Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: hangas

    Pode, basta comunicar a recepção e pede um registo temporário ou de visita.
    Parecem-me preferível a ter carros parados fora dos lugares marcados, em cima de passeios, jardins, etc.


    Para mim isso não me faz sentido algum, quando o lugar é nosso. De manhã posso querer por um carro à tarde outro e depois à noite voltar a colocar o que estava lá de manhã.

    Por acaso no condomínio do prédio de um familiar temos lá uma pessoa que é perito do ramo automóvel e que está sempre em cima do acontecimento a nível se as pessoas tem seguro da habitação e partes comuns ou não. Já falou mais que uma vez que não se pode ter nada as garagens porque aquilo não é uma arrecadação e muito menos ter lá algo inflamável.
    E a nível matrículas de carros nunca houve qualquer pedido
  2.  # 22

    Colocado por: hangas

    Não acho nada de mais.
    São dados relevantes para uma boa gestão do condomínio.
    Quando estive em Londres o meu contrato de arrendamento tinha uma cláusula que nós pedimos para poder levar a nossa gata. E foi-me pedido pela administração da urbanização o registo do animal, número do chip, etc. não me pediram seguro de responsabilidade civil, mas assinei um termo de responsabilidade.

    Acho que é a forma correcta de fazer as coisas.

    Porque se o cãozito faz xixi na alcatifa do corredor ou das escadas nas áreas comum aguem terá que pagar a limpeza profissional. Não pode ser o deixa andar ou “desculpe la não volta a acontecer”.

    O mesmo para o estacionamento nos parques privados do condomínio, devem ser apenas para os carros registados dos moradores.


    Isso em Portugal dúvido que tenha base legal sequer.
    Podem proibir ter um animal numa zona comum que até compreendo, agora proibir na sua fração já é outra coisa, desde que seja dentro dos limites previstos por lei claro.
    Aliás pedir seguro de animais? Quando não é obrigatório por lei tê-lo?
  3.  # 23

    Os senhorios podem proibir animais num contrato de arrendamento.
    E existem várias raças de cães que são obrigadas a ter seguro. O chip já é obrigatório para todos os animais domésticos e um seguro é altamente recomendável tal como os seguros multirriscos.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 1 janeiro 2023 editado

     # 24

    E nos animais nem é uma questão de proibição. Mas uma questão de registo por vários motivos, incluindo emergências. Nomeadamente para que se possa fazer o resgate dos mesmos na ausência dos donos. ( ou sim fazem com a respectiva prioridade, claro)

    Mas por la também não era incomum ter autocolantes deste tipo mesmo em moradias.

    Nos por cá por questões históricas de PIDES e afins é que temos ainda relutância em que nos perguntem algo sem que nos saia o “o que é que tens a ver com isso”

    E funciona para os dois lados. É informação que também pode ser útil em favor próprio. Se alguém parar um carro no meu lugar, é fácil ir a recepção e resolver a situação na hora. Senão faço o que bater a porta do vizinho? E se o carro for de uma visita? Ou se não for de ninguém da zona?

    Mas quanto aos lugares estamos mais a falar dos lugares “públicos” não dos lugares que fazem parte da fração ou para os quais existe um aluguer. Isto é mais para os lugares na via pública, que nestes espaços é na verdade privado e gerido pela empresa de “condomínio”
    E sim, há “ multas” e são válidas para os prevaricadores. Na realidade são facturas para taxas de serviços cuja adesão é implícita ao aceder ao local ( bem anunciado)
      11B2A4AA-7E50-473F-A17C-8D2B4C1C82CA.jpeg
    • hangas
    • 1 janeiro 2023 editado

     # 25

    Colocado por: OvelheiroIsso em Portugal dúvido que tenha base legal sequer.




    Acredito. Cá vale tudo. Carros nos passeios, estacionados em contra-mão, na faixa de rodagem, porque da mais sombra que no estacionamento , fica do este as moscas.
    Garagens cheias de “tralha” e os carros amontoados na rua.

    Cá vale tudo menos civismo.

    E pronto este foi o meu rant de ano novo! Mas é só para reforçar a minha opinião de que não acho um escândalo um condomínio ou uma urbanização privada, mais organizada, solicite estes tipo de dados aos seus usufrutuários.
    Ainda para mais se em assembleia a maioria assim decidir.
  4.  # 26

    Penso que estão a discutir alguns aspectos da vida em condomínio mas a regerem-se por leis completamente diferentes.

    De certeza que a lei inglesa difere da lei portuguesa.
  5.  # 27

    Colocado por: hangas



    Acredito. Cá vale tudo. Carros nos passeios, estacionados em contra-mão, na faixa de rodagem, porque da mais sombra que no estacionamento , fica do este as moscas.
    Garagens cheias de “tralha” e os carros amontoados na rua.

    Cá vale tudo menos civismo.

    E pronto este foi o meu rant de ano novo! Mas é só para reforçar a minha opinião de que não acho um escândalo um condomínio ou uma urbanização privada, mais organizada, solicite estes tipo de dados aos seus usufrutuários.
    Ainda para mais se em assembleia a maioria assim decidir.


    Estamos a confundir coisas. Uma coisa é respeitar a lei, outra é obrigar a algo que jurídicamente não tem fundamento. E de nada lhe vale decidir algo em assembleia de condomínio que é totalmente ilegal.
    Relativamente ao primeiro parágrafo concordo consigo, além da falta de civismo há falta de punição e quando por algum motivo chama as autoridades e se as mesmas se dignarem a aparecer já o prevaricador foi embora
  6.  # 28

    Os condomínios em Portugal têm um certo pendor para a ditadura. Pensam que podem mandar na propriedade dos outros.
  7.  # 29

    Colocado por: OvelheiroE de nada lhe vale decidir algo em assembleia de condomínio que é totalmente ilegal.


    O RGPD não é o bicho papão que se faz parecer ser. Mas tem as costas largas.
  8.  # 30

    Colocado por: hangas

    O RGPD não é o bicho papão que se faz parecer ser. Mas tem as costas largas.


    O que é que o RGPD tem a ver com o assunto? Não percebi a relação.
  9.  # 31

    Colocado por: rjmsilvaOs condomínios em Portugal têm um certo pendor para a ditadura. Pensam que podem mandar na propriedade dos outros.


    É isso e as maiorias simples para coisas em que é preciso pelo menos 2/3 sem oposição.
  10.  # 32

    Colocado por: OvelheiroO que é que o RGPD tem a ver com o assunto? Não percebi a relação.


    Posso ter percebido mal, mas entendi que a eventual ilegalidade de um condomínio pedir esse tipo de dados estaria relacionado com questões de privacidade ao pedir e gerir esses dados.
  11.  # 33

    Eu refiro-me ao facto do condomínio pedir um seguro de animais quando o mesmo não é sequer obrigatório por lei, só por aí já se vê a ilegalidade da coisa.
  12.  # 34

    Colocado por: OvelheiroEu refiro-me ao facto do condomínio pedir um seguro de animais quando o mesmo não é sequer obrigatório por lei, só por aí já se vê a ilegalidade da coisa.


    Nesse ponto concordo. Não poderá ser exigido um seguro, mas julgo que estamos de acordo que poderá e deverá ser sempre exigida responsabilidade ao dono.
    Caberá ao próprio consonante avaliar o risco e decidir se faz um seguro ou se suporta ele próprio os eventuais danos.
  13.  # 35

    Colocado por: Ovelheiro

    É isso e as maiorias simples para coisas em que é preciso pelo menos 2/3 sem oposição.

    Pois a maioria dos condóminos não quer saber das Assembleias de condóminos, mas depois vêm berrar que tomaram decisões que não gostaram. Tal e qual como nas eleições, a abstenção é enorme mas depois no café estão todos contra os que foram eleitos.
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 36

    Sim, o mal é geral, dos que não querem saber de nada e dos que se acham donos disto tudo.
  15.  # 37

    No meu prédio é só para teremos uma noção em caso de roubos como já existiu.
    A garagem é minha e coloco lá os carros que quero.
    Perguntamos animais e pessoas acamadas visto em caso de incêndio ser mais fácil de alertar os bombeiros.
    São aspectos que não custa nada facultar.
    Mais importante e houve problemas porque um proprietário não tinha foi uma inundação entre vizinhos.
    Vamos a pedir e não tinha seguro...
    Se vosse um caso grave já a coisa ia ficar preta.
  16.  # 38

    Colocado por: rjmsilvaSim, o mal é geral, dos que não querem saber de nada e dos que se acham donos disto tudo.


    Como rodados entre proprietários de 2 em 2 anos Isso não acontece.
    Grande mal é nas reuniões nunca aparecem.
    Na última só foram metade😅
 
0.0212 seg. NEW