Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Sou novo por aqui e venho pedir a vossa ajuda .
    Em breve estou com um negócio de comprar uma moradia M3 antiga ( anterior a 1951) de 2 pisos .
    No piso 1 existe um salão amplo e um espaço de arrumos com uns 13/15m².
    No piso 2 existe 1 WC, 1 cozinha e 3 quartos que devido a ser uma casa antiga são muito pequenos .
    A minha ideia devido a necessitar de 4 quartos por questões familiares seria:
    1- No piso 1 no salão fazer sala e cozinha openspace. E no espaço onde agora é arrumos fazer 1 quarto .
    2- No piso 2 desmanchar as paredes e fazer 2 quartos tudo em Pladur . E construir o 3° quarto onde se encontra agora a cozinha .

    De notar que estou a fazer apenas obras interiores sem mexer nada na estrutura da casa . As paredes interiores do piso 1 não estão a suportar o telhado .

    Agora a dúvida. É preciso licença ou aviso prévio á câmara para executar as mudanças visto ser tudo interior e não alterar estrutura da casa?

    Agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Antes de 1951, certamente que as paredes são resistentes, fazem parte da estrutura.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteAntes de 1951, certamente que as paredes são resistentes, fazem parte da estrutura.

    Mas eu não vou mexer nas paredes exteriores que fazem parte da estrutura . As paredes exteriores são em pedra .
  4.  # 4

    As paredes interiores é que devem ser resistentes, fazem parte da estrutura.
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteAs paredes interiores é que devem ser resistentes, fazem parte da estrutura.

    Desculpe , mas não percebi muito do assunto .
    Está a dizer me que as paredes interiores não podem ser retiradas e feitas em Pladur com novas dimensões ?
  6.  # 6

    Colocado por: Mendown
    Desculpe , mas não percebi muito do assunto .
    Está a dizer me que as paredes interiores não podem ser retiradas e feitas em Pladur com novas dimensões ?


    Se fizerem parte da estrutura não, senão está sujeito a colapsar.

    Nos imóveis mais recentes por norma podem retirar paredes porque são panos, ou seja não pertencem à parte estrutural.

    Anterior a 1951 é quase garantido que algumas(não digo todas) paredes são estruturais.
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote

    Se fizerem parte da estrutura não, senão está sujeito a colapsar.

    Nos imóveis mais recentes por norma podem retirar paredes porque são panos, ou seja não pertencem à parte estrutural.

    Anterior a 1951 é quase garantido que algumas(não digo todas) paredes são estruturais.

    As vigas existentes ( barrotes de madeira grossos) que estão visíveis assentam nas paredes exteriores. A casa tem 5mt largura e 7 metros comprimento .
  8.  # 8

    Colocado por: Varejote

    Se fizerem parte da estrutura não, senão está sujeito a colapsar.

    Nos imóveis mais recentes por norma podem retirar paredes porque são panos, ou seja não pertencem à parte estrutural.

    Anterior a 1951 é quase garantido que algumas(não digo todas) paredes são estruturais.

    Se por acaso tiver alguma parede que seja estrutural como devo fazer para mudar a orientação das divisões?
  9.  # 9

    Simples,
    É contratar um profissional para estudar a viabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendown
  10.  # 10

    Deve contactar um eng civil para o orientar.
    Concordam com este comentário: RMPG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendown
  11.  # 11

    E em relação à Câmara, tem de comunicar qualquer obra que faça.
    Mas comunicando um início de trabalhos (que é o que pretende agora fazer) a Câmara pode considerar que as obras que quer fazer estão sujeitas a licenciamento...o que é o mais normal.
    Encontram sempre algo, seja no projeto que se pretende agora fazer, seja na situação existente (obras que já não estariam de acordo com a licença original).
  12.  # 12

    Colocado por: nunogouveiaE em relação à Câmara, tem de comunicar qualquer obra que faça.
    Mas comunicando um início de trabalhos (que é o que pretende agora fazer) a Câmara pode considerar que as obras que quer fazer estão sujeitas a licenciamento...o que é o mais normal.
    Encontram sempre algo, seja no projeto que se pretende agora fazer, seja na situação existente (obras que já não estariam de acordo com a licença original).


    Obrigado pela ajuda. Já estou a ver que vou gastar mais dinheiro do que se fosse uma obra desde o início .
  13.  # 13

    Boa noite .

    Novidades sobre a casa. Já tenho isenção de licença habitação da dita casa visto que é anterior a 1951 e já chamei um arquitecto que viu a estrutura da casa e confirmou o que eu já esperava . A casa devido as pequenas dimensões ( 4.5mt de largura e 7.5mt de comprimento ) as únicas paredes que estão a servir de estrutura são as paredes exteriores.
    Alertou me foi para a situação de se eu quiser alterar a casa de banho ou cozinha de local já irei precisar de projectos e licenças .
    Agora uma dúvida . A casa no 1° piso tem 1 quarto maior e 2 mini quartos e uma sala. Se eu modificar as paredes interiores para Pladur e meter apenas 2 quartos e uma sala haverá problemas?
 
0.0160 seg. NEW