Colocado por: Vítor MagalhãesGosto muito deste tipo de projetos, contudo, fazer uma reabilitação a essa ruina e assegurando os mínimos de conforto implicaria reduzir espaço interior. Eu mais depressa acabaria por ampliar, se fosse possível, e incorporar essas alvenarias de granito de forma a não perder a identidade e intemporalidade. Fazer o trabalho bem feito implica igualmente tratar das fundações e respetiva impermeabilização. É a minha opinião.
Colocado por: Ruben SilvaGostaria de vos pedir ajuda no sentido de me ajudarem a chegar à melhor opção para recuperação e isolamento de uma pequena ruína (46m2 de implantação) no Gerês (zona mais chuvosa do País) com paredes de granito de 200 anos.sabe se é ou não possível/legal recuperar a ruina?
Colocado por: antonylemossabe se é ou não possível/legal recuperar a ruina?
Uma ruina pode não ser possível de se recuperar legalmente. e no Gerês e face ao passado recente com o problema de obras ilegais eu teria alguma preocupação com isso primeiro.
essa ruina que mostra nas fotos requer o mesmo licenciamento que uma obra de raíz, não é isenta de comunicação prévia
Colocado por: Ruben Silvamas teremos sempre que submeter um projeto.nesse caso os técnicos também saberão opinar às dúvidas que tem.
Colocado por: antonylemosnesse caso os técnicos também saberão opinar às dúvidas que tem.
mas de uma forma simples tem duas opções (com muitas variantes técnicas), ou isola por dentro ou por fora. por dentro pode manter o aspecto original mas perde área. por fora tem vantagens mas perde área de ampliação (reduz aos tais 50%)
depois há outros problemas .. como impermeabilizar e drenar? como isolar o piso? .. são exercícios interessantes.
Colocado por: antonylemosgosto muito quando há quem valorize a preservação deste tipo de património.. que embora seja pobre tem uma importância enorme. há casinhas perdidas por essa paisagem que existem desde os tempos romanos. a maioria é desvalorizada.. casinhas velhas que nao valem o terreno que ocupam para a maioria das pessoas
Colocado por: Ruben Silvaara recuperação e isolamento de uma pequena ruína (46m2 de implantação) no Gerês (zona mais chuvosa do País) com paredes de granito de 200 anos.
Colocado por: AntonioconceicaoIsso era giro mas era um project do it yourself ; )
Eu comecava por adicionar uma lareira em Pedra com uma boa sapata em betao depois seria
10 cm de pedra preta para drainagem
No perimetro do inteior da casa perto dos muros tubo de 10 cm drainagem com buracos a volta do interior perto da parede e com saida por detras da casa , sul?
Depois isulacao do chao no perimentro
Plastico grosso para barreira de vapor
10 cm de betao automaticamente passado com maquina.
Depois fazia as paredes de madeira 10 cm tipo framing por seccoes, montar no chao de betao e antes de levantar as parede forrar de tyvek no lado de fora, portanto o Tyvek ficaria virado para a parede , automaticamente ficaria com uma barreira impermiavel.
Ao terminar teria os 4 lados impermiaveis e com +-2.5 metros de altura
Depois arranjar um carpinteiro para fazer vigas de madeira como faziam originalmente nesse tipo de construcao estas ficariam expostas para o tecto do r/C
Vigas de madeira asentar na parede de madeira depois e' por contraplacado.
Fazer a mesma coisa no primeiro andar montar paredes em seccoes tipo framing em madeira e forrar com tyvek antes de levantar
Ja depois por as vigas para o telhado old school como original , contraplacado novamente antes do telhado forrar tudo em Tyvek
Depois e' fazer canalizacao e divicoes e electricidade tudo nas paredes de 10 cm
Finalizar com isulacao tudo antes de placas de gesso
Antonio
Colocado por: Ruben Silva
Boas dicas. Obrigado.
Sim, seria um projeto que um dia gostaria de realizar: construir uma casa com as minhas próprias mãos... mas no meu caso é impossível.
Sim, a lareira terá de ser o centro desta casa, mas o carvalho por cima e a floresta lá fora também. Na verdade o que tenho em mente é incorporar o antigo, mas em novos materiais... simplicidade conjugada com a complexidade das formas orgânicas. Mas veremos, depois de medidas todas as condicionantes, o que sairá do projeto.
Colocado por: AntonioconceicaoBoa sorte ,
A que fizemos ai a quase 25 anos nao tinha a idade dessa mas a ideia e' a mesma, manter a parte exterior, isto a +- 25 anos era bem mais complicado porque ate as placas de gesso, isulacoes e Tyvek era raro, entao arranjar pessoal para por maos na obra era quase impossivel
Uma casa americana dentro de uma estrutura bem Portuguesa
Antonio
Colocado por: Ruben Silvaque casa tão gira... também é no gerês?O Tâmega não passa no Gerês. Nem tem linhas de comboio (nem nunca teve).
Colocado por: Ruben SilvaUma dúvida, e junta seca no exterior e reboco por dentro? Alguém tem experiência / conhecimento?
Colocado por: Ruben Silvatambém é no gerês?