Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvesqualquer sistema de PRH apresenta uns gráficos onde tem definidas as potencias fornecidas e as potencias absorvidas por unidade de superfície,
    na marca que habitualmente trabalho a potencia absorvida para um espaçamento de 10 ronda os 35w\m2, com base nisto e para 173M2 dará uma potencia nominal de 6.12Kw adicionando o coeficiente de simultaneidade de 80% precisa de 4.6Kw nominais á temperatura minima do local, assumindo que estaríamos numa zona climática I1 onde as temperaturas exteriores nunca baixam dos 5ºC poder-se-ia usar a maquina de 6Kw que mesmo assim estaria com alguma folga.

    fazendo o mesmo calculo para uma instalação convencional que precisa de 50w\m2 daria 6.9Kw, dai a minha recomendação 8Kw.

    é tudo uma questão de fazer as contas sabendo que se a maquina faz AQS convém considerar esse fator


    capoto, caixilharia e estanqueidade entra nos cálculos da energia consumida e não na potencia requerida do sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA,rpmmsantos,jorgemlflorencio


    A Bomba de Calor apenas vai fazer o PRH, para as AQS já tenho uma bomba de calor independente da Termobrasa a funcionar. Já tínhamos falado disso aqui também, mais acima.
    A BC que vou comprar para o PRH poderá um dia funcionar para AQS se esta que tenho agora algum dia avariar:). Mas para já é mesmo só para fazer o PRH.

    De 8kw ou até mesmo 10kw para as de 12kw vai uma diferença bastante grande a nível de valores... Vou ter de ver isso com atenção.
  2.  # 22

    O facto da bomba de calor ir ficar longe da central onde ficará o depósito de inércia, poderá haver alguma "perda de rendimento" que possa justificar o aumento de potência em KW da bomba de calor, ou não tem nada a ver?

    Obrigado
  3.  # 23

    Colocado por: FilipeJAAO facto da bomba de calor ir ficar longe da central onde ficará o depósito de inércia, poderá haver alguma "perda de rendimento" que possa justificar o aumento de potência em KW da bomba de calor, ou não tem nada a ver?

    Obrigado
    a potência não será afetada mas sim o consumo energetico se o isolamento das tubagens não for adequado.
  4.  # 24

    Boas e bom ano a todos.
    Em anexo estão fotos com as características da Argo 12kw.

    Sobre a Baxi 12kw está no site da marca:

    https://www.baxi.pt/produtos/bombas-calor/monobloco/platinum-bc-plus-monobloc-2

    Que acham?
      Screenshot_2023-01-02-14-20-22-141_cn.wps.moffice_eng.jpg
      Screenshot_2023-01-02-14-20-29-367_cn.wps.moffice_eng.jpg
      Screenshot_2023-01-02-14-20-35-988_cn.wps.moffice_eng.jpg
  5.  # 25

    Comprei o grupo hidráulico/impulsão com válvula reguladora de temperatura de ponto fixo. A área do meu piso radiante é cerca de 175m2.
    A bomba que o grupo traz é uma Grundfos UPM3S Auto 25/6 180 zzz (ver imagem abaixo). 

    No documento do grupo hidráulico eles referem que recomendam a bomba Wilo 25/8 14kw e 1500l/h podendo ir de 50 a 150m2 de área (ver foto). 
    Esta bomba que veio será suficiente para fazer o radiante todo da casa, os tais 175m2? Ou terá havido aqui algum erro e a bomba não é suficiente? Eu dei os valores da área do radiante na loja onde comprei o grupo hidráulico... Mas tambem nao encontro as características sobre esta bomba Grundfos que veio...
    Num outro orçamento eles também propunham uma Wilo Yonos PARA RS25/7,5 180 mm.

    Não percebo nada disto mas estou com receio que o caudal da bomba Grundfos que veio possa não ser suficiente para o radiante da casa. Estes números 25/6, 25/7,5 e 25/8 que vem nas referencias das bombas tem a ver com o caudal da bomba? 

    Obrigado
      1672919318672.jpg
      1672919318659.jpg
      1672919318645.jpg
  6.  # 26

    Mas para que é que gastou dinheiro nisso, a bomba de calor tem circulador incorporado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  7.  # 27

    Colocado por: jorgealvesMas para que é que gastou dinheiro nisso, a bomba de calor tem circulador incorporado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Boa questão que não estava nada á espera! Em todos os orçamentos que recebi para a bomba de calor, depósito de inércia e restante matéria, tinham este grupo hidráulico com bomba. Não sei se por levar depósito de inércia, se por ir ligar também um recuperador de calor a lenha ao depósito de inércia... Aliás acho que chegámos a falar sobre essa situação de ter o recuperador a lenha para ligar ao sistema noutro tópico, e o Sr Jorge também me falou neste grupo hidráulico... Então isto não é preciso para nada, tendo a BC grupo hidráulico e levado o sistema um depósito de inércia e recuperador de calor a lenha com caldeira?

    Obrigado
  8.  # 28

    Colocado por: FilipeJAAtendo a BC grupo hidráulico e levado o sistema um depósito de inércia e recuperador de calor a lenha com caldeira?
    nesse cenario já pode ser preciso ou na mesma ser dispensavél dependendo de como é feita a interligação do recuperador com o deposito de inercia e com a bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  9.  # 29

    Colocado por: jorgealvesnesse cenario já pode ser preciso ou na mesma ser dispensavél dependendo de como é feita a interligação do recuperador com o deposito de inercia e com a bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Ok. E sobre a questão inicial, sabe se esta bomba é suficiente para fazer o radiante todo da casa?
  10.  # 30

    Colocado por: FilipeJAAOk. E sobre a questão inicial, sabe se esta bomba é suficiente para fazer o radiante todo da casa?
    o circulador é mais do que suficiente tendo ainda bastante margem de manobra.

    mas não tem um instalador a conjugar todos os elementos necessários e obrigatórios?
    é que meter um recuperador na equação não é assim tão trivial como isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  11.  # 31

    Colocado por: FilipeJAAEstes números 25/6, 25/7,5 e 25/8 que vem nas referencias das bombas tem a ver com o caudal da bomba?

    indirectamente é relacionado com o caudal: 25/ é a medida da "boca" da bomba=25mm ou 1 polegada, /6 é a pressão que consegue vencer ou seja a coluna de carga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  12.  # 32

    Colocado por: jorgealveso circulador é mais do que suficiente tendo ainda bastante margem de manobra.

    mas não tem um instalador a conjugar todos os elementos necessários e obrigatórios?
    é que meter um recuperador na equação não é assim tão trivial como isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Sim o instalador vai ocupar-se disso. Ele está a par disso desde o início.
    Mas gosto sentir de me informar também sobre as coisas, ter segundas opiniões. E como vi na bomba 25/6 e nos outros orçamentos era 25/7.5 e 25/8, pensei que talvez pudesse não ser suficiente, mas vejo que sim.

    Obrigado pelos esclarecimentos
  13.  # 33

    Bom dia. Vou estou a pensar instalar uma bomba de calor para aquecimento e arrefecimento piso radiante + aqs. 52m2 zona centro

    Tenho um orçamento mitsubishi 6kw
    SUZ-SWM60VA2
    Tenho outro Samsung EHS R290 5kw

    Ambos na casa dos 15000 euros.

    Alguém me sabe ajudar se há outras
    marcas mais em conta e se estes
    valores são correctos. Obrigado
    cumprimento. Paulo Martins
  14.  # 34

    Colocado por: martins7Bom dia. Vou estou a pensar instalar uma bomba de calor para aquecimento e arrefecimento piso radiante + aqs. 52m2 zona centro

    Tenho um orçamento mitsubishi 6kw
    SUZ-SWM60VA2
    Tenho outro Samsung EHS R290 5kw

    Ambos na casa dos 15000 euros.

    Alguém me sabe ajudar se há outras
    marcas mais em conta e se estes
    valores são correctos. Obrigado
    cumprimento. Paulo Martins

    15000€ só a BC? Ou a instalação do PRH também?
  15.  # 35

    15000€ já com IVA para BC e PRH com 52 M2, parece me muito alto mas mesmo muito alto.
    Concordam com este comentário: Peper87
 
0.0219 seg. NEW