Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 13 novembro 2022 editado

     # 21

    Colocado por: SaraBLRA

    É como expliquei no meu comentário acima. Faz diferença, pois neste caso eles escolhem emprestar os 85% da avaliação (o valor mais baixo). Bastava a avaliação ter sido uns 9000€ acima e já emprestavam os 90% do valor de venda.


    Francamente, não compreendo o expediente do seu Banco, com tal gerigonça.
    Se a avaliação é igual ao valor de aquisição, logo, correspondendo ao valor real hipotecário, a que propósito é que o Banco não aplica a sua taxa de 90%, quer sobre o valor da avaliação, quer sobre o valor de aquisição, que, afinal, coincidem ? Estranho o jogo das 2 taxas

    Parece-me que a melhor solução seria escolher outro Banco com diferente procedimento, nomeadamente o Eurobic e Novo Banco:

    Montante do empréstimo

    O montante a emprestar fica condicionado ao menor valor entre o valor de Aquisição ou Avaliação feita pelo Banco. Os limites são:

    Aquisição e aquisição mais obras - Na Habitação Própria Permanente o valor pode ir até 90% do menor valor de Avaliação ou Aquisição ou Aquisição + Custo de Obras, o limite passa para 80% se outras finalidades.
    Obras - Na Habitação Própria Permanente o valor pode ir até 90% do menor valor de Avaliação e dos Custo de Obras, o limite passa para 80% se outras finalidades.
    Construção com ou sem Terreno - Na Habitação Própria Permanente o valor pode ir até 90% do menor valor de Avaliação global ou Aquisição do terreno + Custo de Construção, o limite passa para 80% se outras finalidades.
    Transferência de Crédito - 100% do valor da transferência tendo em conta os 90% do valor do imóvel, se adquirido há mais de 2 anos. Outras finalidades, o limite de financiamento é de 80%.
    Aquisição de imóveis do Banco - 100% do menor valor de Avaliação ou Aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SaraBLRA
  1.  # 22

    Colocado por: SaraBLRA
    Sim, tenho relatório e até já escrevi uma contestação. Contudo foi-me recomendado pedir segunda avaliação em vez de apresentar contestação.

    Há alguns pontos a refutar, particularmente o facto de todos os imóveis semelhantes em área e tipologia, estado de conservação na zona estarem à venda por valores significativamente mais elevados.

    Queria mesmo saber se acham que vale mais a pena apresentar a contestação ou pedir segunda avaliação.


    Estarem à venda significa que não foram vendidos.
  2.  # 23

    Boa tarde. Em 2022 realizem um crédito habitação no BPI. Atualmente estava a tentar fazer transferência de crédito para a CGD, e qual não é o meu espanto que a avaliação deles foi 40000€ abaixo da avaliação do ano passado (153500€ agora vs 189000€ o ano passado, e o preço de venda de apartamentos idênticos até subiu).

    Contactámos a avaliadora, que nos deu a entender que o relatório tinha sido alterado até chegar a nós. Já percebi pelo fórum que não é caso único. Qual o intuito do banco ao fazer isso? Forçar a meter mais capital e emprestarem menos dinheiro?

    Uma vez que parece ter sido propositado, tenho medo de estar a solicitar reavaliação e que depois tenha de pagar 2 avaliações e venha igual.

    Obrigado
  3.  # 24

    Colocado por: patriciamcleitaoBoa tarde. Em 2022 realizem um crédito habitação no BPI. Atualmente estava a tentar fazer transferência de crédito para a CGD, e qual não é o meu espanto que a avaliação deles foi 40000€ abaixo da avaliação do ano passado (153500€ agora vs 189000€ o ano passado, e o preço de venda de apartamentos idênticos até subiu).

    Contactámos a avaliadora, que nos deu a entender que o relatório tinha sido alterado até chegar a nós. Já percebi pelo fórum que não é caso único. Qual o intuito do banco ao fazer isso? Forçar a meter mais capital e emprestarem menos dinheiro?

    Uma vez que parece ter sido propositado, tenho medo de estar a solicitar reavaliação e que depois tenha de pagar 2 avaliações e venha igual.

    Obrigado


    É um risco, quem empresta dita as "condições", quem necessita aceita ou não.
    • AMVP
    • 18 agosto 2023

     # 25

    Colocado por: patriciamcleitaoForçar a meter mais capital e emprestarem menos dinheiro?

    Mas não é uma transferência? Qual o interesse da cgd disso numa situação de transferência?
    Diga-se que a cgd nunca foi umas mãos largas na avaliação, sim já sei que os avaliadores são independentes mas depous na prática...
 
0.0145 seg. NEW