Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Estou a remodelar uma Casa de Banho de 6m^2 com 22 anos, e vou aproveitar para substituir a canalização - saneamento e agua potável.
    Actualmente é tudo em tubo de aço inox e PVC, como vou mudar loiças de sitio dificilmente se aproveita.

    Agradecia alguns concelhos de forma a fazer uma escolha correcta dos materiais.

    Para a canalização de agua potável qual a melhor qualidade disponível, ignorando Preço.
    Li que canalização em Cobre era a melhor e a seguir Aço Inox, mas sinceramente é informação de internet vale o que vale.
    - Geberit Mapress Cobre
    - Geberit Mapress Aço inox


    Tb gostaria de ter uma caixa de derivação do "género"
    359410 CALEFFI Saidas 4 Frias + 3 Quentes
    Com uma Caleffi 521503 Misturadora térmica anti queimaduras 3/4 polegadas 30 - 65 °C resistente à calcificação ajustável con válvulas antirretorno (para proteger os miúdos)

    Agradecia concelhos no melhor material e o mais indicado de forma a poder pedir um orçamento de forma correcta.

    Obrigado!

    Ja adquirido
    Base de Duche - Roca Aquos Stonex 1.80 x 80
    Sanita e Bide - Roca,INSPIRA,ROUND
    Coluna de hidromassagem termostática Evolution Roca A5A9B8BC00
    Torneiras Roca Carmen
    Mosaicos Revigres Rectificado
    Painel frontal de duche fixo rebatível decorado SCREEN GME folha fixa: 118 cm + folha dobrável: 40 cm
    Lavatório duplo Unik Victoria-N Roca
  2.  # 2

    Para a canalizações, tanto o cobre quanto o aço inox são bons materiais .

    O cobre é durável e resistente à corrosão, mas pode ser mais caro e requerer uma soldadura especial.

    O aço inox é mais barato e fácil de instalar, mas pode ser menos resistente à corrosão.

    A escolha entre os dois dependerá das suas preferências e orçamento.

    essa caixa permite o controlo de 4 saídas frias e 3 saídas quentes e é uma boa opção para ter vários pontos de água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napas
  3.  # 3

    Colocado por: NapasPara a canalização de agua potável qual a melhor qualidade disponível, ignorando Preço.

    Você quando vai às compras ao supermercado também faz assim as compras, quer o melhor sem olhar a preço?
    E quando compra um carro, também é assim?
    • Napas
    • 17 janeiro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: Pickaxe
    Você quando vai às compras ao supermercado também faz assim as compras, quer o melhor sem olhar a preço?
    E quando compra um carro, também é assim?


    Sim quero o melhor sem olhar o preço em termos deste tipo de material.
    Se sou proprietário do imóvel, sendo a minha casa e da família, terei de abrir as paredes para o colocar, prefiro colocar o melhor do que andar a inventar, dai ter pedido concelhos daquilo que não entendo.
    Prefiro gastar mais neste campo e colocar o melhor que esta disponível. Será isso assim tão mau no seu ponto de vista? Bem não é no meu, o barato sai caro.


    A informação na internet é vasta sobre o assunto, pedir informação adicional apenas ajuda a fazer uma escolha informada.

    Em termos de carro tenho as minhas preferências, e bastante conhecimento sobre veículos a combustão diesel e gasolina, em termos de mecânica, mecatrónica, o tipo de motores, os extras, não necessito de apoio. Mas sim escolho o melhor dentro das minhas possibilidades e para manter durante longos anos 10-20 anos.

    De qualquer maneira a comparação de um carro com tubos de canalização considero um pouco utópica em termos de grandeza de valores. Obrigado pela pergunta!
  4.  # 5

    Colocado por: NapasPara a canalização de agua potável qual a melhor qualidade disponível
    Napas, não sendo canalizador arrisco no que uma pessoa da área sem interesse que confio me disse.
    Tens o cobre que é testado e aprovado! Sem dúvida alguma.
    Mas…
    Ou encontras um artista, literalmente um artista que faça soldaduras tipo arte ou vais ter a vaca nas couves por esses pontos muito antes que pela tubagem em si.

    Resumindo-se a, mais vale um bom (boa marca) de multicamada, isolado com boa marca de conectores do que arriscar no artista.

    E como disse não sendo canalizador. O que ouço é Geberit ser o melhor. Mas… outro mas… sendo o melhor em Portugal não é tradição de ser usado. Por isso aplica a mesma regra…
    Talvez vas ficar servido por 50 anos sem chatices.


    My two cents.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napas
  5.  # 6

    Há cobre de cravar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napas
  6.  # 7

    Colocado por: gil.alvesResumindo-se a, mais vale um bom (boa marca) de multicamada, isolado com boa marca de conectores do que arriscar no artista.


    Eu vou por aqui.

    Cobre é muito giro mas é caríssimo (ok, parece que não importa no caso presente) e cada soldadura é soldada ("brazed") a prata (e a prata está longe de ser muito resistente à corrosão).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napas
  7.  # 8

    •  
      aacc
    • 17 janeiro 2023 editado

     # 9

    e quanto a saneamento (rejeição de águas) já tem ideias?
  8.  # 10

    Colocado por: NapasPara a canalização de agua potável qual a melhor qualidade disponível, ignorando Preço.
    Li que canalização em Cobre era a melhor e a seguir Aço Inox, mas sinceramente é informação de internet vale o que vale.
    - Geberit Mapress Cobre
    - Geberit Mapress Aço inox


    Por acaso já se aconselhou com algum canalizador profissional sobre esta matéria?

    Se opta por Geberit (material de excelência) no seu caso aconselho o Mepla para abastecimento de águas potáveis.



    Colocado por: Napas359410 CALEFFI Saidas 4 Frias + 3 Quentes
    Com uma Caleffi 521503 Misturadora térmica anti queimaduras 3/4 polegadas 30 - 65 °C resistente à calcificação ajustável con válvulas antirretorno (para proteger os miúdos)


    A misturadora termostatica aqui referenciada é para sistemas solares ou outras fontes de calor como Bombas de calor Caldeiras, numa instalação de um wc não necessita de colocar por outro lado ao adquirir a coluna de hidromassagem termostatica faz as funcões desta misturadora.

    Qual é a fonte de alimentação de água quente que tem?

    Quanto à caixa coletora é sõ para sistemas de polietileno reticulado o vulgar pex a trabalharem pelo pavimento dentro de manga de proteção.

    Não aconselho até pela perda de caudal retirando pressão à misturadora de duche e se o seu wc estiver longe da fonte de calor de água quente então irá ter problemas na regulação da misturadora.

    Preocupe-se num bom isolamento e faça uma instalação em linha sem derivações desnecessárias como a utilização de uma caixa de coletor, deve deixar torneiras de corte no wc.

    Para aqueles que aqui falam do cobre soldado a prata é só necessário para redes de gaz numa rede de água pode-se utilizar uma solda fosfatizada e até tenho instalações de cobre feitas há quarenta anos com solda de estanho, agora cada vez é mais dificil encontrar profissionais que percebam do assunto!

    Eu optaria por um sistema em multicamada bem dimensionado cravado porque as series que aqui refere da Geberit são de cravamento.

    Para os mais incautos também existe cobre em vara rigido com acessórios de aperto mecânico.
  9.  # 11

    Colocado por: Costa53
    Por acaso já se aconselhou com algum canalizador profissional sobre esta matéria?


    Ja com 2 mas começo a questionar se são canalizadores profissionais ou pedreiros.
    Ha muitos curiosos e arranjar contactos que saibam como fazer não é fácil.
    Quando perguntei sobre o que havia disponível apenas falavam que hoje em dia metia-se PEX em tudo e que era a melhor opção. - Fiquei em duvida.


    Colocado por: Costa53
    Se opta por Geberit (material de excelência) no seu caso aconselho o Mepla para abastecimento de águas potáveis.

    Obrigado pela informação.

    Colocado por: Costa53
    A misturadora termostática aqui referenciada é para sistemas solares ou outras fontes de calor como Bombas de calor Caldeiras, numa instalação de um wc não necessita de colocar por outro lado ao adquirir a coluna de hidromassagem termostática faz as funções desta misturadora.

    Qual é a fonte de alimentação de água quente que tem?
    Quanto à caixa coletora é só para sistemas de polietileno reticulado o vulgar pex a trabalharem pelo pavimento dentro de manga de proteção.
    Não aconselho até pela perda de caudal retirando pressão à misturadora de duche e se o seu wc estiver longe da fonte de calor de água quente então irá ter problemas na regulação da misturadora.


    Neste momento o esquentador a gás natural de 17L Bosch mas estou em vias de passar para Bomba de Calor Daikin exterior e um deposito Interior.
    Actualmente o WC está a 3 Metros do Esquentador numa das paredes paralelas.

    Quando andei a estudar a caixa de derivação esta dava para sistema de tubo flexível e tubo rígido como o do INOX com a anilha, mas não tenho a certeza que a minha interpretação é a correcta.
    https://www.caleffi.com/sites/default/files/file/h0007471.pdf

    Obrigado pela informação sobre a perda de caudal, não tinha pensado no assunto.
    Já agora qual o diâmetro que aconselha para os tubos Agua Fria e Quente?


    Colocado por: Costa53
    Preocupe-se num bom isolamento e faça uma instalação em linha sem derivações desnecessárias como a utilização de uma caixa de coletor, deve deixar torneiras de corte no wc.


    Actualmente é o que tenho é uma instalação em linha com torneiras de segurança, sinceramente nunca senti necessidade de mais que isso.

    Obrigado pela informação e ajuda :)
  10.  # 12

    Para a remodelação de uma casa de banho, só vai encontrar biscateiros com disponibilidade para isso, e colocar material topo de gama nas mãos dessa gente não vai correr bem, eles nem máquinas tem para cravar acessórios da geberit.
    Eu começava por procurar a mão de obra, depois o material.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Napas
  11.  # 13

    Não é linear pedir orçamentos sem ter uma ideia do material que queremos, metem qualquer coisa. Também acredito que muitas pessoas não se preocupem e simplesmente confiam.
 
0.0185 seg. NEW