Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um apartamento, ultimo andar, que tem 3 zonas que são atravessadas por tubagens dos apartamentos abaixo, zonas tais chamadas de couretes, creio, porque tem saída no terraço.

    Nas horas de maior atividade em casa, quando há lareiras, exaustores, ou outras situações que façam as tubagens variar de temperatura, dado que farão exaustão dos gases (imagino), ouço no apartamento uns barulhos metálicos altamente incomodativos na zona de estar e na zona da cozinha.

    De momento, o apartamento está em obras de remodelação e é necessário decidir o que se irá fazer para mitigar o som proveniente da situação.

    Pensei em abrir buracos de acesso à courette e injectar PU expansível para altas temperaturas em toda a zona da courete ( que imagino que tenha lage ao nível do meu apartamento, de forma a isolar toda aquela zona e assim mitigar o barulho.

    Sou céptico a qualquer solução que seja colocar isolamento direto nas paredes que circuntam a courette, até porque alteraria o espaço disponível.

    Agradeço sugestões ou ideias
  2.  # 2

    Alguém?
  3.  # 3

    Não convém atuar pelo interior. Tente fazer forra pelo exterior da courette em gesso cartonado, com membrana acústica no interior!
  4.  # 4

    Não tenho possibilidade de atual pelo exterior, o barulho propagar-se-à pelas paredes que não consigo isolar.
  5.  # 5

    Alguém sabe como isolar interiormente estes tubos metálicos?

    Pensei em envolve-los em lã de rocha!
    • size
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: TicMicAlguém sabe como isolar interiormente estes tubos metálicos?

    Pensei em envolve-los em lã de rocha!


    E vai mesmo partir a courete para esse acesso ?
    Em minha opinião esse ruído resultará de atrito/fricção entre tubos encostados, ou paredes, quando um deles começa a dilatar por efeito do calor de uma lareira acesa.
    Neste caso, bastaria uma separação com intermediação de algo apropriado.
  6.  # 7

    Coquilhas de lã de rocha.
  7.  # 8

    Meti TUBOLIT FONOBLOK e a atenuação é muito ligeira, diria insuficiente... Ainda vou melhorar este ponto, pelo menos numa curva que liga o tubo vertical ao horizontal.
  8.  # 9

    A courete está entre um armário e uma parede. Não me preocupa partir o interior do armário e tijolo atrás para aceder à courete se tal garantir que mitigo o barulho.

    O tubo da courete está chumbado na laje, pelo que mesmo que o tijolo lá caia, não será problemático.

    Vítor, o que ao conquilhas de la de rocha?
  9.  # 10

    Colocado por: TicMicVítor, o que ao conquilhas de la de rocha?


    Mais info aqui:
    https://termolan.pt/industria/
  10.  # 11

    À data já consegui perceber a clara origem do problema.

    Os tubos das caldeiras de combustão, na altura instaladas, são Spiro-metalicos, estão juntos, chumbados nas lajes dos apartamentos e nenhum foi isolado com conquilhas nem as couretes levaram lã de rocha aquando construção.

    O barulho tende a aumentar quão mais alto o piso, dado que leva com mais tubos a "trabalhar".

    Validei com os vizinhos do 4 andar que também sobrem dos mesmos ruídos, que são mais sentidos aquando altura dos banhos, e durante as horas de utilização da cozinha.

    À data já reuni algumas opções para mitigar o som:

    1. Injeção do espaço vazio da courete com PU expansível hignifugo.
    2. Partir parte das paredes adjacentes à courete, tentar colocar borracha/conglomerado acoustico nas paredes, e colocar o restante espaço vazio com lá de rocha desfeita de baixa densidade.
    3. Troca as caldeiras dos condóminos por caldeiras de condensação ou outras mais modernas que possam levar tubo corrugado branco dentro do tubo spiro.


    Relativamente ao ponto 3, quem percebe de gás disse-me que este tudo corrugado apenas pode ser instalado com distâncias máximas de deste tipo de tubo são de 10 metros.
    Alguém pode validar isto relativo às normas de instalação de gás?

    O sujeito do PU disse-me que a lã de rocha é dos melhores isolantes sonores que poderia colocar, no entanto, é também o que envolve mais trabalho obrigando a intervenção de construção civil.

    Dado que o problema é de partes comuns, qual o papel do condomínio ou responsabilidade a resolver a situação?

    Grato por todas as ajudas que me possam dar.
  11.  # 12

    Alguém aqui que perceba de caldeiras poderá confirmar os 10m do tubo corrugado para ter a certeza?

    Obrigado
  12.  # 13

    depende de marca para marca.

    a imagem é de esquentadores estanques. pelo que me recordo as caldeiras permitem mais distancia.
  13.  # 14

    Colocado por: Bigmousedepende de marca para marca.

    a imagem é de esquentadores estanques. pelo que me recordo as caldeiras permitem mais distancia.

    Devem ser os 15 metros então, sendo a saída vertical.
  14.  # 15

    São mais da opinião da injeção de poliuretano ou de lâ de rocha de baixa densidade para ocular todo o volume da courete?
  15.  # 16

    Lã de rocha
    • SrR
    • 30 janeiro 2023

     # 17

    Colocado por: TicMic
    Devem ser os 15 metros então, sendo a saída vertical.
    depende, ali fala em condutas separadas, admissão e exaustao, se for exaustao com admissão livre o tubo poderá ir ate aos 30mt, mas isso so falando com o fabricante.
  16.  # 18

    Podes explicar melhor o que é admissão livre?
    • SrR
    • 30 janeiro 2023

     # 19

    Colocado por: TicMicPodes explicar melhor o que é admissão livre?

    Admissao de ar onde esta o aparelho, ou seja tem várias opções de ligação de exaustão, pode usar por ex ligar so a exaustão dos fumos pro exterior e deixar admissão de ar aberta sem ligação ao exterior
    • SrR
    • 30 janeiro 2023

     # 20

    Colocado por: SrRpoderá ir ate aos 30mt,
    no que postou nao tenho a certeza mas sei de manuais que referem comprimentos desta ordem.
 
0.0249 seg. NEW