Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivo num prédio centenário em Lisboa, desde do inicio do Verão passado que temos uma empresa de construção contratada pelo condomínio a efetuar "reparações" (colocar isolamento etc) no telhado do prédio.

    Este empreiteiro foi deixando arrastar a obra durante todo o Verão, o responsável da obra quase nunca aparecia no local, justificando-se que custava-lhe subir as escadas até ao 4ºandar, enquanto isso os empregados da obra volta e meia não apareciam durante longos períodos de tempo, esses empregados aparentam ter pouca ou nenhuma experiência ou competência da construção civil, são uns pobres imigrantes de vários países.

    Isto foi-se arrastando até que chegamos à altura do ano em que vieram as primeiras chuvas.
    O telhado começou a meter agua, chovia tanto dentro de casa de um dos lados quase como quando chove na rua.
    A empresa de construção não se preocupou muito com isso, nunca mostraram grande sentimento de culpa, tentaram sempre justificar as infiltrações com respostas parvas estilo, "o prédio tem infiltrações porque está mau tempo"
    Nós temos andado sempre a pressiona-los a tentar que tomassem responsabilidade e fossem mais empenhados na conclusão da reparação mas estes aparentam ser negligentes e incompetentes até, não conseguindo parar com as infiltrações.
    Entretanto o seguro da obra já foi acionado, mas duvido que vá cobrir tudo se isto continuar.
    Já foram danificados, aparelhos de ar condicionado, moveis, soalho, paredes, até a própria estrutura do prédio sendo um dos materiais principais a madeira deve estar a apodrecer.

    Os condôminos do topo (eu incluído) é que aparentam estar mais preocupados, os restantes dado que por enquanto não os afecta muito não aparentam ter muita urgência com a resolução do caso.

    Tirando avançar para os tribunais não sabemos mais o que podemos fazer, se alguém nos pudesse aconselhar, ficaria muito agradecido.
  2.  # 2

    Colocado por: NovoaquiTirando avançar para os tribunais não sabemos mais o que podemos fazer, se alguém nos pudesse aconselhar, ficaria muito agradecido.

    A obra foi objeto de licenciamento camarário?
    Não tendo sido, a empresa que a está a executar é uma empresa de construção devidamente habilitada?
  3.  # 3

    O licenciamento camarário fazia parte do descritivo do orçamento da reparação portanto presumo que sim.

    A empresa de construção está licenciada sim, pelo menos no site da empresa até aparece lá como estando certificada.
  4.  # 4

    Colocado por: NovoaquiO licenciamento camarário fazia parte do descritivo do orçamento da reparação portanto presumo que sim.

    É uma responsabilidade do Dono de obra (neste caso todos os condóminos) garantir que esse licenciamento foi efetivamente feito.
    Caso tenha sido feito, umas das condicionantes seria a existência de um técnico que assuma a Direção Técnica da obra. Este técnico é o responsável máximo não só pela gestão da obra como igualmente por todas as consequências que a mesma venha a produzir. Neste caso os danos por força das infiltrações.
    Para que esta garantia esteja acautelada, este técnico está obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil.
    Assim, devem os condóminos aferir quem é este técnico e formalmente solicitar a sua responsabilização pelos dano.

    Colocado por: NovoaquiA empresa de construção está licenciada sim,

    Neste caso, a empresa está igualmente obrigada a possuir um seguro de responsabilidade civil, por tal, devem os condóminos formalmente solicitar a sua responsabilização pelos danos.
  5.  # 5

    Advogado, advogado, advogado. Têm danos de potencialmente dezenas de milhares de euros e ainda não há um advogado envolvido? Apertem com o gajo caraças!
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 6

    Colocado por: zemvpferreiraAdvogado, advogado, advogado.

    De preferência um com experiência e que saiba quem e como deve responsabilizar.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  7.  # 7

    Vivo num prédio centenário em Lisboa...até a própria estrutura do prédio sendo um dos materiais principais a madeira deve estar a apodrecer.


    Pela sua descrição o prédio terá uma construção dita pombalina (do tempo de Marquês de Pombal, no pós terramoto de 1755) o que significa que não será qualquer empresa de C.Civil, mesmo certificada, que estará habilitada para este tipo de construção. Eu iria verificar muito bem a fiabilidade das credenciais e iria falar com o responsável técnico onde quer que ele esteja sedeado.
  8.  # 8

    Obrigado a todos pelas vossas respostas, vamos avançar para os tribunais.
  9.  # 9

    Bem quero deixar aqui um update e talvez pedir mais aconselhamentos.

    Estamos em tribunal com a primeira empresa, entretanto no inicio do Verão, arranjamos uma segunda empresa para efetuar a reparação do telhado.

    No começo do Verão, foram ao telhado, removeram as telhas todas, isto para agilizar o processo para depois quando começassem os trabalhos fosse mais rápido segundo eles.
    O Verão passou e nada fizeram, entretanto como todos vocês tem dado conta, agora tem havido as primeiras chuvas, voltamos a ter infiltrações, voltou a chover em casa, a eletricidade já foi abaixo umas quantas vezes.

    Ou temos muito azar ou a maior parte das empresas de construção portuguesa são incompetentes ou agem de má fé...
    Para receber o dinheiro estão sempre dispostos mas depois para efectuar a obra em condições é que é pior.
 
0.0130 seg. NEW