Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os participantes

    Gostava de ouvir algumas opiniões.
    Sou da cidade fria da Guarda. Casa com construção de 40 anos.
    Instalacao de aquecimento a lenha com recuperador ja antigo e dos antigos proprietários. Casa com aproximadamente 200m2 e cerca de 170 elementos mais 2 toalheiros.
    Estamos a pensar alterar o recuperador para um com uma melhor eficiencia ou para uma caldeira das novas convencionais da solzaima.
    O que acham? Vale a pena a troca? Considerando que o actual recuperador precisa de estar sempre a bombar para poder fazer circular a água nos radiadores.
    Obrigada a todos os que puderem ajudar!
  2.  # 2

    Caldeira a lenha de chama invertida, gasta pouco, se tiver fácil acesso a lenha e ter onde a colocar é do melhor e mais barato de explorar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  3.  # 3

    Colocado por: paulosse tiver fácil acesso a lenha
    só compensa se tiver lenha gratuita caso contrário sai demasiado caro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvessó compensa se tiver lenha gratuita caso contrário sai demasiado caro


    Pq diz isso? Tenho uma pessoa conhecida numa moradia isolada com 40/50 anos, o isolamento deve ser nenhum típico daquela altura, 3 pisos deve rondar os 170m2 e faz por exemplo a noite toda com 3 canhotas de lenha, aquilo gasta muito pouco, não sei que marca é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  5.  # 5

    Veja se vale a pena o investimento.
    Duas cestas de lenha mesmo com recuperador antigo dá para a maioria do dia. Aí o azinho é barato e duuura. Tem imensos elementos veja se precisa mesmo deles no máximo em divisões que não usa, sempre deverá reduzir o consumo um pouco.
    Mais lhe digo que mesmo um recuperador mais moderno é capaz de ficar sempre a funcionar. Novamente são muitos elementos a dar vazão.
    De caldeiras e as de chama invertida não posso ajudar que não tenho conhecimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  6.  # 6

    Concordo. Veja se vale a pena o investimento.

    Quanto custa um novo recuperador/caldeira? E quanto é esperado que gaste a menos por ano (quanto gasta agora, por curiosidade)? Tem a certeza que ainda vai estar a morar nessa casa quando o investimento estiver amortizado?

    Tenho sempre dúvidas quando oiço falar em substituir equipamentos por outros (do mesmo tipo) só por (alegadamente) serem mais efecientes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  7.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioConcordo. Veja se vale a pena o investimento.

    Quanto custa um novo recuperador/caldeira? E quanto é esperado que gaste a menos por ano (quanto gasta agora, por curiosidade)? Tem a certeza que ainda vai estar a morar nessa casa quando o investimento estiver amortizado?

    Tenho sempre dúvidas quando oiço falar em substituir equipamentos por outros (do mesmo tipo) só por (alegadamente) serem mais efecientes...

    Poderá trocar tentando usar o fundo ambiental, já era menos uns trocos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  8.  # 8

    Colocado por: paulosPoderá trocar tentando usar o fundo ambiental, já era menos uns trocos
    só se conseguir ir ao passado submeter a candidatura, pois acabou em Abril de 2022.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvessó se conseguir ir ao passado submeter a candidatura, pois acabou em Abril de 2022.

    Já li em qq lado que em 2023 irá haver novamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  10.  # 10

    Colocado por: jorgemlflorencioConcordo. Veja se vale a pena o investimento.

    Quanto custa um novo recuperador/caldeira? E quanto é esperado que gaste a menos por ano (quanto gasta agora, por curiosidade)? Tem a certeza que ainda vai estar a morar nessa casa quando o investimento estiver amortizado?

    Tenho sempre dúvidas quando oiço falar em substituir equipamentos por outros (do mesmo tipo) só por (alegadamente) serem mais efecientes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mel11111


    Obrigada desde ja aos comentários todos.
    Gastamos em media 8 toneladas de lenha mas para manter a casa no mínimo a 19 graus temos de ter o recuperador sempre a bombar.
    Ha divisões por estarem muito afastadas que não passam sequer dos 17 graus.
    Ja trocamos janelas, colocámos capoto e tectos falsos de modo a melhorar um pouco o conforto.
    Temos muito espaço para lenha e temos possibilidade de ter paletes de graça.

    Obrigada!
  11.  # 11

    Colocado por: Mel11111

    Obrigada desde ja aos comentários todos.
    Gastamos em media 8 toneladas de lenha mas para manter a casa no mínimo a 19 graus temos de ter o recuperador sempre a bombar.
    Ha divisões por estarem muito afastadas que não passam sequer dos 17 graus.
    Ja trocamos janelas, colocámos capoto e tectos falsos de modo a melhorar um pouco o conforto.
    Temos muito espaço para lenha e temos possibilidade de ter paletes de graça.

    Obrigada!


    Consegue quantificar a diferença de temperatura com a colocação do capoto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  12.  # 12

    Colocado por: taunus

    Consegue quantificar a diferença de temperatura com a colocação do capoto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mel11111

    Boa tarde!
    Aumentou cerca de 3/4graus depois de capoto +janelas. E se nao estiverem 5 graus negativos na rua a temperatura no interior mantém se ate de manha mesmo com o lume desligado.
  13.  # 13

    Colocado por: Mel11111

    Obrigada desde ja aos comentários todos.
    Gastamos em media 8 toneladas de lenha mas para manter a casa no mínimo a 19 graus temos de ter o recuperador sempre a bombar.
    Ha divisões por estarem muito afastadas que não passam sequer dos 17 graus.
    Ja trocamos janelas, colocámos capoto e tectos falsos de modo a melhorar um pouco o conforto.
    Temos muito espaço para lenha e temos possibilidade de ter paletes de graça.


    Realmente tem ai um gasto grande de lenha mas se está confortável é botar lenha!
    Tenho familiares aí, casa 150m2, pedra do anos 50 e janelas alumínio e vidro duplo mas nada de muito moderno. Não tem capoto. Têm é muito menos elementos, cerca de 90, e dois toalheiros. Gastam cerca de 3 toneladas de lenha e a casa está sempre quente. Mas confortável mesmo! (Não tenho termómetro).
    Como é em formato Triplex e com o calor a subir se calhar funciona melhor.
    Só usam Azinho e estando em casa acendem a lareira de manhã ainda com as brasas do dia anterior. Não sei se tem alguma influência mas que tipo de lenha usa?

    Eu noto diferença da minha casa (Grande Porto) em virtude de usar mistura e ser R/c-1.º e janelas mais antigas, mas também só gasto cerca de 3.5 toneladas ano (Novembro-Abril ao fim do dia).
    As paletes são boas para fazer labareda e aquecer a água. Eu também vou colocando de vez em quando como Turbo/boost.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  14.  # 14

    Colocado por: Dacepa

    Realmente tem ai um gasto grande de lenha mas se está confortável é botar lenha!
    Tenho familiares aí, casa 150m2, pedra do anos 50 e janelas alumínio e vidro duplo mas nada de muito moderno. Não tem capoto. Têm é muito menos elementos, cerca de 90, e dois toalheiros. Gastam cerca de 3 toneladas de lenha e a casa está sempre quente. Mas confortável mesmo! (Não tenho termómetro).
    Como é em formato Triplex e com o calor a subir se calhar funciona melhor.
    Só usam Azinho e estando em casa acendem a lareira de manhã ainda com as brasas do dia anterior. Não sei se tem alguma influência mas que tipo de lenha usa?

    Eu noto diferença da minha casa (Grande Porto) em virtude de usar mistura e ser R/c-1.º e janelas mais antigas, mas também só gasto cerca de 3.5 toneladas ano (Novembro-Abril ao fim do dia).
    As paletes são boas para fazer labareda e aquecer a água. Eu também vou colocando de vez em quando como Turbo/boost.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mel11111


    Boa tarde!
    A questao é mesmo essa! Para estar confortável temos de colocar MUITA lenha e fazer um turbo a cada hora pelo menos!
    E a temperatura nunca superior a 19!
    Tambem vejo muitos mais casos à nossa volta que conseguem muito melhor rendimento com muito menos. Daí a nossa questao em querer mudar. O recuperador actual parece nos muito pouco rentável. As divisoes sao muito grandes, dai a necessidade de tantos elementos. E Nao temos todos ligados!

    Obrigada!
  15.  # 15

    Que recuperador tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mel11111
  16.  # 16

    Colocado por: paulosQue recuperador tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mel11111


    O recuperador já estava instalado.
    Pelas nossas pesquisas trata se de um zantia com rendimento de 70%.
  17.  # 17

    Tem de ver o modelo, para ter noção da potência do mesmo a ver se dá para esses 170 elementos.
  18.  # 18

    Alguem com alguma opiniao acerca da
    Caldeira a Lenha Chama
    Invertida Step Fuego 45 R?
    Casa 200m2 com 170 elementos.
    Obrigada!
 
0.0229 seg. NEW