Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou a escrever porque venho pedir-vos alguns feedbacks sobre dois gabinetes de arquitectura que existem em Odivelas - Lisboa.

    Vou começar com o projecto de Arquitectura para uma moradia em Odivelas e estive reunido com já com alguns gabinetes. Destas reuniões destacam-se dois, sendo que os preços estão muito equiparados.

    Os gabinetes são a Lugares Assimétricos e a OWAY.

    O que quero perceber são as vossas experiências relativamente ao projecto de Arquitectura e à Fiscalização da construção com estes gabinetes.

    No entanto, se tiverem bom feedback de outro gabinete em Odivelas, podem partilhar...

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Fiscalização deve ser independente dos projetistas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  3.  # 3

    Não é uma boa opção o gabinete de arquitetura ser o fiscalizador de obra? Não é uma vantagem ele conhecer o projecto de A a Z??
  4.  # 4

    Não deve estar a ver bem o trabalho de um fiscal. o arquiteto pode sim fazer um acompanhamento mais assiduo mas um fiscal é algo que estará a fiscalizar vários aspetos da execução em permanência, aspetos de segurança, controle de quantidades de trabalho executado enfim e uma série de registos para o qual o projetista não foi talhado e nem muitas vezes terá conhecimentos de obra para tal.
  5.  # 5

    Já trabalhei com muito bons arquitectos que faziam fiscalização das próprias obras, mas talvez sejam a excepção e não a norma. De qualquer modo desses nunca ouvi falar.
  6.  # 6

    quais desses? não se percebe a sua frase.
  7.  # 7

    Supostamente as empresas que o AAmaral designou.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, AAmaral
    • AMVP
    • 17 dezembro 2022

     # 8

    Colocado por: AAmaralOs gabinetes são aLugares Assimétricose aOWAY.

    Desses dois so tive experiencia com o lugares simetricos,mas foi num processo de legalizacao de uma casa. A minha opiniao e positiva, cumpriram todos os prazos e o processo na camara foi correndo como eles disseram. Mas como lhe disse, foi um processo de legalizacao. Tb lhe digo que so aceitam processos com viabilidade de legalizacao, sei-o pq o dizem a partida mas sobretudo pq ja recusaram projetos de vizinhos por esse motivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  8.  # 9

    Ok. A minha questão encontra-se de no caso dos dois gabinetes que identifiquei, os mesmos têm serviço de fiscalização (pago à parte) para construção por eles projectada...
  9.  # 10

    Colocado por: AAmaralos mesmos têm serviço de fiscalização (pago à parte) para construção por eles projectada...


    A semana passada foi-nos solicitada cotação para o serviço de Coordenação de segurança de uma obra. Como Coordenação de segurança e Fiscalização são atividades compatíveis de serem assumidas pelo mesmo técnico, perguntei se não pretendiam igualmente cotação para a Fiscalização uma vez que teriam certamente uma significativa redução de honorários.
    O Do informou que o gabinete de arquitetura já tinha dado cotação para a Fiscalização mas que se assim era poderia apresentar a nossa proposta.
    Pedi elementos do projeto para poder perceber que tipo de obra se tratava.
    Arquitetura muito interessante e um projeto de execução bastante completo ao nível do número de peças.
    Apenas um senão, das mais de 30 peças que compõem o projeto de execução, apenas o mapa de acabamento serve para alguma coisa. As restantes são um conjunto de peças cheias de omissões e infelizmente muitos erros construtivos.
    Isto com a agravante de a obra estar já adjudicada a um empreiteiro que costuma trabalhar com o gabinete de projetos.
    Resultado, informei que não daríamos cotação para a fiscalização pois não tínhamos elementos que pudessem garantir a qualidade e responsabilidade que um serviço de fiscalização deve possuir.
    Aqui ao lado discute-se o problema das micro pontes térmicas. Nesta obra temos macro pontes térmicas com as quais ninguém está preocupado

    Em resumo, acha que a obra não se vai fazer?
    Claro que vai. Será o gabinete de arquitetura a assumir a fiscalização e a obra vai correr sobre rodas. Como disse a arquitetura até é bastante interessante, não duvido que daqui a 2 anos esteja numa revista como uma obra de referência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  10.  # 11

    Um ponto muito bem feito, quando não há uma relação de confiança pré-existente ganha-se muito em separar os trabalhos de projecto e fiscalização. Mas também não são todos os fiscais que têm a moral de apontar erros técnicos nos projectos - muitos limitam-se a fiscalizar se o boneco foi cumprido pelo construtor ou não.

    Para piorar a situação, os fiscais muitas vezes são recomendados pelos próprios arquitectos o que leva a um problema semelhante a ser o arquitecto a fiscalizar a obra. Pessoas competentes acabam a trabalhar com pessoas competentes e os incompetentes...enfim.

    Resumindo, o poster original faz muito bem em pedir recomendações em vez de contratar um atelier às cegas.
 
0.0142 seg. NEW