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    • MJCC
    • 22 dezembro 2022

     # 61

    Ao contrário de alguns "comentadores" deste fórum, não tenho grandes conhecimentos de mecânica e engenharia, só posso falar mesmo de experiência pessoal.
    O meu W203 de 2002 após a reprogramação do carro sem mudança de qualquer outra peça do motor, registava no CB cerca de menos 1L de consumo médio, maior resposta no acelerador e um ligeiro acréscimo de velocidade de ponta, sem aumento visível de fumo saído do escape.
    O cuidado que tinha com o carro era o habitual, não puxar pelo turbo a frio e deixar "arrefecer" antes de desligar o carro.
    E quem comprou o meu carro depois foi para colocá-lo na praça e ainda dura até hoje.
  1.  # 62

    Colocado por: MJCCAo contrário de alguns "comentadores" deste fórum, não tenho grandes conhecimentos de mecânica e engenharia, só posso falar mesmo de experiência pessoal.
    O meu W203 de 2002 após a reprogramação do carro sem mudança de qualquer outra peça do motor, registava no CB cerca de menos 1L de consumo médio, maior resposta no acelerador e um ligeiro acréscimo de velocidade de ponta, sem aumento visível de fumo saído do escape.
    O cuidado que tinha com o carro era o habitual, não puxar pelo turbo a frio e deixar "arrefecer" antes de desligar o carro.
    E quem comprou o meu carro depois foi para colocá-lo na praça e ainda dura até hoje.

    Tudo certo, mas eu não me fio pelo que aparece no CB, as médias fazem-se atestando o depósito.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  2.  # 63

    Colocado por: MJCCregistava no CB cerca de menos 1L de consumo médio

    E acha que não houve NENHUMA variação nas condições de condução durante esses períodos onde calculou a média?
    Embora a média do CB não seja de fiar, tenho depósitos em que faço média de 7 e outros que faço de 4.3. Depende apenas do pé direito.

    Já agora, para informação, as reprogramações aumentam o mapa da injecção (mg de combustível / cilindro / rotação), entre outros.
    Como deve imaginar, nem faz sentido debitar mais combustível quando o condutor não está a pedir, isto é, quando não está a carregar mais no acelerador.

    Se injecta mais, produz mais força, aumenta rpm e gasta mais combustível.
    Se injecta menos, não consegue manter a carga e reduz rpm.

    Acha que, para manter o equilíbrio a uma rpm estabilizada, uma repro vai fazer a magia de gastar menos energia?

    Como disse, só se o carro já não estiver de origem e tiver com uma mistura muito rica e por isso injecta combustível que acaba por não ser queimado. Em gasóleo é o típico fumo preto. Aí, pode perfeitamente reduzir-se a injecção, que o carro anda o mesmo e gasta menos.
    Casos como este, que se encontram facilmente na internet, muitas vezes com orgulho:
    • RCF
    • 22 dezembro 2022

     # 64

    Colocado por: MJCCO meu W203 de 2002 após a reprogramação do carro sem mudança de qualquer outra peça do motor, registava no CB cerca de menos 1L de consumo médio, maior resposta no acelerador e um ligeiro acréscimo de velocidade de ponta, sem aumento visível de fumo saído do escape.

    Portanto, o mecânico, "repro", ou como queira chamar ao técnico que reprogramou esse motor, conseguiu fazer o que não conseguiram fazer os engenheiros da Mercedes, pagos a preço de ouro, com tecnologia de ponta e que durante vários anos trabalharam na construção desse motor...?!
    Estranho...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  3.  # 65

    Colocado por: RCF
    Portanto, o mecânico, "repro", ou como queira chamar ao técnico que reprogramou esse motor, conseguiu fazer o que não conseguiram fazer os engenheiros da Mercedes, pagos a preço de ouro, com tecnologia de ponta e que durante vários anos trabalharam na construção desse motor...?!
    Estranho...
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nostradamus

    É por isso que a mesma motorização e periféricos tem potências diferentes muitas das vezes, porque os engenheiros não souberam fazer mais...
    • RCF
    • 22 dezembro 2022

     # 66

    Colocado por: Vítor Magalhães
    É por isso que a mesma motorização e periféricos tem potências diferentes muitas das vezes, porque os engenheiros não souberam fazer mais...

    Sim, o mesmo bloco de motor pode ter (e tem) potências diferentes. Acontece em várias marcas. O estranho é o motor com mais potência (e melhores prestações) gastar menos combustível.
  4.  # 67

    Colocado por: RCF
    Sim, o mesmo bloco de motor pode ter (e tem) potências diferentes. Acontece em várias marcas. O estranho é o motor com mais potência (e melhores prestações) gastar menos combustível.

    E porque é que tem potências diferentes?
    • smart
    • 22 dezembro 2022 editado

     # 68

    Hum.
    Os mapeamentos dos blocos, construídos de origem pelos fabricantes dos veículos, tem diversos parâmetros de interesse, muitas vezes mais importantes que as prestações do motor.
    Estou a lembrar me do caso da VW, cuja carga fiscal do bloco 1.6 TDI entre outros nos vários países da Europa, estão relacionadas com os valores das emissões em determinados regimes de funcionamento, obtendo assim a vantagem de pagar um imposto mais baixo, tornando o veículo mais competitivo perante a concorrência, mas mais penoso no conforto da condução.
    Portanto, não será só as prestações e fiabilidade os pilares a ter em conta.
    Naturalmente que mapeamentos diferentes para o mesmo bloco, originam prestações e consumos distintos no caso de percorrer uma determinada distância, com carga semelhante no acelerador, ficando a diferença de consumo mais evidente nestas amostras em análise, caso se recorra a cx automática.
    Se a diferença é relevante ou não, depende da extensão do percurso e da sensibilidade do condutor.. €
  5.  # 69

    Colocado por: RCFSim, o mesmo bloco de motor pode ter (e tem) potências diferentes. Acontece em várias marcas. O estranho é o motor com mais potência (e melhores prestações) gastar menos combustível.

    Nem mais.

    Embora numa motorização mais potente, se tiver menos peso e/ou uma melhor aerodinâmica, até pode consumir menos nas mesmas condições. Mas não é pelo facto do motor, em carga máxima, produzir mais potência. São outros factores.
  6.  # 70

    Colocado por: RCFPortanto, o mecânico, "repro", ou como queira chamar ao técnico que reprogramou esse motor, conseguiu fazer o que não conseguiram fazer os engenheiros da Mercedes, pagos a preço de ouro, com tecnologia de ponta e que durante vários anos trabalharam na construção desse motor...?!
    Estranho...

    Muitos dos tipos que fazem repros apenas aumentam em percentagem os valores que já estão nos mapas.
    Os mais industrializados, compram ficheiros lá fora, para poderem aplicar a qualquer carro.

    A esmagadora maioria deles não tem sequer acesso aos mapas de eficiência das turbinas que estão a usar, pelo que é tudo a olho.

    Mas uma coisa tiro o chapéu: conseguem vender a imagem que sabem mais que os próprios fabricantes!
    • MJCC
    • 23 dezembro 2022

     # 71

    É bom ver que neste fórum casa existem "entendidos" de tudo...
    Mais ainda, diria "São Tomés", uma vez que só crêem quando vêem 😒
    Existem mecânicos, curiosos, engenheiros e inventores para tudo, por isso a ciência e técnica evoluem.
    Não ficam paradas no tempo e no seu conhecimento limitado como alguns "gênios do teclado".
    Várias pessoas que me dizem que os seus carros reprogramados reduziram o consumo de combustível. Porquê, não sei. Só sei que assim é.
    Mas devemos estar todos enganados.
  7.  # 72

    Dentro deste gênero?
      Screenshot_2022-12-23-16-53-28-055_com.facebook.katana.jpg
  8.  # 73

    Um W210, provavelmente de um velhote que estava a ficar cego e paralítico, dormia sempre em garagem, com quilómetros em promoção Black friday.
    Concordam com este comentário: manelvc
  9.  # 74

    Pode bem já ter dado a volta 😅
  10.  # 75

    Barba feita.
  11.  # 76

    Hum
    E pq não procurar caixa manual?
    Cada intervenção de fundo na cx automática , são uns bons milhares...
    As caixas manuais habitualmente duram a vida do carro
    Entre uma opção e a outra, não sendo veículos novos nem recentes e com kms na ordem dos 300 mil, não comprava cx automática...
  12.  # 77

    Esta é uma dúvida que tenho, porque a manutenção da cx auto não é algo que se faça na própria garagem, e eu queria ser capaz de fazer a manutenção com custos reduzidos. Se bem que imagino que uma purga completa do óleo de transmissão não se faz a cada vez que se troca o óleo.
    Mas a esposa queria auto para estar á vontade para conduzir. Nunca se deu com pontos de embraiagem e está nas suas sete quintas com um EV.
  13.  # 78

  14.  # 79

    meu 1º mercedes 220 cdi novo 1998 inicio dos cdis familiares ,300.000 kl andados ate 12 anos depois , problemas nada, seguiu-se a carrrinha 204 220 cdi 170 cv importada ate agora apenas material de comprovado desgaste zero problemas esta com 350.000 versao avangarde com todos os extras estando agora a pensar em a vender e so ja nao foi por gostar tanto do carro, pois em fevereiro deste anp comprei um gla 220 amg MERCEDES estando c os dois agora ja quase estou preparado para o vender .. meus sres essa historia dos muitos problemas q dao depende da seriedade da oficina assistente tenho plena certeza,, que ninguem duvide ,nessa vertente tambem tive bastante sorte
    •  
      jorgand
    • 24 dezembro 2022 editado

     # 80

    O meu velhinho.
    Ontem 1milkm um depósito
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