Colocado por: Casa da HortaEstá fixe, agora é ver as coisas a crescer. Vá pensando na eventualidade de meter rega gota a gota, poupa água e trabalho 😉
Colocado por: RcrdPrnt
Sim será o próximo passo, já tenho o tubo 16mm e os gotejadores, agora é só pensar na melhor maneira de os colocar.
Pelo menos do lado esquerdo, será um tubo, que irá regar os tomates e pimentos, no cebolo e cenouras é que não sei bem colo irei fazer, mas terá de levar dois tubos...vamos ver...
Colocado por: NTORION
Curiosidade, como é a produção das pitaias? Sazonal? Quantidade?
Colocado por: RcrdPrntjá tenho o tubo 16mm e os gotejadores, agora é só pensar na melhor maneira de os colocar.
Colocado por: RcrdPrntPara mim também é tudo uma aprendizagem, do que tenho na estufa, só ainda tinha plantado alfaces e tomates, e mesmo nos tomates foi no ano passado e mesmo assim ainda não aprendi bem de como os podar...
Colocado por: Casa da Horta
O meu sistema talvez o possa ajudar. Basicamente é um tubo encostado a uma "parede" da estufa de onde derivam todos os que preciso. Este da foto está feito com fita (muito mais fácil que colocar tubos, mas se já comprou dá igual). Cada linha tem uma torneira por serem baratas e a utilidade é obvia.
Se tivesse dentro da estufa uma torneira como a sua, ficaria tentado a dar 14 euros por uma dupla. Numa saída ligava um programador e a seguir o tubo 16 e a outra ficava para a mangueira.
Os tomateiros não precisam poda, é só retirar os "mamões" (os primeiros ramos que saem da caule) até aos 20 a 25 cm mais ou menos. Ou um pouco mais nos coração de boi.
Colocado por: RcrdPrnt
Como regula a pressão nos tubos?.. é a olho e pela abertura da torneira?
A torneira que tenho dentro da estufa está ligada a um motor com balão que retira a agua de um poço de manilha de 2.5 por 4 metros, a pressão penso que ronda os 3 aos 4 bar...mas para os gotejadores penso que não podem trabalhar a essa pressão ou podem??
O tubo já o tinha, pois fiz um "aquecedor de água" para a piscina(numa plataforma coloquei uns 120 metros desse tubo enrolado).
Temos que reaproveitar as coisa :)
Colocado por: RcrdPrntBoas, primeiro agradecer ao Cada da Horta, pela ideia do corredor no meio...por acaso até tinha umas peças de 40x60 e usei...tem tido sucesso com os abacaxi? Como plantou? Foi a partir da crista de algum de compra? Até hoje ainda só consegui ter 1. Bem docinho por sinal. Mas foram 3 anos de espera!
Ao fundo estão as pitayas e ananás/abacaxi, ao redor estão 6 pés de broculos, lado direito está 27 cebolos, 30 cenouras e alfaces, do outro lado ao pé da torneia está a salsa, 7 pés de tomate(devia ter comprado menos) e pimentos verdes e amarelos... ainda tenho espaço para outras coisas...mas vamos indo e vendo, até pode ficar para outras alfaces...
Colocado por: NostradamusUma questão um bocado técnica sobre enxertia.em pessegueiros e cerejeiras já vi bastantes cruzamentos de espécies agora nós marmeleiros desconhecida totalmente. Nós citrinos também não tenho ideia, tinha uma exatamente na mesma situação que a sua, dava imensos caroços. Estava no lugar onde nasceu a moradia não me dei ao trabalho de a mudar de sítio por causa disso
Muitas vezes usamos pés de marmeleiros para enxertar certas macieiras. Também se faz este tipo de cruzamento de espécies nas ameixoeiras e amendoeiras.
Até aqui tudo bem, não há novidade.
E nos citrinos? Tenho uma árvore a produzir imensas clemencias que tem mais sementes que uma melancia. Estaria a pensar enxertar esta árvore e pô-la a produzir tangerinas, laranjas ou mesmo toranjas.
Alguém sabe ou já viu nalgum livro se é possivel?
Colocado por: Peper87tinha uma exatamente na mesma situação que a sua, dava imensos caroços.
Colocado por: Nostradamus(Este tópico está todo mamado. Abre sempre na pagina 1 e não na ultima resposta)
Colocado por: Peper87tem tido sucesso com os abacaxi? Como plantou? Foi a partir da crista de algum de compra? Até hoje ainda só consegui ter 1. Bem docinho por sinal. Mas foram 3 anos de espera!
Colocado por: RcrdPrnto único que tive deu o abacaxi e passado uns meses morreu.. depois disso nunca mais tive sucesso. Foi sempre em vaso que esteve e num coberto onde apanhava sol quase o tempo todo no inverno. O próximo vou tentar ter em casa á janela.
Ainda são novos, estes devem ter uns 9 meses por aí, sim foi pela crista da compra deles, mas até conseguir que tivessem raiz demorou, se calhar em 10 cristas só consegui ter 4 cristas com raiz, e umas devas depois de ter plantado na terra, passado umas semanas morreu....mas pronto...não custa nada colocar a crista a criar raiz...se não der lá vai para o lixo...
O que li, foi que este no fim de criarem o abacaxi ou ao mesmo tempo criam filhos, e esses filhos são melhores e mais resistentes e mais rápidos para nova produção...não sei se é verdade...
Colocado por: dppinhalAconselham algum site ou livro que indique epoca de plantaçao e colheitas, regas (quantidade e frequencia), necessidade de reforço nutricional (adubos, fertelizantes...)?
Colocado por: dppinhalAconselham algum site ou livro que indique epoca de plantaçao e colheitas, regas (quantidade e frequencia), necessidade de reforço nutricional (adubos, fertelizantes...)?