Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ghost12

Se foi buscar à concorrência não acrescentou nada à capacidade de produção do sector no geral.
    Amanhã esses mesmos trabalhadores vão trabalhar para outra empresa por mais 200€ e quem vai pagar esses aumentos são os Do.
    ghost12, qual acha que seja neste momento o valor médio m2 que se deve ter em conta?
  2. Os que são bons, para não fugirem a empresa tem que lhes oferecer melhores condições.

E isso reflete-se no preço a cobrar ao DO.
  3. Colocado por: DR1982ghost12, qual acha que seja neste momento o valor médio m2 que se deve ter em conta?

Na minha zona diria que 1000€/m2 já com IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4. Muito em breve vou iniciar o pedido de orçamentos para a construção da moradia. A ver vamos como estão os preços e disponibilidade dos construtores. Estou curioso para entender se vai haver muita dispersão.
    O objetivo é mesmo iniciar. Não pretendo esperar para ver o que acontece. Não tenho a certeza se realmente os preços vão baixar... tenho sérias dúvidas que aconteça.
    Quando tiver dados partilho a minha experiência
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  5. Colocado por: ghost12

Que área considera para este valor?
    Área útil?
    Área total de construção já com palas, alpendres,....?
  6. Colocado por: ghost12

Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    É o que anda na minha zona, para construções normais, sem grandes equipamentos e “com iva:)”
  7. Colocado por: ghost12Na minha zona diria que 1000€/m2 já com IVA.

Inclui a área da garagem e varandas?
  8. Colocado por: LAFerreira

Que área considera para este valor?
    Área útil?
    Área total de construção já com palas, alpendres,....?

Colocado por: Pickaxe
    Inclui a área da garagem e varandas?

Cada um mede como lhe convém, não faço orçamentos ao m2, mas talvez pela área de implantação.
    Dependendo dos requisitos, zonas de cave e garagem devem ser mais baratas.
  9. Colocado por: ghost12

mas talvez pela área de implantação.
    Está entregue :)
    Concordam com este comentário: JotaP
  10. €/m2 dependendo da área de implementação, no meu ponto de vista não faz qualquer sentido. Para uma casa térrea ainda se pode aproximar, para mais do que um andar não me parece a melhor forma....
  11. Colocado por: LAFerreira€/m2 dependendo da área de implementação, no meu ponto de vista não faz qualquer sentido. Para uma casa térrea ainda se pode aproximar, para mais do que um andar não me parece a melhor forma....
    Para mais que um andar é a area de implantação do res do chao mais a area de “implantação
    ” do piso
  12. Mas isso deixa de se chamar área de implantação....
    Mas ok. Podemo-nos entender assim ;)
    No entanto, cada caso é um caso. Existem casas com grandes áreas de palas, alpendres grandes, etc.... e os valores m2 são bem diferentes.
  13. Colocado por: LAFerreirano meu ponto de vista não faz qualquer sentido.

Valores globais ao m2 só fazem sentido ANTES de iniciar o projecto, para saber se faz uma casa tamanho XS, S, M, L, XL... apartir daí é chover no molhado. Depende de tanta coisa... e não é linear. Uma casa mais pequena tende a custar mais por m2, entre outras coisas.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, gil.alves, Joao Dias, JotaP
  14. Colocado por: LAFerreiraMas isso deixa de se chamar área de implantação....
    Mas ok. Podemo-nos entender assim ;)
    No entanto, cada caso é um caso. Existem casas com grandes áreas de palas, alpendres grandes, etc.... e os valores m2 são bem diferentes.
    Claro, por isso é que coloquei implantação entre aspas.
    Serve oara ter uma orientação por alto ou não…
    Se falar com um empreiteiro a perguntar lhe preços a m2 conte com o que ele diz e mais qualquer coisa, é a mesma coisa que dar uma estimativa a meio do projeto, dai pra baixo duvido que ele baixe
  15. Colocado por: DR1982Sempre é para 2023?

Está a perguntar-me a mim? Eu gostava muito de construir mas não preciso de construir... a minha preocupação é relativa. Acho que a conjuntura tem sido no sentido de queda e os sinais que recolhi para preços e feedback de construtores que me deram valores acima do que inicialmente previa, são os mesmos que agora me dão ideia de maior disponibilidade... mas a mim não me interessa entrar numa construção só porque esta semana baixa 10%, quando me arrisco a que um traque do Putin ou uma diarreia do Biden, metam o gajo das Endesas desta vida, a dizer umas verdades e tudo suba...

Mas o seu comentário, como outros antes, está a fazer o que eu disse...a tornar isto apenas repetitivo.
    Concordam com este comentário: PedroeLara
    • JotaP
    • 29 agosto 2022 editado
    Colocado por: dmiguel

O Dr não pode é generalizar e tem que pensar que existem realidades diferentes da sua.
    Para si vale a pena repensar o projeto e se for necessário cortar, mas para outras pessoas não. Sinceramente compreendo os dois porque quem pensa em fazer algo a sua medida depois ter que cortar custa. Dou lhe o meu exemplo - o arquiteto propôs quartos com 11m2 disse lhe que para isso ficava quieto. Eu prefiro ter um projeto que não consiga pagar neste momento do que viver numa casa cheia de cedências onde não me sinta bem.

O DR muda de opinião e bem, pois quando percebemos estar errados, só nos fica bem não ser teimosos...mas demora. Quando comecou o projecto nos 150mil também teimava que o fazia pois era ele das obras e tal...também disse sempre que o betão ia ficar mais em conta que o capotto, que era condição essencial o cimento à vista... agora já é capaz de meter esferovite por fora, que tanto odeia...mas se tiver que ser... Não deixará de ser curioso para alguém que quer o projecto planeado ao infimo pormenor, como fará com mudanças profundas como o betão/não betão? Novos projectos de especialidade e pormenor?

Não são questões que queira ver respondidas, mas sim que deixo para reflexão.

EDIT: e atenção que eu fui dos que fui ter com o arquitecto a falar em 180 mil para a minha! Não sou inocente neste enredo!
    • DR1982
    • 29 agosto 2022 editado
    Colocado por: JotaP

O DR muda de opinião e bem, pois quando percebemos estar errados, só nos fica bem não ser teimosos...mas demora. Quando comecou o projecto nos 150mil também teimava que o fazia pois era ele das obras e tal...também disse sempre que o betão ia ficar mais em conta que o capotto, que era condição essencial o cimento à vista... agora já é capaz de meter esferovite por fora, que tanto odeia...mas se tiver que ser... Não deixará de ser curioso para alguém que quer o projecto planeado ao infimo pormenor, como fará com mudanças profundas como o betão/não betão? Novos projectos de especialidade e pormenor?

Não são questões que queira ver respondidas, mas sim que deixo para reflexão.

EDIT: e atenção que eu fui dos que fui ter com o arquitecto a falar em 180 mil para a minha! Não sou inocente neste enredo!
    Lógico que eu falei dessa hipótese em fim de linha, no sentido de exemplificar que prefiro qualquer coisa a nada, ou a gastar mais do que tenho estipulado para a casa.
    E ja agora eu sempre disse que ficava mais barato em betão caso fosse eu a fazer, isto para falar mos precisamente do mesmo.
    Se por alguma razão não poder ser eu a fazer, empresas que saibam trabalhar betão em condições são caras.
    Os projetos bem planeados sao obrigatorios numa casa de betão à vista pelo interior e exterior, no betao não essa de abrir mais um roço para um tubo e juntar mais uma tomada..

E ja agora não percebo porque insiste nisso dos 150mil quando foi ha uns dois anos, durante uns dias ate me aperceber que por 150k nao tinha nada do que eu queria.
  16. Já voltamos ao ferro a 1450€ a tonelada. Preços de hoje. À 15 dias estavamos a 1150€. Já subiu duas vezes.
  17. E desconto tabela?
  18. Colocado por: RicardoPortoE desconto tabela?

Agora não sei. Eu comprei o ferro todo que precisava para acabar a obra à 2 semanas a 1150 + 27% desconto. Foi entregue na semana passada
    Concordam com este comentário: RUIOLI

0.7887 seg. NEW