Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: paulosPQ ter piso radiante para aquecimento e arrefecimento e ainda mais AC?!

    Na maior parte dos casos é porque se tem um orçamento bem gordo ou então é para dizer que se tem.
    • eu
    • 25 dezembro 2022

     # 22

    O AC é muito mais rápido e eficiente a arrefecer que o piso radiante.
  2.  # 23

    O meu muito obrigado, a todos aqueles que responderam.
    Sinceramente concordo que não faz muito sentido estar a investir em painéis solares, tendo já uma bomba de calor.
    Já tomei a decisão de colocar bomba de calor, painéis fotovoltaicos e pré-instalação de painéis solares.
    As AQS serão aquecidas pela Bomba de Calor, sendo esta apoiada pelos painéis fotovoltaicos.
    Em dias sem sol, será a Bomba de Calor a aquecer as AQS através de eletricidade da rede, sendo que o consumo será sempre menor do que a resistência de um painel solar. Estou certo, neste meu pensamento?
    Em relação ao AC, não me expliquei em concreto, mas colocarei pré-instalação na moradia toda. Os equipamentos, serão somente instalados no caso de verificar que o piso radiante de arrefecimento não resulta, e se tiver uma real necessidade numa determinada área/zona da moradia. Volto a perguntar se estou a pensar corretamente...
    Em relação ao dissipador de calor para a piscina, como não terei painel solar, como poderá ser instalado?...
    Em caso de instalação desse dissipador, até ao momento só instalei um numa moradia que construí a um cliente, e sinceramente pelo valor do investimento, comparativamente ao beneficio... deixa-me muitas dúvidas...
    Para finalizar, estive a realizar uma pequena pesquisa na net sobre baterias térmicas e pareceu-me que ainda estão em fase de estudo e desenvolvimento, sendo o seu valor e retornos ainda uma incógnita... estou certo?
    Obrigado, mais uma vez, às mensagens que me enviaram como resposta ao meu POST.
  3.  # 24

    Colocado por: pedrosantos14Já tomei a decisão de colocar bomba de calor, painéis fotovoltaicos e pré-instalação de painéis solares.
    As AQS serão aquecidas pela Bomba de Calor, sendo esta apoiada pelos painéis fotovoltaicos.
    Em dias sem sol, será a Bomba de Calor a aquecer as AQS através de eletricidade da rede, sendo que o consumo será sempre menor do que a resistência de um painel solar. Estou certo, neste meu pensamento?
    Em relação ao AC, não me expliquei em concreto, mas colocarei pré-instalação na moradia toda. Os equipamentos, serão somente instalados no caso de verificar que o piso radiante de arrefecimento não resulta, e se tiver uma real necessidade numa determinada área/zona da moradia. Volto a perguntar se estou a pensar corretamente...

    Na minha humilde opinião está a pensar corretamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosantos14
  4.  # 25

    Ainda há uma dúvida que subsiste: colocar um painel solar com sistema forçado ou um termossifão?
    a) Em termos de aquecimento de AQS em dias sem sol, uma bomba de calor gastaria menos do que uma resistência elétrica de um termossifão, correto?
    b) O investimento num sistema forçado é o dobro do que um de termossifão. No meu caso e de acordo com os orçamentos apresentados, 2.500 euros de diferença.
    c) Ora esse valor em eletricidade, representa muitos anos se eu tivesse apenas um de termossifão havendo por isso menor necessidade de investimento.
    d) No entanto, pelo sistema que descrevi anteriormente nas minha mensagens (moradia equipada com painéis solares + bomba de calor + piso radiante), o fornecedor por mim selecionado afirma que um deposito de aguas com 2 serpentinas terei de ter sempre e que a diferença entre comprar esse deposito isoladamente ou um kit com deposito e painéis solares é apenas 1.100,00€... e que se um dia mais tarde quiser colocar painéis solares irei gastar mais do que esse valor. Afirma também que com os painéis solares com sistema forçado, irei alimentar e ajudar todos os outros sistemas, enquanto se for de termossifão, será exclusivamente para as AQS.
    Resumindo:
    1) devo colocar ou não painéis solares ou ficar apenas com a bomba de calor e comprar um depósito?
    2) devo colocar painéis solares com sistema forçado ou de termossifão?
    Obrigado, pela ajuda.
  5.  # 26

    Colocado por: pedrosantos14devo colocar ou não painéis solares ou ficar apenas com a bomba de calor e comprar um depósito
    está é a solução acertada.

    O depósito idealmente pelo princípio de produção instantânea de AQS afim de evitar os choques térmicos anti-legionella.

    Eu acrescentava painéis fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosantos14
 
0.0150 seg. NEW