Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ver se resolve o seu problema.
  2.  # 22

    Ainda não se fizeram as alterações,

    Para a semana já devo ter um bocado para se avançar com isso.
    Depois dou feedback.
  3.  # 23

    Ou coloca 2 bombas ou então 2 reguladores de caudal nos retornos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  4.  # 24

    Colocado por: bettencourtOu coloca 2 bombas ou então 2 reguladores de caudal nos retornos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Então? Como foi discutido anteriormente não vai funcionar? Por ter dois circuitos de retorno?
    • SrR
    • 14 janeiro 2023

     # 25

    Colocado por: FilipeJAA

    Então? Como foi discutido anteriormente não vai funcionar? Por ter dois circuitos de retorno?
    basta regular o caudal em cada um, para isso um simples passador em cada circuito para compensar o mais desfavorável e deve ser o que basta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  5.  # 26

    Colocado por: SrRbasta regular o caudal em cada um, para isso um simples passador em cada circuito para compensar o mais desfavorável e deve ser o que basta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Ok. Pelo sim pelo não, e vidro que vou mexer na instalação, posso sempre deixar um passador em cada retorno caso seja preciso regular o caudal. Até pode servir de torneira de segurança caso seja preciso intervir no futuro.
    Concordam com este comentário: dom123
  6.  # 27

    Boas a todos,

    Como vou mexer na instalação, vou fazer mais uma alteração para ficar como deve ser.
    Vou meter o retorno ao deposito a entrar mais acima, onde deveria ter sido colocado desde o inicio, como esta nesta nova imagem.
    Segundo percebi, pelos esquemas, o retorno deve entrar sempre nesta zona.
    Entrando nesta zona, também e preciso a segunda linha de retorno que vai a misturadora? Ou e opcional?
    Obrigado mais uma vez.
      Bomba Circuladora Esquema - Copia3.jpg
  7.  # 28

    Penso que o esquema que fez está correto, pois tem de ir sempre à misturadora, pois caso contrário não haveria a mistura da água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  8.  # 29

    Aproveito o tópico para colocar uma dúvida.

    No caso de uma instalação com bomba de calor, é obrigatório instalar-se uma válvula misturadora termostática, como no caso de uma instalação com termossifão?

    Obrigado.
  9.  # 30

    A que temperatura sai a água do depósito da BC?
  10.  # 31

    Colocado por: dom123A que temperatura sai a água do depósito da BC?


    60 ou 65 graus, máximo, penso eu. Mas pensando melhor, até dará para baixar a temperatura de saída da bomba de calor e obter maior eficiência, caso seja um depósito bem dimensionado. Ou estou errado?
  11.  # 32

    Colocado por: Masterful60 ou 65 graus, máximo

    Então imagine essa temperatura a sair numa torneira, já tem a resposta para a sua pergunta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  12.  # 33

    Colocado por: dom123Penso que o esquema que fez está correto, pois tem de ir sempre à misturadora, pois caso contrário não haveria a mistura da água
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    A minha bomba circuladora só funciona por curtos períodos de tempo. Eu activo a bomba com um botão de pressão antes de ir tomar banho e ela funciona até a água quente chegar aos 2 colectores (cerca de 5/7 minutos) e depois pára, e aí quando abro a torneira, a água está quente, sem a bomba estar a funcionar. É esse o objetivo
  13.  # 34

    Vocês mandam a água para as torneiras a mais de 60°C é bom para depenar galinhas e mandar água quente para o esgoto.

    Na minha esteja a 50,55,60,65, para as torneiras vai a 41°C.
  14.  # 35

    Colocado por: Masterful60 ou 65 graus, máximo

    Então imagine essa temperatura a sair numa torneira, já tem a resposta para a sua pergunta

    Colocado por: FilipeJAA

    A minha bomba circuladora só funciona por curtos períodos de tempo. Eu activo a bomba com um botão de pressão antes de ir tomar banho e ela funciona até a água quente chegar aos 2 colectores (cerca de 5/7 minutos) e depois pára, e aí quando abro a torneira, a água está quente, sem a bomba estar a funcionar. É esse o objetivo

    Tal como qualquer bomba deve funcionar, só o tempo necessário para a água quente chegar à torneira mais distante, mas convém chegar com uma temperatura ideal para que não haja nenhum escaldão e claro desperdício de água quente.
    Por isso devesse ter uma válvula termostática à saída da fonte de água quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  15.  # 36

    Colocado por: dom123
    Então imagine essa temperatura a sair numa torneira, já tem a resposta para a sua pergunta


    Tal como qualquer bomba deve funcionar, só o tempo necessário para a água quente chegar à torneira mais distante, mas convém chegar com uma temperatura ideal para que não haja nenhum escaldão e claro desperdício de água quente.
    Por isso devesse ter uma válvula termostática à saída da fonte de água quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Sim eu tenho la a válvula misturadora, a questão era agora ligando o retorno no sitio certo, a meio do deposito da bomba de calor, será preciso também ligar uma outra via de retorno nessa linha de agua fria que vai a misturadora, tal como meti na ultima imagem?
  16.  # 37

    Colocado por: FilipeJAA

    Sim eu tenho la a válvula misturadora, a questão era agora ligando o retorno no sitio certo, a meio do deposito da bomba de calor, será preciso também ligar uma outra via de retorno nessa linha de agua fria que vai a misturadora, tal como meti na ultima imagem?


    A meio da bomba é entrada de recirculação ou para colocar uma sonda?

    No manual diz sonda.
  17.  # 38

    Colocado por: Varejote

    A meio da bomba é entrada de recirculação ou para colocar uma sonda?

    No manual diz sonda.


    No manual da minha bomba de calor AQS não fala lá em sonda. Aliás no manual nem vejo lá sequer esta entrada a meio do depósito no esquema :)...
  18.  # 39

    Colocado por: FilipeJAA

    No manual da minha bomba de calor AQS não fala lá em sonda. Aliás no manual nem vejo lá sequer esta entrada a meio do depósito no esquema :)...


    Tem de confirmar se é entrada de água para o depósito.

    No manual SO1 é sonda serpentina.
 
0.0235 seg. NEW