem 60-65ºC) para ligar ao circuito dos radiadores. Uma vez que já tem a pré-instalação toda feita, não vejo necessidade de estar a alterar mais que isso.
    • ASBV
    • 11 novembro 2022

     # 6

    Obrigado a todos pelas opiniões.
    Também estou inclinado para a bomba de calor.
    As de média temperatura são as de 60-65º?
    Mas não tendo baterias como posso canalizar os excedentes do fotovoltaico para a bomba de calor, quando o aquecimento é mais necessário de inverno entre as 18:00 horas e as 22:00H.
    Já agora qual o intervalo de preços para uma bomba de calor média temperatura (instalação incluída).?
  5.  # 7

    Colocado por: jorgealvesrigorosamente nada.

    sem dúvida uma bomba de calor de média temperatura ligada aos rafiadores


    Vai ser o segundo Inverno em casa com a caldeira a pellets e já não podia estar mais arrependido tendo em conta o aumento dos pellets este ano. Eu sempre li que para radiadores seria uma bomba de calor de alta temperatura, se bem que a minha caldeira a pellets a volta dos 60 graus, penso estar programada assim. Como ainda não a liguei este ano não tenho bem a certeza. Qual o valor para investimento de uma bomba de calor?
  6.  # 8

    Colocado por: ASBVMas não tendo baterias como posso canalizar os excedentes do fotovoltaico para a bomba de calor, quando o aquecimento é mais necessário de inverno entre as 18:00 horas e as 22:00H.


    O jorgealves é o mais indicado para lhe esclarecer. Mas tenho quase a certeza que pelo tipo de funcionamento de uma bomba de calor não dá saúde à mesma estar num modo intermitente de ON/OFF de acordo com os excedentes. Poderá sim programar a bomba para trabalhar nas horas em que se espera ter mais produção nos FV e dessa maneira ganhar alguma inércia térmica na casa. Assim à noite, já sem produção nos FV gastará menos a manter a temperatura.
    Concordam com este comentário: jorgealves, jorgemlflorencio
    • argo
    • 11 novembro 2022

     # 9

    Não dá para fazer com um termoacumulador barato com circulação à caldeira maior?
  7.  # 10

    Colocado por: pmvalentetenho caldeira a pellets, mas ao preço que estão estou a equacionar outra solução

    Boa noite PMValente
    Aguarde pelos próximos meses. O preço dos pellets não se vão manter tão elevados, certamente não vão baixar para os antigos valores de +- 3.30 € saco, mas para preços a rondar os 4 €
    Eu vou aguardar pacientemente pelo desenvolvimento
    Concordam com este comentário: pmvalente, jorgemlflorencio
  8.  # 11

    Colocado por: jorgemlflorencioO ar condicionado tradicional funciona mal para aquecer (depende de vários factores, claro. E acaba por ser relativo. Cada um tem a sua opinião)...

    Iria mais por uma bomba de calor (das que fazem 60-65ºC) para ligar ao circuito dos radiadores. Uma vez que já tem a pré-instalação toda feita, não vejo necessidade de estar a alterar mais que isso.


    A vantagem é que no verão (e a minha casa virada a sul aquece mesmo) posso arrefecer com ajuda do FV.
    Quanto ao inverno o investimento na BC (alta temperatura) não me compensa em relação ao AC.
    Mas é a minha opinião.
  9.  # 12

    Colocado por: pmvalenteBC (alta temperatura
    e tem que ser de alta temperatura???
  10.  # 13

    Colocado por: jorgealvese tem que ser de alta temperatura???

    Depende do dimensionamento, do numero de elementos dos radiadores.
  11.  # 14

    Colocado por: pmvalente
    Depende do dimensionamento, do numero de elementos dos radiadores.
    não quererá dizer depende somente da temperatura de impulsão versus potencia debitada?? é que se usar uma temperatura menor por ais tempo vai ter a mesma energia mas a um custo primario menor do que usar maior temperatura por menos tempo.
    Concordam com este comentário: SrR
 
0.0186 seg. NEW