Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Indo directo ao ponto, peço a vossa ajuda e aconselhamento. Tenho 2 situações a questionar:

    1ª Questão:
    Estive a pesquisar por vários fóruns etc, mas parece que ninguém questionou tal coisa. Eu tenho um seguro Multirriscos para o meu apartamento. No primeiro contrato (ano) feito, a Cobertura de Danos por Água, tinha um Capital Seguro de cerca de 70.600 euros, sem franquia. Mensalmente pagava 7, 23 euros.
    Passou um ano, veio a renovação do mesmo, com o devido e-mail da Seguradora a informar da atualização e reparo que alteraram algumas coisas. No Danos por Água, o valor baixou cerca de 100 euros, e passou a franquia de 150 euros. Entre outros alterados. E ainda passei mensalmente a pagar 8, 53 euros.

    Ou seja, perdi vantagens e passei a pagar mais. Achei que as actualizações anuais referiam-se somente ao valor mensal que se paga pelo seguro (o prémio).


    A minha pergunta é, a Seguradora pode fazer isso? Alterar as condições estipuladas inicialmente no contrato? Obrigado.

    2ª Questão:
    Comprei em 2020 o meu actual e primeiro apartamento, num prédio de 1980. É de 3 andares, e vivo no ultimo. Cada vez que se aproxima o Inverno com o frio e as chuvas, o tecto do meu quarto fica com manchas pretas, penso eu, humidade. O mesmo na casa de banho e nas paredes da janela e cantos (da mesma parede) da sala (a sala e o quarto são os piores).
    Algo infeliz, mas que tenho reportado ao administrador do prédio e que exigi a resolução do problema. Agora, nestes últimos dias, com a chuva forte, tenho a parede da sala cheio de bolor e humidade, e o canto da sala a pingar agua. Está a piorar, e não vejo nada a ser feito. Irei apertar com o administrador pois não aceito viver assim, com a estrutura do prédio em causa e eu ter que andar a pôr baldes no chão.

    Acima do meu apartamento é o telhado, inclusive tem um espaço (espécie de sótão sem o ser) que cobre o prédio todo. Ao entrar lá, vejo os suportes de madeira e o chão, desnivelado, todo cheio de lixo e poeira acumulado. Ontem, com as chuvas o chão todo do espaço, do lado do meu apartamento, do telhado estava alagado. Fazia literalmente poças de água.

    Estou frustado com isto. A minha dúvida é, existe algum seguro que cobra contra este tipo de situações?
    Estive a pesquisar mas parece não existir. Se assim for, como posso proceder? Envio carta registada? Se o prédio tiver seguro, o mesmo não cobrirá os arranjos necessários na fachada do prédio e telhado? Tem de ser os condóminos a pagarem proporcionalmente?

    Para já, devo informar a seguradora para vir um perito fazer a peritagem?

    Desculpem as perguntas todas, naquilo que puderem detalhar e aconselhar, fico agradecido.
    • size
    • 9 dezembro 2022 editado

     # 2

    Colocado por: BrunoAS

    A minha pergunta é, a Seguradora pode fazer isso? Alterar as condições estipuladas inicialmente no contrato? Obrigado.

    Claro que sim, que na renovação do contrato, as seguradoras podem propor alterações das condições da apólice. Os tomadores do seguro tem a alternativa de não concordar e denunciar o contrato.

    2ª Questão:
    Ontem, com as chuvas o chão todo do espaço, do lado do meu apartamento, do telhado estava alagado. Fazia literalmente poças de água.

    Estou frustado com isto. A minha dúvida é, existe algum seguro que cobra contra este tipo de situações?
    Estive a pesquisar mas parece não existir. Se assim for, como posso proceder? Envio carta registada? Se o prédio tiver seguro, o mesmo não cobrirá os arranjos necessários na fachada do prédio e telhado? Tem de ser os condóminos a pagarem proporcionalmente?

    Para já, devo informar a seguradora para vir um perito fazer a peritagem?

    Desculpem as perguntas todas, naquilo que puderem detalhar e aconselhar, fico agradecido.


    Perante a descrição que encontrou no sótão, nada diz sobre a diligência que tomou perante o condomínio. Não chamou o administrador para constatar a situação ?
    É imperativo quer o faça de imediato, já que existe essa prova evidente dos danos que ocorrem no seu apartamento.
    Se o administrador assobiar par o lado, deve reportar a situação por carta registada, exigindo a reparação com a máxima urgência.
    Se a origem da infiltração pelo telhado for devida à falta de manutenção/repatração do mesmo, não existem coberturas de seguros para essas situações.
    Os danos ocorridos no seu apartamento recaem, assim, sobre a responsabilidade do condomínio. Ou seja, todos os condóminos tem a obrigação de o indemnizar com a sua quota parte. O próprio lesado suporta, também, a sua quota parte.
    Poderá reportar à sua seguradora tal situação, mas não vai obter qualquer resultado, porque a responsabilidade pelo que ocorre é do condomínio e mesmo que o condomínio possua um seguro Multirriscos não será aplicável, por o sinistro ser motivado por falta de manutenção do telhado.
    Muna-se de fotos, do sótão e do seu apartamento e aperte com administrador...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 3

    Colocado por: BrunoASAcima do meu apartamento é o telhado, inclusive tem um espaço (espécie de sótão sem o ser) que cobre o prédio todo. Ao entrar lá, vejo os suportes de madeira e o chão, desnivelado, todo cheio de lixo e poeira acumulado. Ontem, com as chuvas o chão todo do espaço, do lado do meu apartamento, do telhado estava alagado. Fazia literalmente poças de água.

    Estou frustado com isto. A minha dúvida é, existe algum seguro que cobra contra este tipo de situações?

    O seu condominio não tem um seguro? O meu condominio tem um seguro para todo o prédio, mesmo a prever esse tipo de casos.
  3.  # 4

    O seu condominio não tem um seguro? O meu condominio tem um seguro para todo o prédio, mesmo a prever esse tipo de casos.

    Tem, mas como o user Size disse, não deverá cobrar algo do género pois é devido a manutenção e desgaste. Creio que o seu deva ser o mesmo pois não existe coberturas de seguradoras que cobram isso, excepto em casos de danos súbitos e inesperados como tempestades ou danos por água.

    Claro que sim, que na renovação do contrato, as seguradoras podem propor alterações das condições da apólice. Os tomadores do seguro tem a alternativa de não concordar e denunciar o contrato.


    Não sabia...não me faz sentido, se foi acordado condições no contrato, pois razão teriam direito a alterar isso? Nem os bancos podem fazer isso com o Crédito Habitação, porque as seguradoras podem? Enfim...o problema é ser um seguro interligado ao crédito habitação, junto com o seguro de vida. Se o alterar ou denunciar o banco pode aumentar o spread etc, salvo erro.

    Perante a descrição que encontrou no sótão, nada diz sobre a diligência que tomou perante o condomínio. Não chamou o administrador para constatar a situação ?

    Já há 2 anos que reporto a alta humidade nos tectos e foi feita reunião no ano passado. Mas ficou pelo ar a discussão....Agora esta situação extrema, aconteceu á noite. Não ia obrigar o administrador a vir do Alentejo etc...porém telenofei no dia seguinte e reportei-lhe tudo. Enviei as fotos e vídeos. Estou á espera que diga-me algo, como foi combinado.


    Se a origem da infiltração pelo telhado for devida à falta de manutenção/repatração do mesmo, não existem coberturas de seguros para essas situações.
    Os danos ocorridos no seu apartamento recaem, assim, sobre a responsabilidade do condomínio. Ou seja, todos os condóminos tem a obrigação de o indemnizar com a sua quota parte. O próprio lesado suporta, também, a sua quota parte.


    Ou seja...estou lixado. Isto só vai arrastar-se...


    Valerá a pena pagar a um perito para fazer peritagem e ficar em minha posse o relatório? Se sim, sabem os valores?

    Muito obrigado pela ajuda que estão a prestar.
    • size
    • 10 dezembro 2022 editado

     # 5

    Não descuidar a pressão sobre o administrador...
    Muna-se de de todas as provas possíveis, inclusive, testemunhas da água do sótão.
    Se o administrador não decidir, de imediato, reparar o telhado, tem a alternativa de reportar a situação junto da sua Câmara Municipal, que fará uma vistoria de salubridade e segurança, será elaborado relatório e notificação ao administrador para proceder às obras de reparação necessárias, dentro de determinado prazo, sob pena de ser imputada uma coima ao condomínio.

    Se no seu concelho existirem Julgados de Paz, tem ainda a alternativa e recorrer a eles, para que o condomínio seja condenado a reparar o telhado e a indemnizar os danos ocorridos na sua fração. É processo rápido e de poucos custos, ou nenhuns.
  4.  # 6

    O administrador disse-me que as obras e mesmo as vistorias (peritagens) não podem ser feitas agora devido ao mau tempo de chuva, já que ninguém pode subir ao telhado estando tudo molhado. Como não sei como é feita a peritagem, penso que não esteja a empatar-me. O espaço do telhado é fechado, não tem porta ou janela para ir por fora do telhado. Penso que terei que esperar.

    Disse-me também, e aqui já fiquei de pé atrás, que reunião de condomínio até fim de Dezembro era complicado, que iria fazer em Janeiro.

    Terei que ver o que irá fazer, senão recorro como o Size diz.

    Penso que ajo bem desta forma?
 
0.0138 seg. NEW