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  1.  # 41

    Sim, até porque essa passagem implica comprar outro carro. Daí que, se depender de mim, quero manter o Opel o mais possível. Não me estorva nada ter carro velho, apesar da esposa me dizer que não acha bem um sr. prof universitário andar naquilo :-))) Como disse, acaba por ser também um hobby tratar dele; ainda há menos de 15 dias troquei óleo aos 390.000, velas (às quais reduzi a distância entre eléctrodos por causa do GPL), filtros, verifiquei fluídos e ainda detectei uma pequena fuga de vácuo que tenho que resolver com uma abraçadeira de 1.5€. Foi uma horita bem passada, com uma aspiração para completar.
  2.  # 42

    É bom ver que ainda há pessoas que se preocupam em estimar o seu carro e que não é só por combustível e pronto .
    • RCF
    • 21 dezembro 2022

     # 43

    Colocado por: pcspinheiroA vantagem do mercedes é que, se estiver estimado, pouco desvalorizou face aos 10 mil que pagou por ele.

    Se for em Portugal, sim.
    Mas, como provavelmente é em Andorra, agora, já não vale nada...
  3.  # 44

    Ah, pensei que fosse em Portugal. Não presto atenção a onde páramos users :-)
    • MJCC
    • 21 dezembro 2022

     # 45

    Colocado por: pguilherme
    A consumir menos? 😂


    Segundo o CB ficou a consumir menos 1L/100.
  4.  # 46

    É possível que consuma menos mesmo tendo mais potência, sim. Se a coisa for optimizada para ter mais binário a baixas rotações consegue poupar no combustível. A não ser que o ande a aproveitar nos arranques em semáforos ;-)
  5.  # 47

    Uma repro bem feita otimiza o consumo de combustível ao mesmo tempo que aumenta a potência, isso é básico.
  6.  # 48

    Colocado por: DuarteMSim, em velocidades de cruzeiro (100, 120) e em baixa carga. Aumentam a pressão do turbo e anulam a EGR.
    Há vários tipos de reprogramação. Nunca fiz mas o meu mecânico faz a muitos carros.

    Para começar, não devem ter mudado rigorosamente nada quando o pedido (pedal) está a menos de 50% ou mais.

    Colocado por: pcspinheiroÉ possível que consuma menos mesmo tendo mais potência, sim. Se a coisa for optimizada para ter mais binário a baixas rotações consegue poupar no combustível. A não ser que o ande a aproveitar nos arranques em semáforos ;-)

    Completamente falso.

    Leis fundamentais da física. Mais binário = mais força, e para isso precisa de mais energia, isto é, mais combustível.
    Não é por um motor conseguir gerar mais potência com recurso a maior injecção de combustível e aumento de pressão de turbo, que aumenta a eficiência do motor.

    A injecção está dependende de uma série de mapas, tais como posição do pedal, rpm, mudança, várias temperaturas, pressão de admissão, etc, etc.
    A reprogramação visa aumentar alguns valores em algumas circunstâncias. Mas isso apenas tem um resultado: gastar mais, nunca menos.

    A uma velocidade estabilizada, isto é, quando não está com o pedal a pedir o máximo, o motor irá gastar o combustível necessário para vencer as forças opostas (atritos internos, externos e aerodinâmicos), e isso é independente da potência que o motor consiga gerar quando em carga máxima.
    Aliás, neste regime, e a 100, 120 como refere, as diferenças na reprogramação não estão sequer a ser aplicadas.

    Para reduzir o consumo (nas mesmas condições, isto é) seria preciso melhorar a eficiência de algum componente. Não está, de forma alguma, relacionado com o aumento de potência de uma reprogramação.
  7.  # 49

    Colocado por: Vítor MagalhãesUma repro bem feita otimiza o consumo de combustível ao mesmo tempo que aumenta a potência, isso é básico.

    Optimiza o consumo de combustível? Como, concretamente? Pode elaborar esse informação aparentemente básica?
  8.  # 50

    Aproveito para referir que apenas numa condição é possível aumentar potência sem fazer consumir mais (mas irá consumir exactamente o mesmo, atenção).
    Caso haja demasiado combustível para o comburente. Isto é, uma má mistura estequiométrica resultante de uma má reprogramação. Num carro a gasóleo, fica notório o fumo preto (combustão incompleta).
    Aí, basta aumentar a pressão do turbo e, com o mesmo gasto de combustível, passa a ter mais potência. Mas isso era porque se estava a desperdiçar combustível.
  9.  # 51

    Colocado por: pguilherme
    Optimiza o consumo de combustível? Como, concretamente? Pode elaborar esse informação aparentemente básica?

    A informação básica ao nível das empresas (e não sucateiros) que fazem os remapeamentos da centralina assim como nas pessoas que procuram fazer esse procedimento ainda que na maioria sejam curiosos.

    https://www.google.com/search?q=ecu+remapping+advantages&rlz=1C1GCEA_enPT956PT956&ei=sBSjY5a6POOI9u8PtuWIgAQ&ved=0ahUKEwiW0ubT8or8AhVjhP0HHbYyAkAQ4dUDCA8&uact=5&oq=ecu+remapping+advantages&gs_lcp=Cgxnd3Mtd2l6LXNlcnAQAzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzoKCAAQRxDWBBCwA0oECEEYAEoFCEASATFKBAhGGABQ4wdY4wdgogpoAXACeACAAQCIAQCSAQCYAQCgAQHIAQjAAQE&sclient=gws-wiz-serp
  10.  # 52

    Nem nesse pesquisa genérica do Google há alguma referência sobre consumir menos.

    FYI: a informação que apresentei é do domínio da engenharia e não de empresas nem de sucateiros.
    Se é assim tão básico, não terá problemas em refutar em vez de postar um link genérico para o Google, que inclui muita informação de marketing.
  11.  # 53

    E já agora, pela ironia, veja bem o seu próprio link:
      Screenshot 2022-12-21 144216.png
  12.  # 54

    Colocado por: pguilhermeCompletamente falso.

    Leis fundamentais da física. Mais binário = mais força, e para isso precisa de mais energia, isto é, mais combustível.
    Não é por um motor conseguir gerar mais potência com recurso a maior injecção de combustível e aumento de pressão de turbo, que aumenta a eficiência do motor.


    Embora não seja engenheiro tenho algum conhecimento de motores e as coisas não são assim tão lineares como pinta, porque nem sempre um motor de fábrica está programado para dar o melhor rendimento possível ao combustível que gasta, por uma questão de controlo de emissões de gases poluentes (que não só CO2) ou de durabilidade dos componentes. Alterações ao timing de injecção, pressão de injecção, pressão do turbo e outros, podem contribuir para uma queima mais eficiente do combustível, e conseguir a mesma potência com menos combustível (ou mais potência com o mesmo) ou deslocar a curva de binário para menores rotações, permitindo rolar com razões de caixa mais elevadas. Mas isso também vai provavelmente alterar parâmetros nos gases de escape, que seriam inaceitáveis num motor de fábrica.
  13.  # 55

    Colocado por: pguilherme
    Para começar, não devem ter mudado rigorosamente nada quando o pedido (pedal) está a menos de 50% ou mais.


    Completamente falso.

    Leis fundamentais da física. Mais binário = mais força, e para isso precisa de mais energia, isto é, mais combustível.
    Não é por um motor conseguir gerar mais potência com recurso a maior injecção de combustível e aumento de pressão de turbo, que aumenta a eficiência do motor.

    A injecção está dependende de uma série de mapas, tais como posição do pedal, rpm, mudança, várias temperaturas, pressão de admissão, etc, etc.
    A reprogramação visa aumentar alguns valores em algumas circunstâncias. Mas isso apenas tem um resultado: gastar mais, nunca menos.

    A uma velocidade estabilizada, isto é, quando não está com o pedal a pedir o máximo, o motor irá gastar o combustível necessário para vencer as forças opostas (atritos internos, externos e aerodinâmicos), e isso é independente da potência que o motor consiga gerar quando em carga máxima.
    Aliás, neste regime, e a 100, 120 como refere, as diferenças na reprogramação não estão sequer a ser aplicadas.

    Para reduzir o consumo (nas mesmas condições, isto é) seria preciso melhorar a eficiência de algum componente. Não está, de forma alguma, relacionado com o aumento de potência de uma reprogramação.


    O que diz é bonito, no entanto está errado. Um carro reprogramado consome em média menos 0.4L/0,5L aos 100 (No meu caso consome menos 0.5L e aumentou a potência em 35cv). Consome menos porque altera o rácio da compressão no turbo, o que aumenta a potência e reduz o consumo.
  14.  # 56

    O efeito placebo é chato pa caneco. 99% dos casos de pessoal que conheço que reprogramam o carro e dizem que consomem menos, é porque passam a andar mais devagar para não estragar material 😇
  15.  # 57

    Colocado por: nolram

    O que diz é bonito, no entanto está errado. Um carro reprogramado consome em média menos 0.4L/0,5L aos 100 (No meu caso consome menos 0.5L e aumentou a potência em 35cv). Consome menos porque altera o rácio da compressão no turbo, o que aumenta a potência e reduz o consumo.


    Também não é inteiramente verdade, depende do que se pretende da reprogramação. Muitos querem só mais potência e binário para queimar borracha nos semáforos. Esses não vão ver economia de combustível nenhuma porque os mapas serão ajustados sem a eficiência em mente.
  16.  # 58

    Colocado por: pcspinheiroporque nem sempre um motor de fábrica está programado para dar o melhor rendimento possível ao combustível que gasta, por uma questão de controlo de emissões de gases poluentes (que não só CO2) ou de durabilidade dos componentes. Alterações ao timing de injecção, pressão de injecção, pressão do turbo e outros, podem contribuir para uma queima mais eficiente do combustível, e conseguir a mesma potência com menos combustível (ou mais potência com o mesmo) ou deslocar a curva de binário para menores rotações, permitindo rolar com razões de caixa mais elevadas.

    Então acha que um motor configurado de forma mais eficiente iria ter menor durabilidade? Percebe que isso não faz sentido?

    Acha que, de fábrica, os mapas vêm com relações estequiométricas não optimizadas? E serão ricas ou pobres?
    Depois, acha mesmo que é o tipo das repros que consegue aferir todas as ineficiências de fábrica (apesar do objectivo de fábrica é ser o mais eficiente possíveis) e conseguir aumentar a eficiência do fabricante?

    A curva de binário só é "deslocada" (isto é, aumentada) em baixas rotações à custa de maior entrega de ar e combustível (sobretudo combustível pois o turbo a baixa rpm ainda não tem muita pressão).

    Depois, o pico de binário será sempre na mesma faixa, porque é onde o motor tem maior eficiência. Uma das razões que é preciso caixas de velocidade.

    Pode fazer um mapa para "melhorar o consumo", que é remapear o pedal do acelerador.
    Isto é, de forma progressiva, o pedal ir pedindo menos do que a sua posição. Depois a partir de 80% pede o normal, e até dá destaque à reprogramação.
    Normalmente é ao contrário, "encurtam" o pedal, para que este peça mais do que a sua posição. Isto dá a sensação que o carro está mais potente, pq o pedal é mais sensível.

    Já vos dei informação suficiente para estudarem, se realmente quiserem. A partir daqui, com todos esses chichés, se estão convencidos com a informação que têm e são felizes, força :)
  17.  # 59

    Colocado por: manelvcO efeito placebo é chato pa caneco. 99% dos casos de pessoal que conheço que reprogramam o carro e dizem que consomem menos, é porque passam a andar mais devagar para não estragar material 😇

    Sem dúvida. Passam a ter mais cuidado, porque sabem que correm maior risco.

    Mas a ideia disparatada que com uma repro se consome menos não é nova, mas ajuda a vender. Nem que seja para convencer a esposa :)
    Daqui a pouco vamos entrar noutro debate infundado comum, que é a relação do peso com a vel máx 😅
  18.  # 60

    O meu pai tem o w203 de 2003 que acho que é o mesmo motor para os 2 modelos, e posso lhe dizer que para já tem 350.000 e a nivel de motor, caixa, transmissão não tem queixa nenhuma. Tem as peças de desgaste tipicas de 1 carro de aldeia que anda em paralelo.
 
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