Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Tenho um recuperador de calor a lenha com caldeira a água que está montado numa sala, mas ainda não está ligado a nenhum sistema neste momento.
    Isto porque a meio do projecto e por causa destas mudanças todas em que vivemos, fiz umas alterações. Tenho piso radiante instalado e vou meter uma bomba de calor como fonte de aquecimento para a mesmo. Para as AQS tenho igualmente uma bomba de calor AQS com depósito de 280 litros em separado, já montado e a funcionar.

    Como já tinha adquirido o recuperador de calor antes de mudar de planos, restam-me duas soluções. Uma delas é ligar o recuperador de calor ao depósito de inércia do piso radiante para aproveitar o calor e aquecer a água do radiante. É possível fazer segundo o instalador. Mas isso implica alguns investimentos como depósito maior (passar de 300 para 500 litros) e outros acessórios pois a temperatura de funcionamento do recuperador é superior à da bomba se calor e radiante. Ouvi dizer que devido a ter de montar mais acessórios (alguns deles de segurança) que terei mais manuntenção e mais risco de acontecer algum problema, que pode entrar ar para o sistema de radiante, e até no limite, estragar a bomba de calor. Isto foi o que li não sei se se confirma.

    A outra opção é tirar o recuperador de calor do sítio onde está montado, as paredes são em Pladur é fácil de fazer, e o recuperador nunca foi usado, verder o mesmo, e comprar um recuperar de calor ventilado. Ficava assim apenas aquecer o radiante com a bomba de calor e quando acendesse o recuperador ventilado aquecia também a casa.

    Que me aconselham? Qual a opção mais correcta e segura?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: FilipeJAAOuvi dizer que devido a ter de montar mais acessórios (alguns deles de segurança) que terei mais manuntenção e mais risco de acontecer algum problema
    se for executado por um sapateiro sem cuidados, sim.

    feito como mandam as regras é uma solução muito eficiente e fiável no entanto tem equipamentos a mais para fazer o mesmo, o que vai evidentemente aumentar os riscos de anomalias e de manutenções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesse for executado por um sapateiro sem cuidados, sim.

    feito como mandam as regras é uma solução muito eficiente e fiável no entanto tem equipamentos a mais para fazer o mesmo, o que vai evidentemente aumentar os riscos de anomalias e de manutenções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Olá Sr Jorge, obrigado pela resposta. Sim eu percebo que não era necessário o recuperador de calor com caldeira a água, que são coisas a mais para o mesmo efeito. Mas visto que agora já o tenho, há duas soluções, ou tento trocar por um recuperador ventilado ou o meto a aquecer o depósito de inércia onde também vai ficar ligada a Bomba de calor para o radiante.

    Agora é preciso ver bem, porque aconselham a passar de um depósito de 300L para 500L, idealmente com uma serpentina á parte para trabalhar só com o recuperador, porque segundo me falaram o recuperador pode sempre criar ar e ferrugem que pode ir para o depósito e bomba de calor (eu não percebo nada do assunto só vou ouvido opiniões).

    Por isso pedi a opinião aqui também, para ter outras opiniões e conselhos.

    Porque se tiver de gastar mais dinheiro num depósito maior, com mais uma serpentina, depois mais tubos de cobre para levar a água até ao depósito, bombas ou grupos hidráulico extra, acessórios hidrostáticos, válvulas de segurança, etc etc etc... Será que o investimento todo valerá a pena?
    Ou mais vale mudar o recuperador para um ventilado mesmo perdendo algum dinheiro com a troca?

    Eis a questão...
  4.  # 4

    Colocado por: FilipeJAASim eu percebo que não era necessário o recuperador de calor com caldeira a água
    o que esta a mais é a bomba de calor somente para AQS.
  5.  # 5

    Colocado por: FilipeJAAporque aconselham a passar de um depósito de 300L para 500L
    marca e modelo do recuperador de calor? marca e modelo da bomba de calor de aquecimento?
  6.  # 6

    Colocado por: FilipeJAAsegundo me falaram o recuperador pode sempre criar ar e ferrugem que pode ir para o depósito e bomba de calor
    em principio estam a equacionar um sistema em vaso aberto, que na minha opinião é de evitar.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesmarca e modelo do recuperador de calor? marca e modelo da bomba de calor de aquecimento?


    O recuperador de calor é um C&A Chama W3, e a bomba de calor estou á espera dela, será uma Argo X3 monobloco de 12kw.
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesmarca e modelo do recuperador de calor? marca e modelo da bomba de calor de aquecimento?


    Sim é verdade que podia fazer tudo só com a bomba de calor (radiante e AQS) mas preferi assim, tendo em conta o preço apenas do depósito e da bomba que já tem depósito.
 
0.0136 seg. NEW