Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

A mim parece bem. A potência é algo elevada, poderá produzir uns 15-20kWh/dia em dias bons. Com esse inversor não pode pensar em baterias, mas pode vender à rede.
  2.  # 82

Colocado por: andremorgado1 Inversor Solax mini 2.5 (X1-2.5-S-D)

Painéis 2.7kw e inversor 2.5kw, eu ía para um inversor com mais potência.
    Mas em relação ao preço não está mal.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    • ASBV
    • 9 março 2023 editado

# 83

Boas,
    Estou admirado como um dia como o de hoje, os painéis atingiram o máximo às 12:35.

Até agora já produziu 6 Kw, nada mau para um dia escuro.....
    Ontem foi bem pior (3 Kw).

Por curiosidade deixo a produção mensal:
    Dezembro 120,5
    Janeiro 246,1
    Fevereiro 323,0
    Março 84,3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
      Paineis.jpg
    • dom123
    • 9 março 2023 editado

# 84

a Minha UPAC 2.2KWH teve esta produção nestes 4 meses
    Dezembro 118.77
    Janeiro 250.7
    Fevereiro 293.5
    Março 71.3

Em 2022 tive uma produção total de 3.41MWH e este ano vai com 610KWH
    Hoje com um dia chuvoso e sem sol só produziu 3.40KWH
    Por norma agora de inverno e em dias de sol costuma produzir cerca de 15KWH
    • ASBV
    • 9 março 2023

# 85

Colocado por: dom123a Minha UPAC 2.2KWH teve esta produção nestes 4 meses
    Dezembro 118.77
    Janeiro 250.7
    Fevereiro 293.5
    Março 71.3

Em 2022 tive uma produção total de 3.41MWH e este ano vai com 610KWH
    Hoje com um dia chuvoso e sem sol só produziu 3.40KWH
    Por norma agora de inverno e em dias de sol costuma produzir cerca de 15KWH

Tens bons valores para 2.2 Kw. Os meus painéis estão inclinados a 30º e isso deve ter influência na produção mas no geral tb estou satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
    • dom123
    • 9 março 2023 editado

# 86

Colocado por: ASBV

Tens bons valores para 2.2 Kw. Os meus painéis estão inclinados a 30º e isso deve ter influência na produção mas no geral tb estou satisfeito.

Os meus estão virados a sul e com uma inclinação de 38º
    Realmente estes painéis passaram a ter uma melhor prestação após os inclinar de 18º para 38º, antes nestes dias não passavam dos 1600W e agora produzem ao máximo
  3.  # 87

Boas pessoal.

Já se sabe quando reabre o fundo ambiental?

Alguem aconselha instalador na Margem sul(Zona Palmela e arredores)?

Obrigado.
  4.  # 88

Colocado por: andremorgadoBoas,

Eu pretendo colocar paineis fotovaltaicos na minha casa mas o problema é que não entendo muito da matéria.
    Recebi o seguinte orçamento de uma empresa:
    6 Painéis Risen 455w

2600€
    IVA incluído

1 Inversor Solax mini 2.5 (X1-2.5-S-D)
    Medidor de Produção/Consumo
    Estrutura Triangular para telhado Plano (Lancis)
    Equipamentos de proteção AC
    Instalação do sistema
    Registo portal DGEG
    Acessórios para a instalação

É uma boa solução? Recomendam alguma alteração? Existem melhores opções?

Obrigado desde já

Também penso instalar painéis solares mas estou totalmente ás escuras quanto a esse assunto. Pode informar qual a empresa que lhe fez orçamento.
    Obrigado
  5.  # 89

Boas...

Depois de muito ler, pedir ajuda, pensar e tirar medidas é o seguinte:

Neste momento tenho 1.82kwp com solax rede 2.5!

Vou colocar mais um painel nesse conjunto. (Ja solar 455wp MR)
    E colocar 3 painéis (ja solar 455wp MR) noutra direção.

1 string com 2275wp com solax 2.5(já instalado)
    1 string com 1365wp com.........(tudo novo)

Agora para pedir orçamentos o que devo pedir?
    Um inversor rede para a nova string(1.5kw)e ficar com os 2 a trabalhar ou colocar um que receba as duas string...e tentar vender o solax 2.5(tem 1 ano de uso)

Nota: opto por não colocar inversor hibrido, pois para já não vou colocar baterias, quando chegar a altura de colocar irei para um victon que trabalha a parte dos inversores rede.

Outra coisa ao ficar com os 2 inversores, a soma deles é 4000w....já é necessário colocar novo contador, ou só se for 4001w???

Já agora se for para inversor que receba as duas string qual marca aconselham(inversor de rede)?

A seguir irá ser pedir orçamentos, mas queria já uma ideia do que pedir e saber com o que contar.

Obrigado
  6.  # 90

Na minha opinião (e sou só um curioso, nada mais que isso), tendo em consideração o que expõe e assumindo que não tem problemas de espaço com os vários equipamentos)
    - manter o inversor actual (vai perder dinheiro, se sequer arranjar alguém que lho compre)
    - inversor para a nova string

Enquanto não decide a questão das baterias, 2 hipóteses:
    - se decidir vender, vender
    - se não decidir vender, gastar 500€ (ou menos, havia aí um tópico porreiro com essa informação) num gestor de excedentes, isto se tiver um termoacumulador ou outra carga resistiva onde colocar o excesso solar.
    É preciso notar que, nestas soluções (e até no victron mais tarde) é necessário colocar uma pinça/medidor no quadro principal. Dependendo da construção isto pode ser muito fácil ou até virtualmente impossível.
    Concordam com este comentário: dom123
  7.  # 91

Colocado por: Bruno.AlvesNa minha opinião (e sou só um curioso, nada mais que isso), tendo em consideração o que expõe e assumindo que não tem problemas de espaço com os vários equipamentos)
    - manter o inversor actual (vai perder dinheiro, se sequer arranjar alguém que lho compre)
    - inversor para a nova string

Enquanto não decide a questão das baterias, 2 hipóteses:
    - se decidir vender, vender
    - se não decidir vender, gastar 500€ (ou menos, havia aí um tópico porreiro com essa informação) num gestor de excedentes, isto se tiver um termoacumulador ou outra carga resistiva onde colocar o excesso solar.
    É preciso notar que, nestas soluções (e até no victron mais tarde) é necessário colocar uma pinça/medidor no quadro principal. Dependendo da construção isto pode ser muito fácil ou até virtualmente impossível.

Espaço para os equipamentos não é problema, tenho na parede da garagem cerca de 2.6m altura por 6metros(vá agora livre devo ter cerca de 2.6x4metros)

Sim, devo também começar a vender, para ter melhor aproveitamento.

Neste momento já tenho um gestor de excedentes, foi eu mesmo que o montei...está a dar apoio ao termossifão(de futuro poderá "quando o termossifão furar" dar apoio a um deposito AQS, mas aí pensa-se no momento)

Por acaso, ao avançar para esta potencia quero/e deve ser trocado o cabo que tenho da garagem até ao quadro principal, que vai pelo sotão(+/- 15metros)neste momento tenho de 2.5mm.
    No "sotão" tenho negativos(são 2) a vir do quadro principal, na qual 1 é este cabo que já está a passar, o outro será (por acaso) cabo de rede se for necessário.

Pelo que percebi como tenho espaço na tua opinião, deixo estar este inversor e coloco outra para a nova string.

Pois também acho muito difícil conseguir vender este inversor(só se for o instalador que fique com ele, mas ai o preço deve ser bem baixo)
  8.  # 92

Quem por cà usa isto?

http://smartflowersolar.pt/#contact

Gistava de algum feedback,gostei muito deste formato de paineis
    • zed
    • há 7 dias

# 93

Fuja disso, já viu o número de componentes adicionais que podem avariar? Para não falar no preço.
  9.  # 94

Finalmente desliguei a BC para o aquecimento (já tinha desligado há uns dias mas a mulher disse que não-pode-ser, tive de voltar a ligar) e hoje cumpriu-se o primeiro dia sem "qualquer" consumo da rede. Nos melhores dias do ano passado produzi coisa de 15kWh, colocava quase metade na rede e consumia ainda ~~6-8kWh além do autoconsumo directo.

Correndo bem só volto a consumir da rede em Outubro (exagero intencional, obviamente :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123, fpacardoso
      1679356333614.jpg
  10.  # 95

Colocado por: Bruno.AlvesFinalmente desliguei a BC para o aquecimento (já tinha desligado há uns dias mas a mulher disse que não-pode-ser, tive de voltar a ligar) e hoje cumpriu-se o primeiro dia sem "qualquer" consumo da rede. Nos melhores dias do ano passado produzi coisa de 15kWh, colocava quase metade na rede e consumia ainda ~~6-8kWh além do autoconsumo directo.

Correndo bem só volto a consumir da rede em Outubro (exagero intencional, obviamente :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dom123,fpacardoso
      1679356333614.jpg

Boas,

Qual é o setup que tens...
    marcas e modelos

0.0276 seg. NEW