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  1.  # 81

    Colocado por: pguilhermeMas uma coisa tiro o chapéu: conseguem vender a imagem que sabem mais que os próprios fabricantes!


    Eles não sabem mais que os fabricantes, aliás basta ver que o que os fabricantes conseguem fazer com motores 1.6.

    O que eles não têm é as restrições e valores máximos a atingir, tando que mesmo sabendo muito até a vw teve de andar a aldrabar o mercado. Os fabricantes fazem o melhor para vender, não o melhor que sabem fazer.
    Os carros vêm todos entupidos, os reprogramadores desentopem.
  2.  # 82

    Eheh.
    Seguindo a sua analogia, se desentope, haverá maior caudal de combustível. Ou a potência extra vem do ar?

    Repare: para os fabricantes cumprirem as normas, têm todo o interesse em alcançar a maior eficiência possível.
    Um funcionamento optimizado para eficiência é diferente de um funcionamento optimizado para obter rendimento máximo.

    O que diz é que os reprogramadores, para além de conseguirem mais potência (ao "removerem as restrições") ainda o conseguem com menos gasto de combustível, ou seja, uma maior eficiência.

    Se procurar pelos mapas da ECU e as alterações que são feitas, irá verificar que apenas se aumentam valores (início e duração de injecção, boost, drivers wish, tecto de temp. de admissão, escape, lambda/fumo, etc).
    Ora, como é que aumentando o combustível, se pode consumir menos?

    E por fim, quando em vel estabilizada, apenas será injectado o combustível necessário para manter a vel.
    A única forma do carro consumir menos nesta circunstância, é se de origem estivesse a desperdiçar combustível. Com as restrições impostas que falou, actualmente seria impensável.

    Mas há diversos fóruns, sites e imensos videos que descrevem à exaustão os mapas da ECU.
    Procure por "WinOLS maps" e terá muito para se entreter.
    Se tiver alguma dúvida concreta (e não apenas suposições), coloque aqui, que talvez consiga esclarecer.
  3.  # 83

    Colocado por: pguilhermeO que diz é que os reprogramadores, para além de conseguirem mais potência (ao "removerem as restrições") ainda o conseguem com menos gasto de combustível, ou seja, uma maior eficiência.


    Não necessáriamente, embora só com simples facto de eliminar a EGR e FAP o carro ganha potência e consome menos.
    A EGR cria carvão na admissão, restringe o caudal de ar e a sua qualidade. o FAP é simplesmente um cancro.

    Com uma boa reprogramação o carro ganha potência (sem exageros) e consome menos em velicidades de cruzeiros (2000rpm mais menos) pois o turbo está a trabalhar com menos pressão.

    Se quiser esclarecer dúvidas vou a quem sabe e faz (que foi quem me explicou algumas coisas), não me interessa opiniões de curiosos de internet.
    Concordam com este comentário: MJCC
  4.  # 84

    Colocado por: DuarteMCom uma boa reprogramação o carro ganha potência (sem exageros) e consome menos em velicidades de cruzeiros (2000rpm mais menos) pois o turbo está a trabalhar com menos pressão.

    Nada disso faz sentido.
    1) Não consome menos, pois está a ser injectado mais combustível.
    2) Em velocidade de cruzeiro a +- 2000rpm não entra sequer nas zonas onde os mapas são alterados. Ou seja, está stock.
    3) O turbo não vai a fazer menos pressão, pois isso resultaria numa mistura mais rica e lá está, o tal desperdício e fumo preto.

    Colocado por: DuarteMSe quiser esclarecer dúvidas vou a quem sabe e faz (que foi quem me explicou algumas coisas), não me interessa opiniões de curiosos de internet.

    Então porque participa num fórum? Aqui há sobretudo DO. Se quiser esclarecimentos tb apenas pergunta a empreiteiros?
    Não precisa entrar numa falácia de apelo à autoridade.
    Estou a apresentar dados concretos que pode refutar objectivamente e essa é a parte interessante, a troca de ideias.

    Aproveito e pergunto onde reprogramou o seu carro?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • RCF
    • 4 janeiro 2023

     # 85

    Colocado por: pguilhermeEntão porque participa num fórum?

    Para esclarecer os outros, obviamente...
  5.  # 86

    Colocado por: pguilherme1) Não consome menos, pois está a ser injectado mais combustível.


    Consome em determinadas circunstâncias e dependendo do motor. A razão é exactamente a mesma que um 1.9TDI 110cv consome o mesmo ou até mais que um 1.9TDI 130cv a 100km/h. Se carregar no pedal vai consumir mais como é óbvio. Mas no caso da reprogramação ainda há o acrescimo da anulação da EGR que praticamente todos fazem.

    Colocado por: pguilherme2) Em velocidade de cruzeiro a +- 2000rpm não entra sequer nas zonas onde os mapas são alterados. Ou seja, está stock.


    Aí não? Hummmm....está bem. Há casas que até fazem á medida do cliente, não custam é 300 ou 400 euros.

    Colocado por: pguilherme3) O turbo não vai a fazer menos pressão, pois isso resultaria numa mistura mais rica e lá está, o tal desperdício e fumo preto.


    Engabei-me, o turbo vai a fazer mais pressão e não menos. Além da pressão pode-se mexer também na geomietria que é o que alguns fabricantes fazem em modelos iguais com potências diferentes.

    Colocado por: pguilhermeEntão porque participa num fórum? Aqui há sobretudo DO. Se quiser esclarecimentos tb apenas pergunta a empreiteiros?
    Não precisa entrar numa falácia de apelo à autoridade.
    Estou a apresentar dados concretos que pode refutar objectivamente e essa é a parte interessante, a troca de ideias.


    Quem quer ficar bem esclarecido terá sempre de perguntar a quem de direito. Eu transmito o que entendidos me explicaram. Não há aqui ninguém na área, mas há forúms onde alguns participam.
    E teoria nem sempre reflete a prática, em tudo. Em teoria os carros sem FAP chumbariam todos na inspeção...LOl.

    Outra coisa interessante é a estratégia comercial que os vendedores fazem para explorar o mercado, lançam versões"capadas" para depois ir apresentado "novidades". É apenas negócio.
    Um caso curioso era nos 1.6 HDI 110cv /TDCI/Mazda/Volvo. Onde o ford era o que andava mais e consumia o mesmo ou menos. Sabe qual a única diferença entre todos estes modelos? A programação da centralina de cada fabricante. O Mazda nem tinha boost de 270nm.
    Isto são coisas que vou ouvindo de quem acredito sériamente que sabe o que está a fazer.

    Uma coisa fique clara, não há milagres e aumentar 30% de potência e manter os consumos é irreal. O que consegue é em alguma ocasiões e motores baixar um pouco (coisa pouca) e ter um acréscimo de binário/potência mas nada de especial.

    Aumentar resposta e potência ao mesmo tempo que se diminui os consumos (na ordem de até 1 litro) e aumentar a fiabilidde do motor é do mais simples que existe e nem é necessário reprogramações de mapas, basta mesmo retirar toda a porcaria que os fabricantes foram obrigados a colocar nos carros.


    Colocado por: pguilhermeAproveito e pergunto onde reprogramou o seu carro?


    PKE, há uns bons anos e por curiosidade. Não liguei a consumos, mas disseram-me que era possivel qualquer coisa. O meu objectivo não era esse. Fiquei impressionado, principalmente com resposta em baixas.
  6.  # 87

    Colocado por: RCFPara esclarecer os outros, obviamente...


    Eu não esclareço nem quero esclarecer ninguém em assuntos onde não sou "perito".
    "Peritos" de internet também dispenso, quem aqui os vê escrever parece que têm a solução para construir uma moradia de 300m2 perfeita com tudo do bom e melhor a 1000 euros o m2. Isto a contratar, se for com as próprias mãos e um teclado dos bons ainda sai mais barato e perfeito.

    Quem quer ficar realmente esclarecido tem de se mexer e perguntar a quem sabe e trabalha com as coisas, o resto são dicas e opiniões que podem ajundar a encontrar a melhor ajuda.
  7.  # 88

  8.  # 89

    Hum..
    213 mil em 18 anos
    São 12 mil ano,
    Em média, Mil por mês, ou seja 500 para cada lado
    É consultar o livro revisões
    Tem caixa auto e esta anunciado como manual.
  9.  # 90

    Sim, esses erros nos anúncios auto vs manual, 5 vs 6 velocidades et são muito comuns. Eu vi logo pelas fotos que é caixa auto (é o que pretendo). A idade já não é pouca mas se estiver bem tratado e tiver histórico de manutenção (é algo que não passarei sem ver), não há razão para que, com miminhos e óleos a tempo e horas, não dure outros tantos kms. Não quer dizer que compre este, mas agradou-me. Se dependesse só de mim ficava com o Opel mais uns anos (enquanto resistir).

    Os preços dos usados andam também um bocado inflacionados... Não sei com o que é que o pessoal se anda a esdrunfar ultimamente, mas até me apareceu um à venda por 18.000€, um "simples" 220 CDI (certo que com menos de 200k km, mas mesmo assim!)
  10.  # 91

    Epá, 12 mil euros por um carro com quase 20 anos e 220.000km.
    Os preços dos carros usados estão completamente de loucos...

    Por 12 mil euros, encontras viaturas mais recentes, com outra segurança, e também com menos km.... (claro que não estou a falar de Mercedes e outras marcas "premium"...)
    Cada um saberá de si...
  11.  # 92

    Sim, aparecem sempre mais baratos, alguns por 7-9k€. Mas, como disse, não quer dizer que compre este. E muitos vendedores de usados andam metidos em algo que não faz bem a cabeça, é certo :-))
    Por outro lado, já tive carros modernos e não obrigado. Nem era possível mudar pastilhas de travão sem ligar á máquina. Prefiro algo em vias de ser clássico e que eu consiga fazer revisões, manutenção e pequenas reparações.
  12.  # 93

    Só agora vi actividade neste tópico.

    Colocado por: DuarteMConsome em determinadas circunstâncias e dependendo do motor. A razão é exactamente a mesma que um 1.9TDI 110cv consome o mesmo ou até mais que um 1.9TDI 130cv a 100km/h

    Escreveu mas não disse nada.
    A razão é exactamente a mesma que.... mas qual é a razão??
    Como é que gasta menos se está a injectar mais combustível?
    O que é que depende do motor?

    Colocado por: DuarteMAí não? Hummmm....está bem. Há casas que até fazem á medida do cliente, não custam é 300 ou 400 euros.

    Não é por ser mais caro. É pq não faz sentido.
    NENHUMA repro vai mexer nessas regiões dos mapas por uma razão lógica: quando não está a pedir mais potência (isto é, quando não está a carregar forte no acelerador) porque raio a centralina iria comandar mais produção? O acelerador não é para ser um interruptor On-Off.

    Colocado por: DuarteMEngabei-me, o turbo vai a fazer mais pressão e não menos. Além da pressão pode-se mexer também na geomietria que é o que alguns fabricantes fazem em modelos iguais com potências diferentes.

    Para além da pressão pode mexer-se na geometia? Isto não faz sentido.
    A pressão controla-se PELA geometria (nos TGV, claro). Quanto mais abre o angulo das pás, mais ar do escape passa pela turbina e aumenta a velocidade da compressora, aumentado a pressão da admissão.
    Sabe o que é a geometria, certo?
    Nem todos os turbos são de geometria variável e, por isso, têm um actuador de wategate (liberta o ar a partir de determinada pressão). Isto é muito mais comum nos carros gasolina, pois as temperaturas de escape eram muito incompatível com o mecanismo da TGV. Mas há casos, tal como alguns 911 turbo, com a geoemtria numas ligas metátlicas especiais e mais recentemente em motores mais pequenos.

    Colocado por: DuarteMPKE, há uns bons anos e por curiosidade

    Pergunte lá ao Nuno como é que pode baixar o consumo com os seus mapas? ;)

    Colocado por: DuarteMA programação da centralina de cada fabricante.

    Quem lhe disse isso?
    Mesmo entre motores do mesmo modelo há imensas variações... cambota, relações de caixa, marca/modelo do turbo, injectores, etc, etc.

    Colocado por: DuarteMO Mazda nem tinha boost de 270nm.

    Boost é a pressão de admissão. É medida em bar.
    Nm é uma medida de binário, resultado da força que o motor consegue exercer em determinadas condições.
    "270Nm de boost" simplesmente não faz sentido.

    Não tem que acreditar nos guerreiros da internet. Mas não leve a mal se a sua falta de argumentos técnicos não conseguir convencer.
    Como disse, se tiver alguma questão/dúvida concreta, talvez possa respondes. Mas crenças é no departamento de teologia ;)
  13.  # 94

    Colocado por: MLopes_Epá, 12 mil euros por um carro com quase 20 anos e 220.000km.
    Os preços dos carros usados estão completamente de loucos...

    Por 12 mil euros, encontras viaturas mais recentes, com outra segurança, e também com menos km.... (claro que não estou a falar de Mercedes e outras marcas "premium"...)
    Cada um saberá de si...


    É verdade, mas para acrescentar à minha resposta anterior, se vir no anúncio, o preço está "dentro da média do mercado". O mercado dos usados é que anda um bocado chulo no gerla, e não sei se é tendência que vá reverter em breve.
  14.  # 95

    Bem, independentemente do que digam acerca de serem "charutos velhos" e que não valem o dinheiro, o certo é que tem vendido como castanhas quentes. Parece, também, que tenho olho para potenciais bons negócios, já que os que tenho mencionado desaparecem bem depressa. Contactei o stand para marcar visita para daqui a uns dias e este E270 com os interiores claros já foi em poucos dias.
  15.  # 96

    Só para voltar ao assunto que veio à baila acerca dos preços ridículos dos usados, vejam o preço que este senhor pede por um carro com 17 anos, porque, segundo ele, "está como novo é só tem 132.000 km". Abordei-o acerca do carro e diz que "está listado pelo preço apropriado". Não sei se ria ou se chore com tanta ilusão. Que tipo de drunfa dá tanto optimismo?

    https://www.olx.pt/d/anuncio/mercedes-benz-e220-IDHwAbM.html
  16.  # 97

    Pela matricula foi importado recentemente.

    Não percebo o interesse em importar cagalhons todos mamados de 15 anos de sal para depois vender a quase 20 mil.

    Gosto da média do CB: 10.5L/100 km para uma trajecto urbano. Perfeitamente aceitável nos dias de hoje.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 98

    131000km, deve ter perdido os quilómetros pelo caminho.

    Fizeram a barba aos quilómetros.
  18.  # 99

    Confesso que nem reparei na questão da matrícula. Mas sim, parece difícil (mas não impossível) ter tão poucos kms.
  19.  # 100

    Colocado por: Varejote131000km, deve ter perdido os quilómetros pelo caminho.

    Fizeram a barba aos quilómetros.


    Os quilómetros e o lettering...
    Cx automática sem garantias pode ser um risco muito grande. Essa quilometragem deve ser tão honesta como a classe politica portuguesa..
 
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