Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: N Miguel Oliveirapois parece achar 35% demasiado para um estudo prévio por exemplo...

    Não, não acho 35% demasiado para a fase de aprovação do estudo prévio, desde que nesta fase esteja já feito muito do trabalho para a a aprovação das condicionantes das especialidades e esta aprovação por parte do DO seja uma aprovação efetiva e consciente.
    Não como temos ali num tópico ao lado em que o objetivo do DO foi meter o projeto na câmara e despis em obra vai fazer uma alterações.
    Não como o caso do DR que aprovou a arquitetura e especialidades e agora anda a cortar e a por em causa todas as soluções
  2.  # 82

    Colocado por: zedasilva
    Não, não acho 35% demasiado para a fase de aprovação do estudo prévio, desde que nesta fase esteja já feito muito do trabalho para a a aprovação das condicionantes das especialidades e esta aprovação por parte do DO seja uma aprovação efetiva e consciente.


    Ah, OK, por este comentario parecia:

    Colocado por: zedasilvaCom a entrega do estudo prévio o DO está obrigado a um pagamento de 35% do projeto.
    Agora pergunto eu:
    _ O DO tem a certeza que se identifica com o "traço" do arquiteto?
    _ O DO tem a certeza que o estudo prévio apresentado irá corresponder aos seus requisitos?
    É que 2450€ ainda é dinheiro para se lançar assim no escuro
  3.  # 83

    Colocado por: zedasilvaNão como o caso do DR que aprovou a arquitetura e especialidades e agora anda a cortar e a por em causa todas as soluções
    Você devia ser o primeiro a saber que o DR é chato como o caraças, não é exemplo de DO.
    Você foi fino em nem sequer dar orçamento para fiscalização senão via como elas lhe mordem :)
  4.  # 84

    Colocado por: zedasilvaNão como temos ali num tópico ao lado em que o objetivo do DO foi meter o projeto na câmara e despis em obra vai fazer uma alterações.
    Não como o caso do DR que aprovou a arquitetura e especialidades e agora anda a cortar e a por em causa todas as soluções


    Ora aí está um bom exemplo dum projecto cuja estabilidade foi definida meses antes de entrar a Arquitectura e cerca de um ano antes da própria estabilidade entrar na câmara, ainda em estudo prévio, a somar às vontades/requisitos do Dono de Obra que aparecem meses depois de aprovada a Arq. e definidas as coisas. Anda-se depois a remendar, a cortar e coser algo pensado em conjunto com tudo o resto.

    Até para casos assim, os tecnicos não devem deixar para receber tudo no final ou o projecto nunca termina.

    No inicio da carreira conheci muitos casos em que já os donos moravam na obra e ainda andavam os técnicos à cobrança pelo licenciamento por facilitar. Fasear os pagamentos termina por ser o mais justo a meu ver. Mesmo 50%-50% acho algo arriscado para ambas as partes. Mas também acho desnecessario propor 8 prestações para algo relativamente simples (licenciamento duma moradia). Agora, até a aprovação dos projectos pela câmara, não tenho dúvida que o Estudo Prévio é a fase mais demorada, mais dificil, e mais dificil de prever se tarda 1 semana ou 1 ano a fazer e satisfazer as vontades dos clientes.
  5.  # 85

    Colocado por: DR1982Você foi fino em nem sequer dar orçamento para fiscalização senão via como elas lhe mordem :)

    Muito ano a virar frango
    :)
  6.  # 86

    Colocado por: zedasilva
    Muito ano a virar frango
    :)
    mas havia de ir pra lá por uns coiratos, a culpa de andar a levantar o desvão e tirar pilares foi sua :)
  7.  # 87

    Colocado por: DR1982a culpa de andar a levantar o desvão e tirar pilares foi sua :)

    Ainda bem que contribui com alguma coisa de jeito para essa casa.
    Agora deixe-se de panel... e meta aí umas vigas e lajes aligeiradas que não estamos em tempos de gastar dinheiro dinheiro mal gasto.
    • DR1982
    • 4 janeiro 2023 editado

     # 88

    Colocado por: zedasilva
    Ainda bem que contribui com alguma coisa de jeito para essa casa.
    Agora deixe-se de panel... e meta aí umas vigas e lajes aligeiradas que não estamos em tempos de gastar dinheiro dinheiro mal gasto.
    voce não tem la passado no tópico, nota se
 
0.0209 seg. NEW