Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Tenho lido muitos comentários neste forum sobre a problemática das pontes térmicas provenientes das palas não isoladas e não fui capaz de tirar nenhuma conclusão.
    Há quem diga que as palas têm ser isoladas sempre, outros que dizem que as pontes térmicas são desprezíveis. Há ainda quem diga que tal pode ser corrigido pelo interior, usando lá de rocha no teto falso.

    A minhas dúvidas prendem-se com o impacto dessas pontes térmicas. Pode ou não ser ser desprezível? Uma casa com 30-50% do seu perimetro com palas como extensão da laje de cobertura, terá condensações + perda de calor por causa disso? É equiparável aos casos em que os pilares não eram isolados?
  2.  # 2

    Recomendo a visualização https://forumdacasa.com/discussion/83177/1/ensaio-e-verificacoes-termicas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiahttps://forumdacasa.com/?CommentID=1998938

    Tenho 54m2 de palas. Para envolver tudo em etics vou gastar pelo menos 5mil€. Queria ter a certeza que esse investimento é mesmo necessário.
    Por exemplo, se colocar poliuretano projetado na esquina interior (parede/teto) onde existem palas, será que reduzo o risco de condensações/manchas de bolor? Mais do que a perda de calor preocupa-me é a criação de diferenças de temperatura muito localizadas.
  5.  # 5

    bolas pvieira91, será que os seus técnicos não conseguem fazer isolamentos parciais nos nós construtivos onde as palas "tocam" o resto da casa? para mim, frizo, seria sempre um disparate estar a fazer palas com etics por inteiro.
  6.  # 6

    "Necessário" é uma palavra muito carregada. A casa é no Algarve? No Minho litoral? Sul de Marrocos? Há quem se recuse a aceitar uma casa nova que não seja completamente estanque e com vidros quádruplos no mínimo. Eu tive um buraco de uns 5m2 tapado com uma lona na parede do quarto durante uns dois anos e não me fez impressão nenhuma. A pessoa para lhe dizer isso é o seu projectista, que já conhece as suas manias e as do local.
  7.  # 7

    Colocado por: zemvpferreiraEu tive um buraco de uns 5m2 tapado com uma lona na parede do quarto durante uns dois anos e não me fez impressão nenhuma

    Até é uma boa solução para quando quer ventilar rapidamente essa divisão.
  8.  # 8

    Colocado por: pvieira91Há ainda quem diga que tal pode ser corrigido pelo interior, usando lá de rocha no teto falso.

    Se tiver hipótese faça isso, não fica demasiado tão caro como o etics e resolve o assunto.
  9.  # 9

    E quando estiver a fazer contas ao que gasta a aquecer a casa, não vai se lembrar que se calhar se tivesse isolado as palas gastava menos?

    Ha varios topics ja sobre este assunto das palas mas nunca ninguém (que menembre) conseguiu quantificar as perdas de uma pala
  10.  # 10

    Eu mando o bitaite: se a construção for ao standard normal aqui do burgo, espantava-me que a diferença fosse maior que 5%.
  11.  # 11

    5000 € da para colocar consolas isolantes. E não forra nada

    +/-100€ cada metro se a pala for de 2m, poupa 2500€
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPorto5000 € da para colocar consolas isolantes. E não forra nada

    +/-100€ cada metro se a pala for de 2m, poupa 2500€
    100€ metro? Onde ? As que na altura vi eram a 3 vezes isso
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 13

    E nao precisa de se colocar consolas seguidas, o problema é arranjar quem calcule desta forma :)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
      E158AABD-15CF-4265-A915-D717813D0EBE.jpeg
      8DDA23B7-8C33-431A-9030-EA689A3B91D3.jpeg
  14.  # 14

    Colocado por: rjmpires
    Se tiver hipótese faça isso, não fica demasiado tão caro como o etics e resolve o assunto.


    Resolve mesmo o assunto? Eu meti 10cm de roofmate na cobertura, estar a meter mais lã de rocha mete-me um pouco de impressão mas se resolver o problema, siga!
    E poliuretano projetado (3/4cm)? tenho orçamentos a 9€ / m2. É uma solução superior?
  15.  # 15

    Colocado por: DR1982consolas isolantes


    Isso tem muito bom aspeto... quem me dera ter feito isso antes :(
  16.  # 16

    Projetado é o dobro do preço que colocar isolamento em tecto falso
  17.  # 17

    E é equivalente? A lã de rocha/mineral fica pousada no teto falso, o poliuretano fica colado à laje.
  18.  # 18

    Colocado por: pvieira91

    Isso tem muito bom aspeto... quem me dera ter feito isso antes :(
    se fizer outra obra ja sabe, 20€ hora faz se ainda melhor:)
  19.  # 19

    Colocado por: pvieira91

    Resolve mesmo o assunto? Eu meti 10cm de roofmate na cobertura, estar a meter mais lã de rocha mete-me um pouco de impressão mas se resolver o problema, siga!
    E poliuretano projetado (3/4cm)? tenho orçamentos a 9€ / m2. É uma solução superior?

    Provavelmente devia ter sido logo previsto o isolamento por dentro para colmatar essa falha.
  20.  # 20

    Caríssimos,

    Reuni algumas ideais, dêem-me o vosso feedback.

    - Solução perfeita: Envolver tudo em ETICS. Para além de corrigir as pontes térmicas tem a vantagem de tirar mais partido do sistema de aquecimento (piso radiante) por causa da inércia da cobertura e paredes.
    - Problema: Tenho 60m2 em palas. Cobrir em cima e em baixo a 40€/m2 custaria 5mil€ + IVA. Isto só para as palas, o nosso projecto tem umas platibandas enormes - no perimetro da casa com 50cm de altura e numa outra zona com 1metro (questões meramente estéticas). Não fiz as contas às platibandas, mas provavelmente seriam 10mil€ para tudo.

    Alternativa passa por corrigir as pontes térmicas pelo interior.

    1) Usar poliuretano projectado para as esquinas (parede na altura do teto falso e teto) nas paredes que confrontam com o exterior e colocar lã de rocha em todo o teto falso. Poliuretano fica a cerca de 11€/m2, lã de rocha não tenho orçamentos mas julgo que ande nos 5€. A casa tem 140m2 de área útil, portanto 700€ de lã de rocha mais 275€ poliuretano, ficaria na ordem dos 1000€.

    2) Usar poliuretano projectado para os tetos todos e também cobrir na parede até à altura do teto falso. Ficaria na ordem dos 1650€.

    Poliuretano de 4cm em ambas as soluções.


    Alguma das soluções é efetivamente uma solução? Qual a melhor?


    Outra coisa, tenho platibandas ainda em betão. Mesmo levando um rufo em cima e não levando capoto julgo que é necessário impermeabilizar. Qual a solução mais interessante para isso? Falaram-me em aquaflex roof ou cimenticios impermeabilizantes. O Aquaflex, sendo branco, julgo que fazia 2 em 1, impermeabilizava e pintava. Nota que estou a falar das faces interiores das platibandas uma vez que as exteriores vão levar capoto para manter o revestimento exterior uniforme.

    Imagens para se perceber a dimensão das platibandas.



    null
 
0.0223 seg. NEW