Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos.

    Comprei um fogão/forno elétrico e pensava que vinha com os 3 fios normais para ligar a caixa de derivações, mas em vez disso veio com um painel no próprio eletrodoméstico que nunca vi e agora não faço a ideia como conectar, já liguei a dois eletricistas mas anda tudo muito ocupado e nunca podem vir cá. (simplesmente hoje em dia ninguém quer biscates).

    Se alguem me pudesse dizer aonde ligar cada um dos fios ficava grato. Vou anexar as fotos.

    Foto dos fios da caixa de derivações

    Foto do painel do fogão/forno
  2.  # 2





    estão aqui as fotos caso não consigam ver
  3.  # 3

    Se a casa é monofásica, tem de implementar as ligações do primeiro esquema, mas tem de ter fio seu.
    Liga os 3 terminais da esquerda entre si e à fase, ligar o neutro ao "shunt" que está nos terminais 4 e 5, e ligar a terra ao borne de terra.
  4.  # 4

    Tem de utilizar o esquema de ligação superior Esquerdo, em monofásico. (220/230/240V AC)
    Qual é a potencia electrica desse Fogão? ( é forno + placa vitro electrico?)


    PS: deveria conectar esse equipamento com condutores de 4mm2.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasTem de utilizar o esquema de ligação superior Esquerdo, em monofásico. (220/230/240V AC)
    Qual é a potencia electrica desse Fogão? ( é forno + placa vitro electrico?)


    PS: deveria conectar esse equipamento com condutores de 4mm2.



    obrigado pela resposta.

    Sim é forno mais placa e supostamente a "Potência da Placa 6800 W"

    O unico problema é que tenho só 3 fios, o terra eu sei aonde liga é no parafuso embaixo no canto direito, mas o azul e o castanho é que não sei, e são os unicos fios que andam pela casa toda.
  6.  # 6

    Ora tem circuito 2.5mm, 16A 3680w máximo.

    Placa + forno é curto, se não alterar o circuito terá de fazer boa gestão, senão vai disparar regularmente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: João B.O unico problema é que tenho só 3 fios, o terra eu sei aonde liga é no parafuso embaixo no canto direito, mas o azul e o castanho é que não sei, e são os unicos fios que andam pela casa toda.


    Colocado por: Bruno.AlvesLiga os 3 terminais da esquerda entre si e à fase, ligar o neutro ao "shunt" que está nos terminais 4 e 5, e ligar a terra ao borne de terra.

  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.Alves




    Sim eu li, mas estou com dificuldade em entender a parte do "ligar os 3 terminais da esquerda entre si e à fase" ou seja como? arranjo um fio e ligo entre si os 3? e depois liga a fase? mas o que é a fase? e que fio? o castanho?

    "ligar o neutro ao "shunt"" o que é o shunt? é a peça de metal? ligo a isso? ao parafuso de cima ou debaixo ou a peça de metal? e o neutro qual é? o azul?

    só queria linguagem menos técnica porque se soubesse isso certamente também já tinha ligado e nao estava aqui...
  9.  # 9

    A placa não traz umas chapas metálicas para fazer os shunts (bypass)?
  10.  # 10

    Colocado por: VarejoteA placa não traz umas chapas metálicas para fazer os shunts (bypass)?


    Não traz também ja estive a procura, posso utilizar o fio castanho? corto um bocado e ligo entre eles com isso?
  11.  # 11

    Sim, é isso. O shunt é um mero troço de material condutor, pode usar perfeitamente um troço de fio castanho. Liga os três terminais 1, 2 e 3 entre si e à fase (castanho). O neutro, azul, liga no 4, que já tem shunt para o 5. O terra liga no que sobra.

    Como lhe disseram, isso é muita areia para um fio de 2.5mm^2 e um disjuntor de 16A. Você vai ter o disjuntor a disparar com frequência queira usar muitas bocas e/ou forno em simultâneo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 12

    O shunt neste caso é ter as 3 fases ligadas em simultâneo (L) e os 2 neutros ligados em simultâneo (N que já estão com aquele barramento em cobre). Pode fazer o barramento com um fio de cobre de 4mm e depois liga a Fase num dos buracos da fase e o Neutro num dos buracos do Neutro.

    Se as cores estiverem corretas, o azul é o Neutro e o castanho é a Fase.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
      Sem Título4.png
  13.  # 13

    mude o condutor desde o quadro até a placa por 6mm e mude o disjuntor por um de 32A
  14.  # 14

    Atenção que o forno está no mesmo circuito que a placa.
  15.  # 15

    se não der... 4mm com disjuntor de 25A, fica limitado aos 5750W
  16.  # 16

    Já fiz a ligação. Obrigado a todos esta a funcionar.

    Agora resta saber se vai aguentar, se não tenho mesmo de trazer mais cabos do quadro. Acho isso tudo estranho pois quando fiz a instalação pedi ao eletricista para meter esta ligação aqui pois ja estava a pensar em trocar o fogão a gas por um eletrico, estranho ele ter metido pouca potencia.

    Obrigado a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  17.  # 17

    a questão agora é saber qual a secção do tubo... para ver se passam bem os conudtores
  18.  # 18

    Chega e sobra. nem sei com consigo governar com 20A contratados e com uma placa de 10200W

    Colocado por: trivialse não der... 4mm com disjuntor de 25A, fica limitado aos 5750W
 
0.0210 seg. NEW