Iniciar sessão ou registar-se
    • Squire
    • 30 novembro 2022 editado

     # 21

    Colocado por: mafgodCono o @ruicarlov já o disse noutro site e também por aqui...:

    Se a EDP podia ter explicado melhor? Podia...
    Mas aqui está claro.. e bem explicado.


    Mas aplicando essa fórmula ao caso do autor do post como interpretamos?

    Energia: 0,1068
    Dos quais energia e estrutura comercial: 0,2507

    Aplicando a fórmula que referiu, das duas uma:

    a) a TAR é -0,1439 e ao valor de 0,1068 ainda se tem que somar o mecanismo de ajuste;
    b) a TAR é -0,1439 e o valor de 0,1068 já inclui o mecanismo de ajuste.

    Qual é a alínea certa? É que isto é importante saber. Na alínea b) temos a certeza que se paga 0,1068 €/Kwh. Já na alínea a) o caso muda de figura, já que sabemos que pagamos no mínimo 0,1068 €/Kwh o que é muito diferente.
    • eu
    • 30 novembro 2022

     # 22

    O post anterior mostra como a mensagem da EDP é confusa e nada clara. Uma vergonha !!!
    • eu
    • 30 novembro 2022

     # 23

    Colocado por: SquireNa alínea b) temos a certeza que se paga 0,1068 €/Kwh.


    + taxa MIBEL.

    Quanto é a taxa MIBEL? É o que for!

    Mas a EDP "estima" que o aumento da fatura será de 3%. Se a "estimativa" estiver errada, não há problema (para a EDP); o cliente paga; afinal aceitou estas condições.
  1.  # 24

    Se fosse um aumento sem importância, a EDP não se dava a este trabalho todo.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 25

    Colocado por: euQuanto é a taxa MIBEL? É o que for!

    É o que for, porque depende do preço do gás, da necessidade diária (horária até) de electricidade e de quanta dessa electricidade é produzida com recurso ao gás. Não é a EDP, não é "o tuga", não é "enganar o cliente". É o próprio sistema que é complexo.
    A EDP disse "aumento médio de 3%". Mal, provavelmente.
    Mas se a EDP tivesse dito "passamos a distinguir energia de TAR, de taxas e do mecanismo de compensação do gás", provavelmente estaríamos todos a reclamar que era muito complexo e não sei quê... Aliás, é o que se passa na mobilidade eléctrica desde sempre em que as tarifas são totalmente transparentes e são uma bagunça que ninguém entende!

    Eu não sou nada à EDP, nem cliente sequer há MUITOS anos. Não tenho nem quero defender ninguém. Mas o que o ruicarlov fez, o que foi apresentado no Contas Poupança, é informação. E a maioria dessa informação perde-se em dezenas de comentários destas teorias que não acrescentam valor nenhum.
    Concordam com este comentário: NTORION
    • eu
    • 30 novembro 2022 editado

     # 26

    Colocado por: Bruno.AlvesMas o que o ruicarlov fez, o que foi apresentado no Contas Poupança, éinformação. E a maioria dessainformaçãoperde-se em dezenas de comentários destas teorias que não acrescentam valor nenhum.


    E porque é que essa informação não foi transmitida de forma clara pela EDP?

    Porque é que na tabela de preços da mensagem não aparece lá a parcela da taxa MIBEL? Até podia ser um simples "+ taxa Mibel".

    Porque é que é preciso andar à procura de vídeos na Internet para perceber afinal quanto é que vamos pagar a partir de janeiro?

    É o sistema que é complexo? Ou não interessa à EDP que as pessoas percebam? Cada um que tire as suas conclusões...
  3.  # 27

    Colocado por: euE porque é que essainformaçãonão foi transmitida de forma clara pela EDP?

    Porque decidiram fazer assim, provavelmente. Ou porque fizeram asneira. Ou por outro motivo qualquer. Eu acho que terá sido por causa disto
    Colocado por: Bruno.AlvesMas se a EDP tivesse dito "passamos a distinguir energia de TAR, de taxas e do mecanismo de compensação do gás", provavelmente estaríamos todos a reclamar que era muito complexo e não sei quê... Aliás, é o que se passa na mobilidade eléctrica desde sempre em que as tarifas são totalmente transparentes e são uma bagunça que ninguém entende!


    Seja como for, o importante é que há explicações. E continuamos a diluir essas explicações em teorias da conspiração.
    A beleza do mercado liberalizado é que se pode mudar de fornecedor todos os meses. Esse é o protesto a fazer, se o acharem por bem. Ainda há fornecedores que não aplicam o mecanismo do gás, todos os fornecedores (e clientes, bem entendido) vão beneficiar da TAR reduzida. Agora, de cada vez que se discute isto (e já são vários tópicos), ter de ler as mesmas teorias da conspiração, que apenas fazem com que as explicações se percam em comentários e comentários de desinformação. Podem sempre analisar tarifas de electricidade de outros países que têm tarifários mais simples, não têm o mecanismo de compensação de gás, etc.
    Concordam com este comentário: psergio57
      belgica.jpg
    •  
      taunus
    • 30 novembro 2022 editado

     # 28

    Colocado por: Bruno.Alves
    É o que for, porque depende do preço do gás, da necessidade diária (horária até) de electricidade e de quanta dessa electricidade é produzida com recurso ao gás. Não é a EDP, não é "o tuga", não é "enganar o cliente". É o próprio sistema que é complexo.
    A EDP disse "aumento médio de 3%". Mal, provavelmente.
    Mas se a EDP tivesse dito "passamos a distinguir energia de TAR, de taxas e do mecanismo de compensação do gás", provavelmente estaríamos todos a reclamar que era muito complexo e não sei quê... Aliás, é o que se passa na mobilidade eléctrica desde sempre em que as tarifas são totalmente transparentes e são uma bagunça que ninguém entende!

    Eu não sou nada à EDP, nem cliente sequer há MUITOS anos. Não tenho nem quero defender ninguém. Mas o que o ruicarlov fez, o que foi apresentado no Contas Poupança, éinformação. E a maioria dessainformaçãoperde-se em dezenas de comentários destas teorias que não acrescentam valor nenhum.


    Desculpe, não leve a mal até porque o meu comentário não tem segundas intenções. Mas é muita ingenuidade sua pensar que estas confusões não são propositadas.

    Não quero puxar de galões, mas a minha vida é finanças e tive de recorrer a outros meios para perceber o que a EDP pretendia dizer com esse tarifário e mesmo assim não estou certo. Nem quero pensar o que interpreta 90% da população portuguesa...
    Concordam com este comentário: eu, pkasa
    • eu
    • 30 novembro 2022

     # 29

    Colocado por: Bruno.AlvesA beleza do mercado liberalizado é que se pode mudar de fornecedor todos os meses. Esse é o protesto a fazer, se o acharem por bem.

    Concordo.

    Fiz logo o pedido para mudar para a tarifa regulada. E aconselho todos os clientes da EDP Comercial a fazer o mesmo, já !
  4.  # 30

    Colocado por: taunusMas é muita ingenuidade sua pensar que estas confusões não são propositadas.

    A forma como a EDP anuncia as alterações de tarifário é mais ou menos feliz, pode até ser ou não propositada. Obviamente que tem uma componente "marketing" e por isso é que eu acho que optam por não detalhar o tarifário totalmente. É confuso, o mercado energético é confuso. 90% da população não entende a explicação detalhada, há muita falta de literacia.

    A EDP pode ter as intenções que tiver. O funcionamento do mercado energético não é a EDP. E esse, infelizmente, é muito confuso e burocrático.
    Não é só a EDP, como disse antes há muitos anos que há comercializadores que detalham totalmente as faturas, com todos os componentes. É confuso, a generalidade das pessoas não entende e excesso de explicação pode ser contra producente.
    Há uns meses houve um comercializador (Iberdrola? Endesa?) a dizer que o mecanismo do gás tinha de ser pago pelos clientes, caíram-lhe todos em cima. Muita explicação, ah e tal tem de se pagar, até o Estado lhes cortou contratos. Vai-se a ver, até tinham razão.
    Há coisa de 2 anos que há comercializadores a indexar a energia ao OMIE. Os pequenos que não o fizeram, alguns fecharam mesmo. Na mobilidade eléctrica há tarifários *horários*, um degredo de calcular quanto se vai pagar.
    Explicar a quem quer entender é muito mais importante do que poluir todas as discussões com "eles querem é........."
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 31

    Hum
    A Galp vai subir o preço da energia, no meu caso, tarifa simples com potência de 6.9 kVA, para cerca de 0.25 CTS o kW, mantendo o termo fixo em 0.30 CTS / dia.
    Valores sujeitos a 12% desconto...
    .
    Continuo sem perceber o valor que irá ser aplicado pela EDP...
  6.  # 32

    Colocado por: Squirete>

    Mas aplicando essa fórmula ao caso do autor do post como interpretamos?

    Energia: 0,1068
    Dos quais energia e estrutura comercial: 0,2507

    Aplicando a fórmula que referiu, das duas uma:

    a) a TAR é -0,1439 e ao valor de 0,1068 ainda se tem que somar o mecanismo de ajuste;
    b) a TAR é -0,1439 e o valor de 0,1068 já inclui o mecanismo de ajuste.

    Qual é a alínea certa? É que isto é importante saber. Na alínea b) temos a certeza que se paga 0,1068 €/Kwh. Já na alínea a) o caso muda de figura, já que sabemos que pagamosno mínimo0,1068 €/Kwh o que é muito diferente.


    Interpretamos que é a), pois o autor do post colocou só um excerto da comunicação e não o texto todo por cima da tabela, em que a EDP indica por escrito que vai aplicar o mecanismo de ajuste e se estima que resulte num aumento médio de 3%. Não podem claro por valores na tabela pois flutuam. Podiam ter usado outra linguagem? Claro que sim, mas não vejo ocultação de nada.
    Já agora, para quem quiser ver o valor do mecanismo pode ver aqui

    Vai indicando dia a dia e podem fazer uma média para saber com o que contar. Lembrem-se que 1€/MWh corresponde a 0,001€/kWh.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  7.  # 33

    Hum
    Interessante
    Estive a fazer umas simulações e a empresa mais barata do mercado foi uma cooperativa sem fins lucrativos
    Para 6.9 kVA em tarifa simples, deu abaixo do mercado regulado..
    Alguém tem feedback?


    https://www.coopernico.org/contratar
      Screenshot_20221201-004132~2.png
  8.  # 34

    Eu recebi hoje um email da Gold a informar que vai manter os preços para 2023, sem aumentos ou mecanismo de compensação do gás.
    Vamos transformar isto em mais um tópico de códigos de amigo? 😁 😁 😁

    Colocado por: ruicarlovPodiam ter usado outra linguagem? Claro que sim, mas não vejo ocultação de nada.

    Não sejas assim. Não é muito mais adequado fazer aquela indignação bacoca da Internet "eles querem é enganar o povo... eles... mas quem são eles? eles..."
    😝
  9.  # 35

    Colocado por: smartHum
    Interessante
    Estive a fazer umas simulações e a empresa mais barata do mercado foi uma cooperativa sem fins lucrativos
    Para 6.9 kVA em tarifa simples, deu abaixo do mercado regulado..
    Alguém tem feedback?


    https://www.coopernico.org/contratar
      Screenshot_20221201-004132~2.png

    A Copérnico é um dos comercializadores que têm tarifário horário, indexado ao omie, em que a tarifa de energia é directa e explicitam a margem (1ct/kWh). Já referi este tipo de comercializadores lá atrás.
    Como eles próprios dizem no tarifário:
    Comparativamente a tarifários fixos que outras
    empresas ofereçam, o nosso tarifário pode ser mais caro em algumas
    horas e mais barato noutras.

    Já houveram horas do dia (de alguns dias, poucos) em que a energia no omie andou perto de 0. Ora energia quase de borla e TAR negativa, é possível ter receita ao consumir energia. O problema são todas as outras horas em que o omie anda nos 20-30cts/kWh.

    O que não vi foi referido o custo do mecanismo de compensação do gás...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  10.  # 36

    Colocado por: Bruno.AlvesEu recebi hoje um email da Gold a informar que vai manter os preços para 2023, sem aumentos ou mecanismo de compensação do gás.
    Vamos transformar isto em mais um tópico de códigos de amigo? 😁

    Com margens tão pequenas, se vai manter o preço é pq não prevê que o custo vá aumentar.
  11.  # 37

    Colocado por: ruicarlovJá agora, para quem quiser ver o valor do mecanismo pode veraqui

    Vai indicando dia a dia e podem fazer uma média para saber com o que contar. Lembrem-se que 1€/MWh corresponde a 0,001€/kWh.

    Ou seja da algo entre os 0 e 100€, com a mediana ali nos 30€,ou seja 3 cêntimos.
  12.  # 38

    Colocado por: NTORION
    Ou seja da algo entre os 0 e 100€, com a mediana ali nos 30€,ou seja 3 cêntimos.


    Nos últimos meses sim. Já referi noutro tópico que na minha última fatura o mecanismo foi de 0,023€/kWh. Agora Agosto e Setembro foram outra história. A média andou nos 12-15cêntimos.
 
0.0343 seg. NEW