Iniciar sessão ou registar-se
    • alexpr
    • 1 fevereiro 2023 editado

     # 1

    Bom dia, tenho uma dúvida para revestimento exterior. Reboco queimado á colher ou microcimento é a mesma coisa ou são métodos construtivos diferentes?
    Porque pesquisei e penso que revestimento exterior de paredes em microcimento é uma boa solução e falei nisso ao construtor e ele falou em reboco queimado á colher e fiquei na dúvida se estamos a falar da mesma coisa.

    Muito obrigado
  1.  # 2

    Isso é coisa para ser carissima, do que pesquisei, todos os revestimentos estanhados são caros que foge :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  2.  # 3

    Colocado por: DR1982Isso é coisa para ser carissima, do que pesquisei, todos os revestimentos estanhados são caros que foge :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexpr
    Mas para revestimento exterior é uma boa solução?
  3.  # 4

    Colocado por: alexprPorque pesquisei e penso que revestimento exterior de paredes em microcimento é uma boa solução

    Uma boa solução em que aspeto?
    Técnico ou estético?
    A obra possui projeto? Se sim o que está definido no projeto
  4.  # 5

    Colocado por: alexprMas para revestimento exterior é uma boa solução?
    esteticamente eu gosto.
    De resto os mestres do assunto ja ai passam…
    Eu pessoalmente acho que um resvestimento liso,estucado, aguenta-se melhor, seria sempre a minha opção mesmo sobre ETICS.
    Mas notam-se mais as imperfeições..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Uma boa solução em que aspeto?
    Técnico ou estético?
    A obra possui projeto? Se sim o que está definido no projeto

    Uma boa solução técnica e estética. A obra possui projeto, indica betão á vista com impermeabilização a verniz mate.
  6.  # 7

    Colocado por: DR1982esteticamente eu gosto.
    De resto os mestres do assunto ja ai passam…
    Eu pessoalmente acho que um resvestimento liso,estucado, aguenta-se melhor, seria sempre a minha opção mesmo sobre ETICS.
    Mas notam-se mais as imperfeições..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexpr

    Pesquisei por revestimento liso estucado e agrada-me. Mas fiquei mais confuso ainda, existe então para revestimento exterior visualmente muito idêntico:
    - Reboco estanhado ( ou queimado);
    - revestimento liso estucado;
    - Microcimento;
  7.  # 8

    Colocado por: alexpr
    Uma boa solução técnica e estética. A obra possui projeto, indica betão á vista com impermeabilização a verniz mate.
    é uma solução cara, mas as alternativas aceitáveis não serão mais baratas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  8.  # 9

    Colocado por: alexprUma boa solução técnica e estética

    Se é para substituir uma solução de betão à vista, nenhuma das soluções é comparável.
    Qual o porquê de substituir o método construtivo?
    redução de custo ou incapacidade técnica do empreiteiro para fazer uma solução de betão á vista?
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Se é para substituir uma solução de betão à vista, nenhuma das soluções é comparável.
    Qual o porquê de substituir o método construtivo?
    redução de custo ou incapacidade técnica do empreiteiro para fazer uma solução de betão á vista?


    Seria para redução de custo.
  10.  # 11

    Então eu esquecia o microcimento.
    Concordam com este comentário: zedasilva, DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  11.  # 12

    Colocado por: alexprSeria para redução de custo.

    Seria para as paredes todas ou apenas para algumas?
    Existem soluções de ETICS com acabamento a imitar betão.
    Atenção que esta troca de técnicas construtivas irá alterar pelo menos o projeto de térmica e de estrutura. Isto está acautelado?
    É necessário não só acautelar ao nível dos projetos como igualmente ao nível do licenciamento.
    Em relação à redução de custos é necessário efetuar todas as contas.
    O que estava previsto como isolamento térmico dessas paredes em betão?
    • DR1982
    • 1 fevereiro 2023 editado

     # 13

    Revestimento a imitar betão, acho que o melhor é aquelas lajetas tipo as Hando da ACM, 50€m2, ou mesmo a novidade deles o slimcrete, o resto acho as imitações bem manhosinhas.
    O prpblema é que no caso das placas da ACM, fazer parede, rebocar, colar as placas e tal, provavelmente não fica mais barato que o betão à vista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
      9234FF4F-FA1F-4A24-8C81-84AE18AD3D4D.jpeg
  12.  # 14

    Ou a ideia é algo mais bruto tipo isto?
      93C256B0-A79F-4C7F-80E4-E03AB89CF2C2.jpeg
    • alexpr
    • 1 fevereiro 2023 editado

     # 15

    Colocado por: zedasilva
    Seria para as paredes todas ou apenas para algumas?
    Existem soluções de ETICS com acabamento a imitar betão.
    Atenção que esta troca de técnicas construtivas irá alterar pelo menos o projeto de térmica e de estrutura. Isto está acautelado?
    É necessário não só acautelar ao nível dos projetos como igualmente ao nível do licenciamento.
    Em relação à redução de custos é necessário efetuar todas as contas.
    O que estava previsto como isolamento térmico dessas paredes em betão?


    Na memória descritiva do projecto térmico refere:
    "Parede Exterior 1 (PDE1) – Em alvenaria dupla de tijolo cerâmico com XPS na caixa de ar com 35 cm de
    espessura, é constituída do exterior para o interior, por reboco em argamassa de cimento (2000 kg/m³) com
    1,5 cm (condutibilidade térmica de 1,3 W/m.ºC), pano de alvenaria de tijolo cerâmico furado leve 30x20x11
    2
    (resistência térmica de 0,27 m².ºC/W), caixa de ar com 2 cm (resistência térmica de 0,175 m².ºC/W), placas
    de poliestireno extrudido "XPS" com 4 cm (condutibilidade térmica de 0,035 W/m.ºC), pano de alvenaria de
    tijolo cerâmico furado leve 30x20x15 (resistência térmica de 0,39 m².ºC/W) e reboco em argamassa de
    cimento (2000 kg/m³) com 1,5 cm (condutibilidade térmica de 1,3 W/m.ºC)."


    Nas peças desenhadas de arquitectura, nos alçados tem a seguinte legenda:
    Materiais e revestimentos exterior:
    1 . Fachada com betão à vista com impermeabilização a veriz mate
    2 . Fachada revestida a painéis Fenólicos com acabamento a madeira
    3 . Caixilharias em alumino com ruptura de ponte térmica em cor a escolher em obra, com vidro duplo
    4. Guardas de proteção em ferro pintadas com acabamento a tinta tipo "aço corten"
    5. Fachada revestida a reboco projetado com acabamento liso de cor de branco sujo com tinta não texturada
    6. Ripado de estrutura em alúminio lacado com revestimento a madeira
    7. Armário interior lacado a cor a escolher em obra

    Ponto 1-é a fachada do rés do chão.

    Estava a pensar usar revestimento exterior em reboco estanhado ou estucado liso. A solução que evite fissuras futuramente.
  13.  # 16

    Colocado por: DR1982Ou a ideia é algo mais bruto tipo isto?
      93C256B0-A79F-4C7F-80E4-E03AB89CF2C2.jpeg


    Não tenho ainda ideia, o critério seria para arranjar uma solução duradoura. Não queria pintura para evitar pintar a casa a cada 5 anos.
  14.  # 17

    Eu se fosse a si tentava ver betão à vista pessoalmente, as fotos enganam bastante.
    Ainda esta semana tive numa casa de materiais a ver alternativas ao betão à vista e a vendedora falou numa obra que ia ser revestiva a ceramica a imitar betão porque os donos de obra esperavam um acabamento mais refinado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  15.  # 18

    Ou seja, tem um projeto de térmica que não corresponde ao projeto de arquitetura.
    Tem um projeto de arquitetura que não corresponde ao seu orçamento.
    Antes que comesse e meter os pés pelas mãos, a gastar dinheiro e a ficar com problemas para resolver no final da obra, se calhar era preferível olhar para o projeto no seu todo e não andar com soluções avulso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  16.  # 19

    engraçado
    a IA ( inteligência artificial chatgpt) indica que sobre o etics podem ser aplicados painéis de material sintético por exemplo Painéis de policarbonato ou painéis de policarbonato alveolar fixados com adesivo e parafusos
 
0.0217 seg. NEW