Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sumarizando:


    - Vou abrir uma loja

    - Compra e venda de roupa e artigos de casa usados (ou não), em muito bom estado

    - Cafetaria básica

    - Eventos culturais (exposições, sessões de poesia, concertos soft, notes temáticas, workshops)

    - Tudo muito giro, cheiroso (nada de coisas a cheirar a bafio), sossegado, um bom espaço para se sentar no sofá a ler um livro (que pretendo disponibilizar para quem quiser ler), beber uma boa bebida quente ou fria, trabalhar, ter um encontro com amigos, enfim...

    Que acharam disto? :D

    Dica para mim, têm? Venha tudo!

    Já agora, a loja vai ser em Vila Real de Santo António, portanto já sabem, a próxima vez que vierem cá, vão visitar que eu espero abrir isto na primavera de 2023 :D
  2.  # 2

    Colocado por: Inessoares- Cafetaria básica


    Alguém mais informado por aqui confirmará ou não, mas julgo que a partir do momento que inclui comes e bebes a coisa complica varias vezes, pois começa a entrar no sector HORECA e toda a sua regulação, segurança alimentar, etc.
    Concordam com este comentário: Inessoares, Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inessoares
  3.  # 3

    Colocado por: hangas

    Alguém mais informado por aqui confirmará ou não, mas julgo que a partir do momento que inclui comes e bebes a coisa complica varias vezes, pois começa a entrar no sector HORECA e toda a sua regulação, segurança alimentar, etc.
    Concordam com este comentário:Inessoares
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Inessoares


    Pois é... é pá, mas tudo se faz... não sou nada de me deixar ficar quando fica " difícil" :)
  4.  # 4

    Colocado por: InessoaresPois é... é pá, mas tudo se faz... não sou nada de me deixar ficar quando fica " difícil" :)


    Claro! Mas não é a questão do ficar difícil em si.
    É que esta a falar em abrir um negocio, o objetivo à partida é ter lucro (se não torna-se um hobby)

    E essas coisas custam tempo e principalmente dinheiro, e no fim pode estar a pagar para vender uns cafés e uns bolinhos se a coisa não tiver escala para amortizar esses custos.

    Mas, sim tudo se faz e é uma questão de avaliar.
    Provavelmente uma cafetaria não tem a mesma exigência de um restaurante em termos de HACCP e outras coisas.

    E eventualmente umas vending machines resolvem-lhe essa questão e pode-se focar mais no negocio em si.
  5.  # 5

    Colocado por: hangas

    Claro! Mas não é a questão do ficar difícil em si.
    É que esta a falar em abrir um negocio, o objetivo à partida é ter lucro (se não torna-se um hobby)

    E essas coisas custam tempo e principalmente dinheiro, e no fim pode estar a pagar para vender uns cafés e uns bolinhos se a coisa não tiver escala para amortizar esses custos.

    Mas, sim tudo se faz e é uma questão de avaliar.
    Provavelmente uma cafetaria não tem a mesma exigência de um restaurante em termos de HACCP e outras coisas.

    E eventualmente umas vending machines resolvem-lhe essa questão e pode-se focar mais no negocio em si.



    Sim, lucro sempre. Até porque pretendo dedicar-me ao projeto em full time.

    Entendo...
    Acha que um contabilist pode ser suficiente para me orientar neste sentido?

    Vending machines é um pouquinho "informal" demais para mim. Procuro algo de maior proximidade... Não sei se terá alguma outra sugestão...
    • AMVP
    • 28 novembro 2022

     # 6

    Colocado por: Inessoares


    Sim, lucro sempre. Até porque pretendo dedicar-me ao projeto em full time.

    Entendo...
    Acha que um contabilist pode ser suficiente para me orientar neste sentido?

    Vending machines é um pouquinho "informal" demais para mim. Procuro algo de maior proximidade... Não sei se terá alguma outra sugestão...

    Ao contrário do que se possa pensar à partida, parece-me que o que pretende terá mais sucesso em zonas "mais alternativas" e com maior poder de compra, mas aí o arrendamento tb será mais elevado. Ou seja, parece-me que está mais a apostar no conceito, modo de vida, valor acrescentado que o ambiente proporciona e não em massas pelo que terá de ter clientes com carteira e dispostos/perfil a pagar por isso.
  6.  # 7

    Colocado por: AMVP
    Ao contrário do que se possa pensar à partida, parece-me que o que pretende terá mais sucesso em zonas "mais alternativas" e com maior poder de compra, mas aí o arrendamento tb será mais elevado. Ou seja, parece-me que está mais a apostar no conceito, modo de vida, valor acrescentado que o ambiente proporciona e não em massas pelo que terá de ter clientes com carteira e dispostos/perfil a pagar por isso.


    Ou seja, considera que é o negócio certo no lugar errado?

    Sinto que faz falta isto, aqui... coisas a acontecer... cultura... lugares interessantes para se estar. Para visitar. Para alargar horizontes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
    • hangas
    • 28 novembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: InessoaresSinto que faz falta isto, aqui... coisas a acontecer... cultura... lugares interessantes para se estar. Para visitar. Para alargar horizontes...


    Sim, se calhar pode é pensar no conceito ao contrario.. cafetaria primeiro com a loja de roupa, livros etc.

    Há um espaço com um conceito parecido em Coimbra (Galeria Santa Clara - Encontra fotos no Google e Facebook) que é uma espécie de bar/cafetaria mais cultural. E um espaço com várias salas (era uma casa antes) com uma decoração meio vintage e muito cosy, especialmente de inverno, onde se passa uma tarde com amigos quase como se estivéssemos em casa. Depois tem feiras de livros, moda, arte, pequenos concertos intimistas de Jazz e assim.

    Ou seja, no seu caso seria não tanto ir ao espaço comprar roupa e beber um café, mas mais.. vou lá com uns amigos lanchar ou assim e posso acabar por comprar um livro ou uma peça de roupa.

    Desta forma orienta o negocio para ser de restauração com a devida rentabilidade, e tudo o resto é um extra.

    Ou seja um espaço onde se vái mais para passar tempo e acabe por se consumir do que onde se vá beber um café e ir embora. Quantas vezes não fui lá apenas para beber um café depois de almoço com uns amigos e acabei por me encher de tostas, chás, chocolates quentes, e sair de lá à noite quase jantado.
      311869874_10160350428083769_1001381518758469936_n.jpg
    • joni
    • 28 novembro 2022

     # 9

    Em Vila Nova de Famalicão tem por exemplo o C.R.U, um bar que também realiza exposições e noites de comédia, com sala dedicada para tal. as noites de comédia foram uma aposta ganha por parte dos mesmos, visto que realizam as mesmas na primeira sexta feira de cada mês e ganharam um publico muito fiel com isso.

    Em termos de cafetaria, depende da escala que vai querer. terá sempre que ter um plano de H.A.C.C.P desenhado mas isso tem muitas empresas de qualidade e ambiente que o fazem e que fazem uma manutenção básica do mesmo (chapa 4 para todos). Quantos mais equipamentos mais gastos, mas consegue equipamentos do canal HORECA em segunda mão com garantia se pesquisar.
    Um aviso, negoceie o preço de tudo, literalmente, principalmente café, tenha cuidado porque por norma marcas como a DELTA "oferecem" a esplanada, toldos, etc, mas fica amarrada a um contrato mensal de consumo de café que, quer venda quer não, tem que lhes comprar. de preferência pergunte o preço do Kg de café sem aquisição de máquinas e veja em quanto tempo consegue pagar a máquina.

    Livraria: quantas mais línguas diferentes de livros tiver mais clientes de outras nacionalidades vão querer alapar o rabo para ler e com isso consumir. bem jogado se conhecer pessoal que trabalhe em hoteis ou parques de campismo na zona rápidamente enche isso de livros que os hóspedes deitam fora
    • AMVP
    • 28 novembro 2022

     # 10

    Colocado por: Inessoares

    Ou seja, considera que é o negócio certo no lugar errado?

    Sinto que faz falta isto, aqui... coisas a acontecer... cultura... lugares interessantes para se estar. Para visitar. Para alargar horizontes...

    Não foi a minha intenção dizer isso, o que quis foi transmitir que vejo um negócio desses ser mais viável no contexto que referi do que noutros, apenas isso.
  7.  # 11

    Colocado por: Inessoares

    Acha que um contabilist pode ser suficiente para me orientar neste sentido?


    Contabilistas são porreiros mas mais porreiro era ir tomar um café com... digamos 5 donos de cafés do género e fazer-lhes o máximo de perguntas. As pessoas são muito receptivas a ajudar. Aliás, se vier a Lisboa acho que lhe arranjo facilmente 2 pessoas com muita experiência relevante a quem pode perguntar o que quiser sobre o ramo.
  8.  # 12

    Colocado por: Inessoares- Eventos culturais (exposições, sessões de poesia, concertos soft, notes temáticas, workshops)


    Já foste
    Concordam com este comentário: palmstroke
  9.  # 13

    Não desenvolveu um plano de negócio?!

    Abrir um negócio só “porque sim” ou por feelings pode dar uma bela asneira.
  10.  # 14

    Colocado por: powerPTNão desenvolveu um plano de negócio?!

    Abrir um negócio só “porque sim” ou por feelings pode dar uma bela asneira.


    Verdade mas a energia da juventude é a fagulha que começa tudo. É fácil ficar paralisado pela análise. Sem duvida que a ines ganha em fazer o trabalho de casa agora, mas a certo ponto vai ter de mandar um safoda.
  11.  # 15

    Gostei da última parte :) Mas o safoda com pouco risco, que não meta em risco bens pessoais nem família, de resto…muita coragem e boa sorte.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  12.  # 16

    Sabe qual o montante de despesas fixas (incluído o seu salario), e quanto e o quê terá de vender, por dia, para não ter prejuízo? Pode responder sff para ajudar a avaliar.

    Eu acho a sua ideia muito gira, mas não conheço muitos espaços parecidos, o que rapidamente permite concluir que não é um conceito fácil. De facto, os espaços parecidos que conheço, têm algum tipo de "facilidade" por detrás (ej. um bar que nasce anexado a uma associação cultural e não paga renda).
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  13.  # 17

    Comes e bebes, roupas (ainda por cima usadas), ambiente de trabalho?
    Esquisito..
 
0.0188 seg. NEW