Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Decidi colocar relva artificial numa pequena área de 5x3 metros. Esta área estava cimentada e pavimentada e com problemas de escoamento de águas pluviais. A solução pensada passa por "destruir" esse cimento, aplicar relva artificial por cima da terra batida e permitir a permeabilidade dessas águas.

    A minha questão central aqui é: que tipo de material devo aplicar para alisar esta zona antes da relva artificial? Pó de pedra, brita, mais terra?

    Preciso de ganhar uns 10 cms ficaram da retirada do cimento (sendo que cerca de 4cm serão da própria relva) mas preciso de garantir que não perde a permeabilidade mas ao mesmo tempo mantém o nivelamento.

    Decidi não colocar relva natural pelos seguintes motivos: área demasiado pequena para o investimento em material necessário para a sua manutenção; é uma zona de sombra e receio que a relva não se dê bem; falta de tempo para a manutenção do espaço (passo longos períodos fora de casa...)

    Obrigado!
  2.  # 2

    Vai partir o cimento, e por baixo desse cimento o que há?
    Tem algum encaminhamento das águas? O ideal era ter uma zona com brita e devido encaminhamento de águas pluviais para fora do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoaraujo88
  3.  # 3

    O cimento dessa área já foi retirado e neste momento está em terra batida. Assim a água da chuva que cai nesta área (é a única a céu aberto) infiltra-se na terra de forma homogénea e não se acumula, como acontecia antes com o pavimento.

    A ideia da relva artificial é tornar este espaço permeável mas mais apresentável.

    A dificuldade do encaminhamento das águas é por esta zona ser mais baixa do que o resto do terreno e o investimento em "subir" todo o pátio era muito maior (a restante zona do pátio é coberta e com devido encaminhamento pelas caleiras).
  4.  # 4

    A relva artificial, é de certa forma impermeável. Não me parece fazer sentido o que pretende.
  5.  # 5

    A ficha técnica da Alcatifex refere capacidade de filtragem de 40L por minuto por m2. Não significa isto que tem permeabilidade suficiente? (Garantindo-se que o terreno por baixo da relva está bem preparado, que é a minha grande dúvida).

    Caro Pedro, agradeço que me esclareça o que quer dizer por impermeável neste caso.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA relva artificial, é de certa forma impermeável. Não me parece fazer sentido o que pretende.

    As telas são impermeáveis, mas também são perfuradas (pelo menos as que vi), se tiver um ligeiro declive e escoamento a água vai passando.
  7.  # 7

    Boas. Instalei relva da Alcatiflex e aquilo drena água que é a maravilha. A relva é perfurada por baixo e desde que a base esteja preparada, a água infiltra rapidamente no terreno.
    A título informativo, existe uma tela anti ervas no Leroy que deixa passar água.
    Em relação à sua pergunta, deve colocar brita e por cima pó de pedra. Passar a placa vibratória, colocar a tela e depois a relva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoaraujo88
  8.  # 8

    A relva alhambra será fácil de colocar? Se o chão não estiver completamente liso, vai ser um problema. É fácil de cortar, tenho cantinho!
  9.  # 9

    Colocado por: Rui1977Boas. Instalei relva da Alcatiflex e aquilo drena água que é a maravilha. A relva é perfurada por baixo e desde que a base esteja preparada, a água infiltra rapidamente no terreno.
    A título informativo, existe uma tela anti ervas no Leroy que deixa passar água.
    Em relação à sua pergunta, deve colocar brita e por cima pó de pedra. Passar a placa vibratória, colocar a tela e depois a relva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoaraujo88
    Se colocar pó de pedra, perde a capacidade de drenagem,
  10.  # 10

    Colocado por: InterruptorSe colocar pó de pedra, perde a capacidade de drenagem,

    Garanto-lhe que no meu caso não perdeu qualquer capacidade de drenagem, aliás com toda a chuva que temos tido neste inverno, a relva nem com poças ficou. Conforme a chuva caia, era imediatamente escoada.
 
0.0147 seg. NEW