Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    qual o meu espanto quando ontem recebo o extrato combinado por email e dou com o

    TAN 3.529
    INDEXANTE 2.629

    CAPITAL AMORTIZADO 57.28
    JUROS 141.68

    para um crédito que nao chega aos 50 000

    Em dezembro de 2021

    TAN 0.408 0.408
    INDEXANTE 0.492-

    CAPITAL AMORTIZADO 104.96 EUR
    JUROS 16.77 EUR

    E vocês como estão?

    vou tentar transferir para outro banco, tenho ideia que o montepio nao seria mau.
    Farto de Millenium sinceramente nao estou a ter uma boa experiencia
  2.  # 2

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexqual o meu espanto


    espanto? não anda a ler as noticias?

    infelizmente os outros bancos andam iguais, talvez ganhe alguma coisa se mudar da euribor 12M para a de 6M, mas esta machada vai cair em todos.
  3.  # 3

    Leio as noticias sim e tenho ideia de falarem também na aplicação desses juros e taxas a emprestimos bem superiores ao meu, tanto que emprestimos abaixo de 50000 estariam isentos destas cobranças (se bem que isto deve variar de banco para banco)
    agora aumentarem a prestação e amortizarem-me apenas 57€ sendo 140€ de juros para um crédito abaixo de 50 000€ ...
  4.  # 4

    bem parece que ninguem com um empréstimo abaixo de 50000 tem aumentos na TAN e no indexante
  5.  # 5

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexbem parece que ninguem com um empréstimo abaixo de 50000 tem aumentos na TAN e no indexante
    ~

    onde foi buscar essa ideia?
    os empréstimos ou são de taxa fixa ou são de taxa variável. se forem de taxa fixa paga a mesma prestação durante todo o período do empréstimo. No início sabe logo qual será o custo desse empréstimo. Mas se for de taxa variável, existem estas flutuações nas prestações, e penso que isso é para todos os emprestimos, acima de 50.000 e abaixo de 50.000.
    Concordam com este comentário: simaoguim
  6.  # 6

    Colocado por: Rafael Monteiro AlexLeio as noticias sim e tenho ideia de falarem também na aplicação desses juros e taxas a emprestimos bem superiores ao meu, tanto que emprestimos abaixo de 50000 estariam isentos destas cobranças (se bem que isto deve variar de banco para banco)
    agora aumentarem a prestação e amortizarem-me apenas 57€ sendo 140€ de juros para um crédito abaixo de 50 000€ ...


    Isentos de quê?
  7.  # 7

    Meu caso

    2021
    TAN = 1.016%
    Indexante = -0.484%
    Spread = 1.5%

    2022
    TAN = 2.352%
    Indexante = 0.852%
    Spread = 1.5%
  8.  # 8

    Colocado por: Rafael Monteiro AlexTAN 3.529
    INDEXANTE 2.629

    CAPITAL AMORTIZADO 57.28
    JUROS 141.68

    para um crédito que nao chega aos 50 000

    Em dezembro de 2021

    TAN 0.408 0.408
    INDEXANTE 0.492-

    CAPITAL AMORTIZADO 104.96 EUR
    JUROS 16.77 EUR

    Aumento da taxa de juro de 2.629%, para um valor de 50.000€ dava um aumento da prestação de cerca de 130€/mês, e o banco aumentou-lhe a prestação apenas 77€ e você ainda se queixa?
  9.  # 9

    TAN 1.50% a 4 anos desde 30/11 no Abanca.
    Antes disso estava a 0,48% (spread+euribor12m).
  10.  # 10

    Colocado por: Pickaxe
    Aumento da taxa de juro de 2.629%, para um valor de 50.000€ dava um aumento da prestação de cerca de 130€/mês, e o banco aumentou-lhe a prestação apenas 77€ e você ainda se queixa?


    Apenas? eu queixo-me do amortizado sim, vou amortizar apenas 57€ e pagar 141€ de juros ao invés dos 16.77



    Colocado por: ToinoMeu caso

    2021
    TAN = 1.016%
    Indexante = -0.484%
    Spread = 1.5%

    2022
    TAN = 2.352%
    Indexante = 0.852%
    Spread = 1.5%


    Como é que o meu indexante subiu de 0492- para 2.629?? é isto que não percebo, vejam o caso do Toino mal subiu, porquê?
  11.  # 11

    Colocado por: Rafael Monteiro Alex

    Apenas? eu queixo-me do amortizado sim, vou amortizar apenas 57€ e pagar 141€ de juros ao invés dos 16.77





    Como é que o meu indexante subiu de 0492- para 2.629?? é isto que não percebo, vejam o caso do Toino mal subiu, porquê?


    Porque o troino teve a revisão da taxa uns meses antes.
  12.  # 12

    Colocado por: Rafael Monteiro Alex

    Como é que o meu indexante subiu de 0492- para 2.629?? é isto que não percebo, vejam o caso do Toino mal subiu, porquê?


    O senhor deverá pesquisar um pouco mais na net sobre as taxas de juro no crédito à habitação. Existem artigos bem elucidativos. Não é que não queira ajudá-lo. Mas, é bastante mais simples e rápido consultar um desses artigos. Numa pesquisa rápida encontrei este: https://www.comparaja.pt/blog/calcular-prestacao-credito-habitacao

    Respondendo rapidamente a data da escritura da casa do Toino é diferente da sua. Provavelmente a do Toino é de agosto e a sua é de novembro. Como sabe as taxas Euribor estão a subir, logo o seu indexante será superior ao indexante do Toino.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Toino, AMVP
  13.  # 13

    Colocado por: fcouceloTAN 1.50% a 4 anos desde 30/11 no Abanca.
    Antes disso estava a 0,48% (spread+euribor12m).


    Como conseguiu tão baixo? Com ou sem intermediário?
  14.  # 14

    Colocado por: Helghast

    Como conseguiu tão baixo? Com ou sem intermediário?


    Era a taxa fixa mínima do Abanca até 30/10 agora já é mais alta.
    Fiz direitamente com o balcão mas através de intermediários de crédito também era possível obter a mesma taxa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helghast
  15.  # 15

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexqual o meu espanto quando ontem recebo o extrato combinado por email e dou com o

    TAN 3.529
    INDEXANTE 2.629

    CAPITAL AMORTIZADO 57.28
    JUROS 141.68

    para um crédito que nao chega aos 50 000

    Em dezembro de 2021

    TAN 0.408 0.408
    INDEXANTE 0.492-

    CAPITAL AMORTIZADO 104.96 EUR
    JUROS 16.77 EUR

    E vocês como estão?

    vou tentar transferir para outro banco, tenho ideia que o montepio nao seria mau.
    Farto de Millenium sinceramente nao estou a ter uma boa experiencia

    Mude para o Montepio. Acho que é o unico banco que ainda pratica indexantes negativos. Eu se tivesse ch tambem transferia.
  16.  # 16

    Acho que está a fazer confusão com o conceito de Indexante num CH com taxa variável.

    O indexante é o valor da Euribor associada ao crédito no mês da revisão, o meu foi revisto também este mês e o indexante é precisamente o mesmo que o seu: 2.629. Tal como todos os créditos revistos este mês associados à Euribor 12M, independentemente de ser no BCP, Montepio ou outro banco. Este valor é tabelado e não depende do banco.
    O que pode fazer é tentar alterar o indexante do seu crédito para a Euribor 6M ou 3M, no entanto pode nem compensar.

    Pode também tentar negociar com o banco o valor do Spread, no seu caso não sei qual é o Spread que tem contratado mas se for superior a 1% tem hipótese de conseguir baixar.
    Para a negociação com os bancos, o mais simples é falar com o Doutor Financas, que lhe ajuda nesse processo sem qualquer custo.

    Como já foi sugerido, deve começar por pesquisar um pouco mais na net sobre as taxas de juro no crédito à habitação.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 17

    pois mas eu escolhi taxa fixa
  18.  # 18

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexpois mas eu escolhi taxa fixa


    Se escolheu, depois assinou sem ler... pq taxa fixa não tem indexante, pq como lá está não é indexada, é fixa.
  19.  # 19

    Escolheu fixa e na realidade contratou variável.
    Concordam com este comentário: simaoguim
 
0.0213 seg. NEW