Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    não fui eu a realizar a Tese.
    Mas achei os testes muito bem feitos e completos.

    Quando se fazem estes testes é muito importante entender uma coisa, as matérias utilizadas em todas as soluções são as mesmas.
    Portanto, aquela coisa do eu vi, tu viste, ele viu...vale o que vale, porque no final vai-se a ver e afinal havia aquele pormenor...a cola não era a mesma, o isolamento não era aquele, as buchas eram qualquer coisa, etc...

    O teste é realizado em 2 painéis:

    - um com sistema EPS 100, massa, suporte tijolo, massa, isolamento (EPS), massa, rede, massa, ceramica.
    - um com sistema XSP, massa, suporte tijolo, massa, isolamento (EPS), massa, rede, massa, ceramica.

    Os testes de arranque são realizados a diversas profundidades (só apanhando a massa, apanhando a massa+rede). No quadro estão os resultados (a que tensão descolou a ceramica e que parte do sistema cedeu).


    Colocado por: Palmix
    Parece-me que uma base forte e rígida (com 2 redes tem teoricamente o dobro da rigidez) oferece uma melhor garantia de estabilidade, e isto é pura física.

    Este comentário que refere não fui eu a fazê-lo.


    Parece-me que uma base forte e rígida (com 2 redes tem teoricamente o dobro da rigidez) oferece uma melhor garantia de estabilidade, e isto é pura física.

    No tal estudo referem que não há ganhos. Como diz o user Seeing, a dupla rede melhora a compressão/rigidez do sistema.

    Reparem que o sistema nunca partiu pela rede...pelo que seria interessante testar a solução da bucha por cima da rede.
  2.  # 22

    Colocado por: SEEING
    Se optar ter diferentes profundidades para os 2 pisos, mantenha uma diferença de 2cm com pingadeira.
    Utilize por exemplo o acessórios abaixo terminando a frente com o perfil de pingadeira.



    Não sendo propriamente a melhor solução para pendurar no sistema ETICS deixe pelo menos o barramento armado feito com a fixação mecânica por cima. Assim cria maior resistência quando pendurar o revestimento em pedra.
    Utilize um bom adesivo para exteriores.


    Falei com o Arquitecto e foi isso mesmo que ele disse. Falou até que é obrigatório no piso de cima.
  3.  # 23

    Vou retirar a la de rocha na zona interior também para não perder inércia e em principio usar 5cm ETICS R/C e 8cm ETICS piso de cima e fica com pingadeira de 3cm que posteriormente poderá levar placas granito Vila Real.
  4.  # 24

    Colocado por: reator22Vou retirar a la de rocha na zona interior também para não perder inércia e em principio usar 5cm ETICS R/C


    Não invente ainda mais...

    Mas vai manter o gesso cartonado interior? se for SIM, e sendo aplicado com calhas para não fazerem roços. tem de meter qq coisa lá dentro uma la mineral.

    Essas e outras decisões devem ser ponderadas e discutidas face a realidade de obra e exigências de projecto. Discutidas com a equipa de projecto e a equipa tecnica que acompanha a obra. Não se ponha a decidir coisas avulso.
  5.  # 25

    O que é referido pela grande maioria das marcas de ETICS quanto à aplicação de cerâmica no sistema é o seguinte esquema:
    - Argamassa de colagem
    - Isolamento
    - Argamassa de barramento
    - Rede fibra de vidro
    - Fixação mecânica
    - Argamassa de barramento
    - Rede fibra de vidro
    - Argamassa de barramento
    - Adesivo cimenticio para cerâmico
    - Cerâmico (peso inferior ou igual a 18kg/m2)

    Isto é mais ou menos aquilo que é referido.

    Contudo um sistema ETICS não foi pensado para receber revestimentos desta envergadura, mas sim pensado para receber revestimentos delgados.

    A melhor opção quando se pretende aplicar cerâmica em fachadas é ir para o sistema de fachada ventilada.
    Concordam com este comentário: Palmix
    • r.v
    • 25 novembro 2022

     # 26

    Esteve com o mesmo problema em mãos numa obra a consultei algumas marcas de etics e só uma disse que não era impossível, mas não davam garantias, mas disseram que tinham uma obra que levou painéis de pedra com espessura de 20mm*600mm*1200mm com 5 anos e não tivera problemas.
    Aconselharam a fazer como o mesmo método. só que no meu caso eram 40kilos por m2 de xisto de foz coa.
    já tem três anos e levam com o sol todo dia, para já esta igual.
    Garantias não dão, e ficou a responsabilidade do proprietário, pois ele aceitou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  6.  # 27

    Provavelmente é diferente se a pedra ficar apoiada no chao do que “suspensa” na fachada, suspensa eu nao arriscava
  7.  # 28

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não invente ainda mais...

    Mas vai manter o gesso cartonado interior? se for SIM, e sendo aplicado com calhas para não fazerem roços. tem de meter qq coisa lá dentro uma la mineral.

    Essas e outras decisões devem ser ponderadas e discutidas face a realidade de obra e exigências de projecto. Discutidas com a equipa de projecto e a equipa tecnica que acompanha a obra. Não se ponha a decidir coisas avulso.


    Foi o que estive a fazer.
    Segundo o arquitecto não faz sentido colocar la de Rocha pelo interior das paredes exteriores, é apenas nos tetos e divisórias. A justificação é a mesma já discutida aqui no fórum sobre isolamento pelo exterior ou pelo interior. A casa vai levar PRH quente e frio e VMC apenas. Sistema que supostamente beneficia da inercia de não ter la de Rocha a isolar pelo interior.

    O arquitecto também diz que gesso projetado era melhor, contudo a empresa de construção trabalha com gesso cartonado (pladur). Então embora não sendo a solução perfeita, o interior irá ter na mesma gesso cartonado colado (podia ser com grampos) direto ao bloco térmico + capoto 5cm no R/C e 8cm no piso superior.

    A linha de pensamento é poupar bastante na lá de rocha que não adicionava valor pois bloqueava a inércia da parede tão necessária para aquecimentos lentos e prolongados. Talvez para quem use ar condicionado fizesse algum sentido.

    Parece-lhe mal?
  8.  # 29

    Colocado por: DR1982Provavelmente é diferente se a pedra ficar apoiada no chao do que “suspensa” na fachada, suspensa eu nao arriscava


    O arquitecto diz que grampos na fixação do capoto ajudará a suportar as placas de granito, mas que há sempre riscos.
  9.  # 30

    Colocado por: reator22Acho que está assim no projeto térmico e a empresa de construção faz sempre cartonado com la de rocha nas paredes todas por norma.

    E quem é que paga esse custo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Palmix
  10.  # 31

    Eu não gosto de tradossados directos.
    Prefiro um belo estuque directo. ou então sarrafar isso tudo e aplicar o estuque.
    O tradossado directo por pontos, ou atraves de perfis omega.. é uma treta. não gosto. e para fixar coisas vai ser chato...
    Então mas no R/C pode ter ETICS com 5cm? qual é o minimo preconizado no projecto de termica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
    • eu
    • 25 novembro 2022 editado

     # 32

    Vale o que vale, mas na minha casa tenho nalgumas zonas pedra colada sobre ETICS, EPS, com uma camada de rede, há mais de 10 anos, e problemas zero.

    Para arrancar um bocado de EPS colado da parede, é preciso uma força enorme, só mesmo de propósito (e não será fácil).

    Nesses testes, pelo que percebi, eles cortaram uns pequenos quadrados. Ora, ao cortar a rede, alteram completamente a resistência global do sistema. Ou sou eu que estou a ver mal a coisa ?
    • Palmix
    • 25 novembro 2022 editado

     # 33

    Colocado por: euVale o que vale, mas na minha casa tenho nalgumas zonas pedra colada sobre ETICS, EPS, com uma camada de rede, há mais de 10 anos, e problemas zero.

    Para arrancar um bocado de EPS colado da parede, é preciso uma força enorme, só mesmo de propósito (e não será fácil).

    Nesses testes, pelo que percebi, eles cortaram uns pequenos quadrados. Ora, ao cortar a rede, alteram completamente a resistência global do sistema. Ou sou eu que estou a ver mal a coisa ?


    Parece-me que terá a mesma resistência em 1cm2 que em 100m2, desde que todo o sistema de fixação seja semelhante e aplicado da mesma forma.

    Segundo o Dr. Google 1 newton equivale a 0,102kgs de força. Se fizermos as contas no caso do EPS (tensão média), que dá um valor de 0,335n/mm2, dará um valor de 34,17kgs/m2 (suporte com rede).
    O que será um valor muito aceitável? segundo o autor do trabalho sim.
  11.  # 34

    Se uma peça de cerâmica com medidas de 60*120, por 1mm de espessura terá à volta de 12kgs, será o bastante para o sistema de capoto aguentar a cerâmica suspensa.

    Aquilo que me diz o instalador, é que seria melhor embutir a cerâmica dentro da massa, evitando colar a mesma sobrepondo-a à mesma (ficando saliente).
    Faz alguma logica, porque a cerâmica ficará suportada, em vez de ficar apenas colada. Tal como acontece com as peças coladas ao nível do chão.

    O sistema capoto que estou a colocar é da fassa (a96, placa graphitherm de 5cm, rede) para colar a cerâmica, estava a pensar colocar o fassaflex normal, ou o fassaflex top (muito mais adesivo).
  12.  # 35

    Colocado por: PalmixSegundo o Dr. Google 1 newton equivale a 0,102kgs de força. Se fizermos as contas no caso do EPS (tensão média), que dá um valor de 0,335n/mm2, dará um valor de 34,17kgs/m2 (suporte com rede).
    O que será um valor muito aceitável? segundo o autor do trabalho sim.

    Em edifícios de baixa altura, diria no máximo com 2 pisos, a convivência com essa abordagem até pode ser mais ou menos tranquila. De qualquer forma não deixa de ser estranho não terem abordado o tema e incluírem fixação mecânica. Agora imagine que é um edifício com 9 metros, se uma peça por qualquer razão cai, e cai em cima de uma pessoa, provavelmente provocará ferimentos muito graves.
    Por essa razão a pertinência na fixação mecânica e nesses casos realizada por cima do barramento armado.

    Por outro lado, e ainda na minha opinião que vale o que vale, a colagem deverá ser integral (em toda a placa).
    Concordam com este comentário: Palmix
  13.  # 36

    Colocado por: Palmix60*120, por 1mm de espessura terá à volta de 12kgs

    Com 1mm? Será 1cm?
    12Kg? Se tiver uma altura de 6m uma peça ao cair terá uma velocidade de 39Km/h e uma energia de 1058 Joules.
    Faz estragos com certeza 🤔
  14.  # 37

    Colocado por: SEEING
    Em edifícios de baixa altura, diria no máximo com 2 pisos, a convivência com essa abordagem até pode ser mais ou menos tranquila. De qualquer forma não deixa de ser estranho não terem abordado o tema e incluírem fixação mecânica. Agora imagine que é um edifício com 9 metros, se uma peça por qualquer razão cai, e cai em cima de uma pessoa, provavelmente provocará ferimentos muito graves.
    Por essa razão a pertinência na fixação mecânica e nesses casos realizada por cima do barramento armado.

    Por outro lado, e ainda na minha opinião que vale o que vale, a colagem deverá ser integral (em toda a placa).
    Concordam com este comentário:Palmix


    Aquilo tem suporte mecânico, com buchas, claro! (as dos testes e as minhas). O que nunca tinha visto foi como fez, buchas por cima da rede, mas também tem lógica. Todavia, em teste, a rede nunca foi o problema.
    E o meu instalador diz que em vez do numero de buchas normal, na zona da cerâmica vai reforçar com maior numero de buchas.

    Sim, a colagem da placa foi integral, com pente.
    • eu
    • 25 novembro 2022

     # 38

    Colocado por: PalmixParece-me que terá a mesma resistência em 1cm2 que em 100m2, desde que todo o sistema de fixação seja semelhante e aplicado da mesma forma.

    Na prática não é bem assim, porque num sistema real, ao aplicar uma força numa pequena zona, essa força é depois distribuída por uma área maior, pelo revestimento, pela cola, pela rede e pelo EPS.

    Como eles cortaram tudo, eliminaram o papel da rede, por isso é que até podiam ter lá 20 camadas de rede, que não fazia diferença. No fundo eles mediram apenas a resistência de um pequeno quadrado de EPS.
  15.  # 39

    Colocado por: SEEING
    Com 1mm? Será 1cm?
    12Kg? Se tiver uma altura de 6m uma peça ao cair terá uma velocidade de 39Km/h e uma energia de 1058 Joules.
    Faz estragos com certeza 🤔


    Certo, 1 cm de espessura.
    Se cair, ninguém vai querer estar lá por baixo....
    no meu caso é mesmo 2 andares.

    E estou a ver que a pedra que o outro user pensa em colocar ainda é mais espessa, com 2cm de espessura...magoa ou mata alguém...
  16.  # 40

    Colocado por: PalmixCerto, 1 cm de espessura.
    Se cair, ninguém vai querer estar lá por baixo....
    no meu caso é mesmo 2 andares.

    E estou a ver que a pedra que o outro user pensa em colocar ainda é mais espessa, com 2cm de espessura...magoa ou mata alguém...

    Decisões!! E esperar 🙏 que seja sempre como o eu postou:

    Colocado por: euVale o que vale, mas na minha casa tenho nalgumas zonas pedra colada sobre ETICS, EPS, com uma camada de rede, há mais de 10 anos, e problemas zero.
      25.11.2022.png
 
0.0231 seg. NEW