Iniciar sessão ou registar-se
    • Jprn
    • 14 novembro 2022 editado

     # 1

    Ora boas,
    Estou a reequipar a cozinha toda e decidi comprar este fogão de indução elétrico. Invés de ser separado e tudo como um fogão normal mas de indução

    https://www.aeg.com.pt/kitchen/cooking/cookers/electric-cooker/cib6646abm/

    A dúvida surge na instalação. Tenho uma tomada ao lado com fios 4mm2 ligados a um disjuntor de 20a mas ao ver as informações de instalação referem sempre um cabo uma ficha mas no desenho de montagem aparecem 2 tomadas e 2 cabos.

    Já liguei para a AEG e a pessoa que atendeu não sabia responder se eram precisas 2 tomadas.

    Caso seja necessário a 2 tomada como é que posso fazer ?
  1.  # 2

    Faça assim.( convem ter noções minimas de electricidade)
    REtira tomada fora, compra ligadores WAGO e conecta os cabos do fogão diretamente aos cabos da tomada. Use um ligador destes para a Fase, outro para o Neutro e outro ainda para a Terra.
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132


    Tape a tomada com uma tampa
  2.  # 3

    Colocado por: Jprnas ao ver as informações de instalação referem sempre um cabo uma ficha mas no desenho de montagem aparecem 2 tomadas e 2 cabos.

    Mas já tem o equipamento consigo?
    No manual diz que o fogão não é fornecido nem com cabo, nem com ficha e apresenta ilustrado duas alimentações ( uma para a placa, outra para o Forno)

    Atenção ao cabo que compra... em particular para a placa, que terá de ser condutores de 4mm2. O forno poderá ser condutores de 2.5mm2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

     # 4

    Colocado por: Pedro BarradasFaça assim.( convem ter noções minimas de electricidade)
    REtira tomada fora, compra ligadores WAGO e conecta os cabos do fogão diretamente aos cabos da tomada. Use um ligador destes para a Fase, outro para o Neutro e outro ainda para a Terra.
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132


    Tape a tomada com uma tampa


    E se for necessário a 2ª tomada para o forno. O problema reside aí é que não conseguem explicar se são necessárias 2 tomadas e 2 conjuntos de cabos 6 no total ou se basta só uma tomada porque o próprio fogão só vem um cabo para forno e placa
  3.  # 5

    Colocado por: JprnE se for necessário a 2ª tomada para o forno. O problema reside aí é que não conseguem explicar se são necessárias 2 tomadas e 2 conjuntos de cabos 6 no total ou se basta só uma tomada porque o próprio fogão só vem um cabo para forno e placa


    a solução que indiquei, liga ambas as alimentações do Fogão a um só ponto, com os WAGO.
    Por isso tem WAGO com 3 "células". 1 para o cabo 4mm2, que vem da parede. 1 para o cabo de 4mm que irá para a placa, por ultimo a do cabo de 2.5mm do forno.

    Terá de replicar esta ligação para o F, N e T.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
  4.  # 6

    Já liguei em tempos ( já faz10 anos) um forno desses.. tb da AEG, não me lembro se tinha ou não duas alimentações...

    Tenho ligado Forno + Placa ( estes trazem o cabo de ligação) e é assim como lhe digo que tenho feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasJá liguei em tempos ( já faz10 anos) um forno desses.. tb da AEG, não me lembri se tinha ou não duas alimentações...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    Colocado por: Pedro Barradas

    a solução que indiquei, liga ambas as alimentações do Fogão a um só ponto, com os WAGO.
    Por isso tem WAGO com 3 "células". 1 para o cabo 4mm2, que vem da parede. 1 para o cabo de 4mm que irá para a placa, por ultimo a do cabo de 2.5mm do forno.

    Terá de replicar esta ligação para o F, N e T.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn



    Caso seja só um cabo posso ligar a ficha a tomada normalmente ?

    Para o forno pode ser 4mm como a parte de cima do fogão?

    E será que o disjuntor de 20a e fios de 4mm aguenta ?

    Eu não percebo nada disto honestamente vou ter que pedir a um eletricista para fazer.
    • Jprn
    • 14 novembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas já tem o equipamento consigo?
    No manual diz que o fogão não é fornecido nem com cabo, nem com ficha e apresenta ilustrado duas alimentações ( uma para a placa, outra para o Forno)

    Atenção ao cabo que compra... em particular para a placa, que terá de ser condutores de 4mm2. O forno poderá ser condutores de 2.5mm2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    Estava a meio do processo de compra quando fui dar uma olhadela ao manual de instruções outra vez. Supostamente a AEG oferece a o cabo e ficha quando pagamos a instalação

    Eu ainda tenho 1 metro de cabo da F N T de 4mm2 posso usar esses ou tem de ser um cabo específico?
  5.  # 9

    Colocado por: JprnCaso seja só um cabo posso ligar a ficha a tomada normalmente ?

    Não... DEVE ligar toda essa potencia electrica com os WAGO que indiquei.

    Colocado por: JprnE será que o disjuntor de 20a e fios de 4mm aguenta ?

    Sim. aí não mexe.

    Colocado por: JprnEu não percebo nada disto honestamente vou ter que pedir a um eletricista para fazer.

    Pois se calhar, ainda mais lendo o modo como explica as coisas, será melhor falar com alguem que se responsabilize e tenha o conhecimento técnico adequado.

    Colocado por: JprnEu ainda tenho 1 metro de cabo da F N T de 4mm2 posso usar esses ou tem de ser um cabo específico?


    Deve dar... depende.

    Colocado por: JprnEstava a meio do processo de compra quando fui dar uma olhadela ao manual de instruções outra vez.


    Oh amigo compre isso, desembala e logo vê como é ou não é... Para já a sua instalação permite conectar o equipamento. Não stresse!!!
    Pior aqueles que só tem uma tomada com cabo de 2.5mm2, disjuntor 16A. Esses alem dos cuidados de ligação, ainda devem, sendo possivel, limitar a potencia do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
    • Jprn
    • 14 novembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não... DEVE ligar toda essa potencia electrica com os WAGO que indiquei.


    Sim. aí não mexe.


    Pois se calhar, ainda mais lendo o modo como explica as coisas, será melhor falar com alguem que se responsabilize e tenha o conhecimento técnico adequado.



    Deve dar... depende.



    Oh amigo compre isso, desembala e logo vê como é ou não é... Para já a sua instalação permite conectar o equipamento. Não stresse!!!
    Pior aqueles que só tem uma tomada com cabo de 2.5mm2, disjuntor 16A. Esses alem dos cuidados de ligação, ainda devem, sendo possivel, limitar a potencia do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    Tenho de ver se Ta tudo apto para a compra e instalação que depois já não dá para devolver e ainda são 900€
    • Jprn
    • 14 novembro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não... DEVE ligar toda essa potencia electrica com os WAGO que indiquei.


    Sim. aí não mexe.


    Pois se calhar, ainda mais lendo o modo como explica as coisas, será melhor falar com alguem que se responsabilize e tenha o conhecimento técnico adequado.



    Deve dar... depende.



    Oh amigo compre isso, desembala e logo vê como é ou não é... Para já a sua instalação permite conectar o equipamento. Não stresse!!!
    Pior aqueles que só tem uma tomada com cabo de 2.5mm2, disjuntor 16A. Esses alem dos cuidados de ligação, ainda devem, sendo possivel, limitar a potencia do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    E isto assim não é ?

    É preciso aqueles pinos como aparece no min 2.20?

    https://youtu.be/Brwcc4EBiDs
  6.  # 12

    Sim, è isso mesmo.
    se levar as ponteiras, fica melhor. Mas não é fundamental.
  7.  # 13

    Verifique que o circuito (e a potência contratada) aguentam com tudo isso. As placas de indução têm, potências muito elevadas. Com tudo ligado, chega facilmente acima de 10kW !!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
    • Jprn
    • 15 novembro 2022

     # 14

    Colocado por: nunogouveiaVerifique que o circuito (e a potência contratada) aguentam com tudo isso. As placas de indução têm, potências muito elevadas. Com tudo ligado, chega facilmente acima de 10kW !!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    Eu tenho fios de 4mm ligados a um disjuntor de 20a potência de 5,7kva como vou meter termoacumulador vou aumentar para 6,9kva
  8.  # 15

    Colocado por: nunogouveiaVerifique que o circuito (e a potência contratada) aguentam com tudo isso. As placas de indução têm, potências muito elevadas. Com tudo ligado, chega facilmente acima de 10kW !!


    Sim, mas a probabilidade de estar tudo ligado em simultâneo é relativamente baixa. Eu tenho tudo elétrico com apenas 4.6kva contratados. E é raro passar dos 3500W de consumo instantâneo. Possivelmente 3.45 até chegavam.

    Tive a placa de indução monitorizada e no uso típico "puxa" ai à volta de 800W a 1000W a maior parte do tempo. Ok pode ter um pico ou outro no inicio quando se lhe da mais potencia, mas ninguém cozinha todas as zonas a 100% o tempo todo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
    • Jprn
    • 15 novembro 2022

     # 16

    Colocado por: hangas

    Sim, mas a probabilidade de estar tudo ligado em simultâneo é relativamente baixa. Eu tenho tudo elétrico com apenas 4.6kva contratados. E é raro passar dos 3500W de consumo instantâneo. Possivelmente 3.45 até chegavam.

    Tive a placa de indução monitorizada e no uso típico "puxa" ai à volta de 800W a 1000W a maior parte do tempo. Ok pode ter um pico ou outro no inicio quando se lhe da mais potencia, mas ninguém cozinha todas as zonas a 100% o tempo todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn


    Eu vou ter tudo elétrico mas não vai funcionar tudo ao mesmo tempo.

    Fogão com termoacumulador e exaustor é possível agora o resto não.

    Costumo usar 2 bocas do fogão actualmente as vezes 3 para o molho

    As máquinas de lavar roupa e loiça e secar não vão funcionar ao mesmo tempo.

    Qual é a potência que aconselha ?
  9.  # 17

    Colocado por: JprnEu tenho fios de 4mm ligados a um disjuntor de 20a potência de 5,7kva como vou meter termoacumulador vou aumentar para 6,9kva

    Vai chegar sem espinhas!. Não altere a potencia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
  10.  # 18

    Colocado por: JprnQual é a potência que aconselha ?

    Monitorize. Se Não chegar, pede o aumento de potencia. nos contadores novos, se integrados em rede inteligente, é quase na hora.

    Para já eu deixaria isso estar com os 4.6kVA
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
 
0.0245 seg. NEW