Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Numa casa nova tenho um recuperador de calor ventilado Lacunza AROA-700 que ao fim de 4 vezes de uso começou a fazer um ruído metálico constante. O barulho começa uns 30 minutos depois das ventoinhas se ligarem e só termina quando a lenha fica em brasa mas ainda com as ventoinhas em andamento, o que me leva a descartar algum problema na ventilação.

    O aro da frente onde está bem preso e não me parece que venha daí o ruído. É algo que parece vir do interior. Vejam por favor um pequeno vídeo com som que adicionar aqui.

    Entretanto estou a aguardar a vinda de um técnico por parte do construtor que construiu a casa.

    Obrigado
  2.  # 2

    "(...) o que me leva a descartar algum problema na ventilação"??

    Isso tem toda a pinta de ser uma ventoinha a raspar! Desaparece ainda com as ventoinhas a trabalhar da mesma forma que também só começa depois delas estarem a trabalhar durante algum tempo... Deve depender da temperatura, e só se nota a temperaturas mais altas.

    Não me ocorre mais nada, depois de ver esse video...
  3.  # 3

    O calor vai dilatar a estrutura do recuperador e pode acontecer com que raspe o ventilador na estrutura
  4.  # 4

    Só para dar aqui um feedback em relação ao barulho que havia no recuperador, foi detectado que a ventoinha estava mal posicionada aquando da instalação e já foi reparado. Reduziu baste o barulho e aquele som metálico já não se ouve.

    Ao contrário da ventilação de um AC ou de um aquecedor ventilador, a ventoinha deste recuperador faz algum barulho e ressonância que se consegue ouvir em alguns pontos da casa, até no andar de cima.
  5.  # 5

    Obrigado pelo feedback.

    Creio que há 'silenciadores' para essas tubagens, para não se notar o barulho nas outras divisões. Mas não sei se vale a pena...
 
0.0106 seg. NEW