Iniciar sessão ou registar-se
    • smart
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 21

    Colocado por: eu

    Para mim é um enorme mistério o facto de tanta gente não ter mudado para a tarifa regulada do gás natural.

    Distracção ou negligência?

    Hum
    De facto é verdade.
    No mercado regulado, comercializado unicamente pela SU energia ( corrijam por favor se estiver enganado), anterior EDP universal, para 6.9kva em tarifa simples, o termo fixo e proposto a 0.31 CTS...
    O preço da energia é proposto em out (2022)a 0.16 cts
    .
    Comparando com a Galp, que propõe em (2023) termo fixo semelhante e energia a 0.215, são 5.5 CTS de diferença...
    Em média x 170 kW por mês, são cerca de 13 euros diferença mês, já com impostos energéticos e tributários...ou seja seja,poupança 150 euros ano...
    Em Jan 2023 o mercado regulado sobe 2.3%
    Mesmo assim, indiscutível a vantagem
    Tanto no preço, como na confiança técnica do prestador.
    Desculpem desvirtuar o assunto do tópico...https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/eletricidade-no-mercado-regulado-vai-subir-28-em-janeiro--15263015.html
    • Riclif
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 22

    Hoje reduzi substancialmente a potencia de queima de gás na caldeira. Antes o indicador estava um pouco acima do ponto médio do indicador, agora está substancialmente abaixo do ponto indicador, quase no minimo.
    Sim Size, tens toda a razão, os consumos têm-se mantido regulares desde o inico do contrato, há acerca de um ano, a conta desde há dois meses é que aumentou de uma forma ridicula.
    Estou em duvida entre a GoldEnergy e a Galp.
    Alguem tem sugestoes?
  1.  # 23

    Colocado por: eu

    Para mim é um enorme mistério o facto de tanta gente não ter mudado para a tarifa regulada do gás natural.

    Distracção ou negligência?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart


    O mercado regulado pode parecer agora muito atrativo, mas a partir do próximo ano há quem anteveja que irá ficar igual ou pior do que o mercado livre, em termos de contratos de eletricidade
  2.  # 24

    Colocado por: Riclif

    O mercado regulado pode parecer agora muito atrativo, mas a partir do próximo ano há quem anteveja que irá ficar igual ou pior do que o mercado livre, em termos de contratos de eletricidade


    Ele falou regulado no gás, apenas e só.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 25

    Colocado por: eu

    Para mim é um enorme mistério o facto de tanta gente não ter mudado para a tarifa regulada do gás natural.

    Distracção ou negligência?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart



    O pedro andersson que faz o contas poupanças não mudou, e ele deve perceber um bocadinho da coisa.

    Por isso acho que cada caso é um caso.
  4.  # 26

    Colocado por: Pereira_89pedro andersson que faz o contas poupanças não mudou, e ele deve perceber um bocadinho da coisa


    Não mudou porque tem uma carrada daqueles código amigo. O homem tem visibilidade, é normal.
  5.  # 27

    Eu também não mudei nem pretendo mudar. Quando se chega a velho já não me preocupa o nome de quem me estar a enganar. Depois de ter sobrevivido a inflações de 30% várias crises económicas, do petróleo, de guerras, etc já reajo muito devagarinho a estas coisas. Poupar 10 ou 15€ em luz ou gaz e depois gastar 20€ numa garrafa de vinho num restaurante não faz muito sentido.
  6.  # 28

    Colocado por: size

    Não
    No caso apresentado, o problema não está, claramente, no aumento de consumo do gás, mas sim no aumento substancial que a EDP implementou no Kwh.
    Anteriormente era facturado a € 0,056, agora é facturado cerca de € 0,178. É só fazer as contas. Nada tem a ver com aumento de consumo.




    Colocado por: RiclifBoa tarde.

    Ora bem, costumo gastar à volta dos 200 kwh de gás natural, mensalmente, este mes foram 280 khw o que deu a bela quanta de 52 euros.
    (...)
    estes valores sao razoaveis ou haverá algum problema que me esteja a fazer gastar gás a mais, por exemplo fuga de gás em casa ou problema com a caldeira?


    O user queixa-se do aumento do consumo de gás e não do valor do kwh. Até porque com o aumento do kwh ninguém, hoje, pode ficar surpreendido, dado ter sido um tema tão amplamente falado nos media.
    • size
    • 4 dezembro 2022 editado

     # 29

    Colocado por: mandrongo

    O user queixa-se do aumento do consumo de gás e não do valor do kwh. Até porque com o aumento do kwh ninguém, hoje, pode ficar surpreendido, dado ter sido um tema tão amplamente falado nos media.


    Continuo a dizer que não é bem assim.
    Em concreto, o que alarmou o user foi o valor da factura que recebeu, na qual foi praticado o aumento substancial do preço do KWh.
    Salta à vista que nunca os 80 Kwh de aumento do consumo, correspondendo a cerca € 4,00, poderia corresponder ao aumento da facturação de cerca de € 25 para cerca € 55.

    Tanto que, o user confirma que não houve aumento substancial do consumo desde há 1 ano.

    Colocado por: Riclif
    Sim Size, tens toda a razão, os consumos têm-se mantido regulares desde o inico do contrato, há acerca de um ano, a conta desde há dois meses é que aumentou de uma forma ridicula.
  7.  # 30

    Colocado por: Riclif

    O mercado regulado pode parecer agora muito atrativo, mas a partir do próximo ano há quem anteveja que irá ficar igual ou pior do que o mercado livre, em termos de contratos de eletricidade


    Para mim que costumo andar em cima disto as contas são fáceis: electricidade com a goldenergy, gás no regulado. Isto para contratos novos/recentes, a minha sogra está a pagar 2.9 cts/kwh na Galp mas deve ser algum valor antigo do regulado. Estava com ambos na gold mas mudei o gás por causa do aumento que me iam fazer, ainda assim muito mais modesto que galp e edp fizeram. Não me penalizaram na electricidade, senão mudava também.

    Se quiser a gold para electricidade use o.meu código de amigo que leva logo com 20€ de desconto: MGM1673783
    • eu
    • 4 dezembro 2022 editado

     # 31

    Colocado por: CarvaiPoupar 10 ou 15€ em luz ou gaz e depois gastar 20€ numa garrafa de vinho num restaurante não faz muito sentido.


    Faz mais sentido do que gastar +15€ em gás e consumir a mesma garrafa de vinho de 20€ ;)

    E olhe que se tiver aquecimento central a gás natural ou com bomba de calor, a diferença podem ser centenas de euros por mês.

    Mas cada um sabe de si...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 32

    Sempre me queixei neste tópico do aumento do valor da fatura e nunca do aumento do consumo de gás, que esteve sempre estabilizado desde o início do contrato.
    Quanto à garrafa do vinho, é preferível gastar 20 euros em algo que se escolhe do que ser roubado por um comercializador que apesar da atual conjetura economica, apresenta lucros de milhões.
    Em princípio mudo para a goldenergy para eletricidade e gás
  9.  # 33

    Colocado por: RiclifSempre me queixei neste tópico do aumento do valor da fatura e nunca do aumento do consumo de gás,


    Colocado por: Riclifvisto que só uso caleira a gás acerca de um ano, estes valores sao razoaveis ou haverá algum problema que me esteja a fazer gastar gás a mais?
  10.  # 34

    Colocado por: Riclif
    Estou em duvida entre a GoldEnergy e a Galp.
    Alguem tem sugestoes?
    Não me leve a mal, mas parece que vive num mundo, no mínimo, estranho. "N" de discussões e outras tantas notícias, alertas, etc. e passado dois meses ainda não sabe que tem que mudar para o mercado regulado?!?
  11.  # 35

    Eu tinha gas e eletricidade na Goldenergy, mudei o gás para o regulado, mantêm o preço na eletricidade com os 12% de desconto.
    Não têm outro remédio senão ia mudar tb para o regulado...
  12.  # 36

    Colocado por: RiclifQuanto à garrafa do vinho, é preferível gastar 20 euros em algo que se escolhe do que ser roubado por um comercializador que apesar da atual conjetura economica, apresenta lucros de milhões.

    É tudo uma questão de dimensão. O restaurante compra o vinho a 5 e vende a 20€ e paga (quando paga) 13% de imposto, nos combustíveis têm margens inferiores a 5% e pagam impostos de mais de 50%.
    • eu
    • 5 dezembro 2022

     # 37

    Colocado por: Carvainos combustíveis têm margens inferiores a 5% e pagam impostos de mais de 50%.


    É por isso que a GALP está na penúria.

    https://eco.sapo.pt/2022/10/24/lucros-da-galp-ate-setembro-aumentam-86-para-608-milhoes-de-euros/
  13.  # 38

    Colocado por: eu

    É por isso que a GALP está na penúria.

    https://eco.sapo.pt/2022/10/24/lucros-da-galp-ate-setembro-aumentam-86-para-608-milhoes-de-euros/

    Ainda bem que não está, já nos basta a TAP e outras EP para nos derreterem o dinheiro.
    Acho piada á histeria com o aumento dos lucros das grandes empresas comparados com 2 anos de dificuldades devido á pandemia. Ainda esta semana tivemos um exemplo da roubalheira, as petrolíferas baixam os preços e o Estado aumenta logo os impostos para o pessoal não se habituar mal.
    • SrR
    • 5 dezembro 2022

     # 39

    Colocado por: eu

    É por isso que a GALP está na penúria.

    https://eco.sapo.pt/2022/10/24/lucros-da-galp-ate-setembro-aumentam-86-para-608-milhoes-de-euros/
    e o lucro da empresa está relacionado com os impostos?
    • eu
    • 5 dezembro 2022

     # 40

    Colocado por: CarvaiAinda bem que não está, já nos basta a TAP e outras EP para nos derreterem o dinheiro.


    Eu concordo, não subscrevo é o discurso "coitadinhos, a margem é tão pequena".
 
0.0233 seg. NEW