Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: QuilleuteNo entanto, essa de comprar para arrendar, com a ilusão de que se “paga sozinha” é um dos maiores erros que se pode fazer actualmente. Ou a compram por preços muito baixos ou então nem vale a pena …

    Diz que há falta de concorrência no arrendamento.... mas termina a contrariar, afirmando que, apesar da falta de concorrência, os alugueres são baratos?

    Não conheço nenhum caso destes, mas mesmo que pague mais ao banco do que recebe do inquilino, está a aumentar a equidade por uma fracção do custo e, com a alienação do bem, irá reaver tudo o que o inquilino lhe pagou durante os anos todos. Ou seja, todos esses pagamentos serão lucro (sem contar com impostos, valorização, estado do mercado, etc).

    Se me disser que as chatices e riscos com inquilinos não são desprezáveis, concordo, mas é outro tema.
  2.  # 22

    Colocado por: Marques22Bom dia,


    Este vídeo retrata na perfeição a realidade do mercado imobiliário em Portugal. Um povo iletrado financeiramente e que é manipulado de forma abusiva por banqueiros sem escrúpulos que vendem sonhos a pessoas que a longo prazo correm o risco de não poder cumprir com os seus compromissos.

    É triste, mas esta é a realidade.

    Quando a coisa corre mal a culpa é sempre dos outros.
    Entao de quem é a culpa quando os bancos queriam vender taxa fixa a 1.5%? E os clientes acreditavam que as taxas iam ficar negativas e a zero muitos anos?
    De quem é a culpa dos portugueses nao terem literacia financeira e nao saberem fazer contas?
    De quem é a culpa das imobiliarias enganarem os clientes?
    De quem é a culpa dos portugueses darem passos mais compridos que as pernas?
  3.  # 23

    Colocado por: pguilhermeDiz que há falta de concorrência no arrendamento.... mas termina a contrariar, afirmando que, apesar da falta de concorrência, os alugueres são baratos?


    Onde eu disse tal coisa ?
    Só mencionei que o comprar ( para posterior arrendamento ) só deveria ser feita em caso de preço muito baixo , devido á margem de lucro, necessária para que o negócio compense a quem se mete nesses trabalhos.

    Nada do que eu falei a esse respeito, menciona alugueres baixos.
    ( posso me ter explicado mal … )
  4.  # 24

    Do que tenho visto, dos casos que conheço e pelas médias anunciadas, os yields não são maus.

    Curiosamente, segundo um artigo que li há dias, Lisboa é dos piores com 4,2 onde a média nacional são 6,3.

    https://www.noticiasaominuto.com/casa/2145022/comprar-casa-para-depois-a-arrendar-afinal-qual-e-a-rentabilidade
  5.  # 25

    Não havendo grande concorrência, é mais fácil pedir um preço de arrendamento mais alto e, assim, pode suportar-se um custo mais alto de aquisição. Era aí que queria chegar
  6.  # 26

    Mas lá está o grande problema … a falta de concorrência é a grande origem dos tais preços altos que se enfrenta hoje em Portugal .
  7.  # 27

    Colocado por: pguilhermeDo que tenho visto, dos casos que conheço e pelas médias anunciadas, os yields não são maus.

    Curiosamente, segundo um artigo que li há dias, Lisboa é dos piores com 4,2 onde a média nacional são 6,3.

    https://www.noticiasaominuto.com/casa/2145022/comprar-casa-para-depois-a-arrendar-afinal-qual-e-a-rentabilidade


    4% em Lisboa é um desafio. Talvez na Amadora, talvez Benfica e mesmo assim não sei não. Zonas centrais/históricas têm yields na casa dos 1,5 a 2%. A isto ainda falta tirar impostos, manutenção, seguros, imi, faltas de pagamentos, meses vazios, etc etc etc.

    O nosso sistema é altamente agressivo para quem aluga casas e beneficia grandemente a compra da habitação própria. Além disso a construção nova é basicamente zero comparada com a procura. O resultado é este, um país onde arrendar é mau para o inquilino e para o senhorio. Perceba-se.
  8.  # 28

    Colocado por: zemvpferreira4% em Lisboa é um desafio. Talvez na Amadora, talvez Benfica e mesmo assim não sei não. Zonas centrais/históricas têm yields na casa dos 1,5 a 2%.

    Talvez seja. Como não conheço ninguém a operar nessas zonas, não tenho ideia, mas parece-me que está a referir-se a zonas concretas e a extrapolar para o todo. Concretamente as zonas históricas/pitorescas, onde a valorização se deve ao alojamento local e não se adapta bem ao tradicional.

    Haverá alguns dados sobre isto?
    Mesmo os 4.2 para Lisboa que partilhei, são dados do idealista... algo mais oficial seria interessante.

    Quanto ao rendimento bruto vs líquido, é transversal a todo o mercado.
  9.  # 29

  10.  # 30

    Parece que a bolha está aí
  11.  # 31

    Se o Rogeiro o diz, então agora é que vai ser...
  12.  # 32

    Independentemente de concordar ou não com estes artigos, pelo menos apresentam a sua fundamentação, que neste caso é a inflacção, o aumento dos juros, os salários não estarem a aumentar ao ritmo dos anteriores e o facto de termos a maioria dos CH em taxa variável.

    Quem apenas comenta ironicamente "é desta", poderia tentar apresentar o racional que sustenta a opinião.
    Teria muito mais interesse uma troca de ideias e um debate sobre as mesmas.

    Na presente conjuntura económica (e provavelmente na do futuro breve), de onde vem o optimismo para o imobiliário em Portugal?

    O artigo não aborda um eventual desequilíbrio entre procura e oferta.
    Nesse seguimento li recentemente: Há 32.162 casas à venda na Área Metropolitana de Lisboa

    Também achei curioso o idealista ter apresentado uma lista de Casas com grandes descontos para começar o ano em grande, quando até há bem pouco tempo apenas se falava em aumento de preços.

    Existem alguns sinais para um forte arrefecimento. Podem estar incompletos e serem refutados. Até podem existir sinais contrários.
    Mas ignorar as evidências sem contra argumentos, é enfiar a cabeça na areia, parece-me.
  13.  # 33

    Colocado por: pguilhermeTambém achei curioso o idealista ter apresentado uma lista deCasas com grandes descontos para começar o


    Alteração de estratégia de comunicação, porque será? Agora vão pressionar para os preços baixarem para haver mais transações...
  14.  # 34

    Colocado por: pguilherme(...) apresentam a sua fundamentação, que neste caso é a inflacção, o aumento dos juros, os salários não estarem a aumentar ao ritmo dos anteriores e o facto de termos a maioria dos CH em taxa variável.

    Certo, basta ver as notícias diariamente e somar 1 + 1.
  15.  # 35

    Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, basta ver as notícias diariamente e somar 1 + 1.

    Porque não partilhar a sua opinião e processo que o levou até lá?
  16.  # 36

    Desemprego registado pelo IEFP aumenta pelo quinto mês consecutivo

    Pelos vistos (da mesma notícia mas de outra fonte):
    Aumento de 3,4% face ao mês de novembro, mas ainda uma quebra de 11,8% em termos homólogos
  17.  # 37

    Não acredito em qualquer quebra pelo contrário .
  18.  # 38

    Acho que a parte chave é "inscritos no IEFP".
    Pois o desemprego em geral, segundo o INE:

    https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=540173686&DESTAQUESmodo=2

    Em Novembro de 2022 (6.4%) de facto não se registou quebra face a Novembro de 2021 (6.3%) e desde Julho que tem calmamente vindo a subir.
 
0.0226 seg. NEW