Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rtpereiraPrecisava mesmo de uma resposta mais científica.

    Não há.. Esta decisão não faz parte das ciências exactas.. é como a Arquiectura.
  2.  # 22

    Colocado por: rtpereiraquando partimos as paredes todas duma casa para criar um espaço amplo e multifuncional, certamente será preciso ter alguns cuidados extra com isolamento térmico e acústico e também, a partir do momento em que temos uma cozinha a criar vapores de água constantemente, certamente será necessário ter alguns cuidados extra com ventilação. A minha questão, para os entendidos, é: quais?


    As questões de isolamento térmico, é idêntico ás restantes partes da habitação que sejam área habitável. Os cuidados com a ventilação idem, sendo que no caso em particular o sistema a instalar terá de ter em conta as condições do espaço em causa.

    A acústica, em termos de requisitos pela legislação, não há. Mas pode tal como no caso de uma sala ou uma cozinha confrontarem com espaços de circulação ou de dormida, reforçar o isolamento acústico entre eles. ( sejam paredes, seja através de portas, ou atraves da planificação da arquitetura por forma a minimizar esse tipo de situações.

    De resto... penso que a resposta que deseja, Cientifica, uma "receita fixa", não existe.
    Concordam com este comentário: rjmpires, Vítor Magalhães
  3.  # 23

    Colocado por: rtpereiraOlá a todos,

    Sinto que isto se tornou num prós e contras do open space, mas sem Fátima Campos Ferreira. Na verdade, eu não estava a discutir a existência ou utilidade desta morfologia. Cada um com a sua. Precisava mesmo de uma resposta mais científica. Acho que não estou a fazer nenhuma pergunta disparatada: quando partimos as paredes todas duma casa para criar um espaço amplo e multifuncional, certamente será preciso ter alguns cuidados extra com isolamento térmico e acústico e também, a partir do momento em que temos uma cozinha a criar vapores de água constantemente, certamente será necessário ter alguns cuidados extra com ventilação. A minha questão, para os entendidos, é: quais? Podem explicar-me como se fosse muito burro?

    Obrigado =D


    Mas isso também acontece no quarto e wc, senão arejarmos estes espaços apoós dormir e após os banhos vai existir sempre condensação e humidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 24

    Colocado por: rtpereiraOlá a todos,

    Sinto que isto se tornou num prós e contras do open space, mas sem Fátima Campos Ferreira. Na verdade, eu não estava a discutir a existência ou utilidade desta morfologia. Cada um com a sua. Precisava mesmo de uma resposta mais científica. Acho que não estou a fazer nenhuma pergunta disparatada: quando partimos as paredes todas duma casa para criar um espaço amplo e multifuncional, certamente será preciso ter alguns cuidados extra com isolamento térmico e acústico e também, a partir do momento em que temos uma cozinha a criar vapores de água constantemente, certamente será necessário ter alguns cuidados extra com ventilação. A minha questão, para os entendidos, é: quais? Podem explicar-me como se fosse muito burro?

    Obrigado =D

    Basicamente está a criar um espaço maior, vai alterar as dinâmicas físicas das divisões, tanto para o bom como para o mau.
    Sinceramente, e falando objetivamente apenas da vertente "casa" só vejo vantagens em ter espaços amplos, se tivesse que apontar um problema que advém disso, é que ao eliminar paredes, vai ter menos barreias à propagação do som.
    Quando cozinha, mesmo numa divisão separada, o ambiente vai tentar sempre entrar em equilíbrio, quer seja com a divisão adjacente quer seja com o exterior.. e isso acontece numa divisão com 10 m2 ou numa divisão com 50m2, por vezes é de mais fácil gestão ter um sistema maior pois as flutuações serão menores.
  5.  # 25

    Colocado por: rjmpires
    Basicamente está a criar um espaço maior, vai alterar as dinâmicas físicas das divisões, tanto para o bom como para o mau.
    Sinceramente, e falando objetivamente apenas da vertente "casa" só vejo vantagens em ter espaços amplos, se tivesse que apontar um problema que advém disso, é que ao eliminar paredes, vai ter menos barreias à propagação do som.
    Quando cozinha, mesmo numa divisão separada, o ambiente vai tentar sempre entrar em equilíbrio, quer seja com a divisão adjacente quer seja com o exterior.. e isso acontece numa divisão com 10 m2 ou numa divisão com 50m2, por vezes é de mais fácil gestão ter um sistema maior pois as flutuações serão menores.


    Existem soluções fono-absorventes que anulam a reverbação, às vezes até a própria disposição da mobília ajuda, é um problema menor. Sobre as humidade e vapores, quantas horas é que passam diariamente com o fogão ou equipamentos a produzir vapores? A exaustão adequada é suficiente.
  6.  # 26

    Uma coisa que eu pelo menos já vi, foi usar placa de gesso hidrofugada na zona da cozinha, enquanto para o resto da sala placa normal, mas suponho que isso seja o standard ou até mesmo usar placa hidrofugada em todo o open space.
  7.  # 27

    Colocado por: lpetingaUma coisa que eu pelo menos já vi, foi usar placa de gesso hidrofugada na zona da cozinha, enquanto para o resto da sala placa normal, mas suponho que isso seja o standard ou até mesmo usar placa hidrofugada em todo o open space.

    Regra geral é utilizado o gesso cartonado "verde" no teto da cozinha e WCs, mas as massas continuam a ser as mesmas..."regra geral".
    As infiltrações e condensação devido a pontes térmicas acabam por ser quem mais dano causa ao gesso cartonado, quando assim é, é indiferente ser placa verde ou branca...
  8.  # 28

    Colocado por: rjmpiresSó quem não gosta de conviver com a própria família e com os seus convidados é que pensa assim.

    O aquecimento então é a cereja no topo.


    A cereja no topo do bolo é ter visitas e estar a máquina da roupa a lavar cuecas alí ao lado, num ruído de embalar o sono.
    Até é capaz de fazer sentido, se A TV não estiver a dar algo interessante sempre se pode visionar o óculo da máquina de lavar roupa... num vai e vem.

    E sim, se eu quiser fazer um serão no inverno é mais fácil aquecer uma área pequena que uma zona enorme, cuja área pode não estar a ser toda usada nesse momento.
  9.  # 29

    Colocado por: rjmpiresfrigorífico faz muito mais barulho quando arranca o compressor!
    O cheiro dos cozinhados não me faz confusão, felizmente cá em casa cozinhamos bem os dois e os aromas são na sua grande maioria agradáveis, fritos é coisa rara, e se for estritamente necessário tenho uma placa de indução móvel e faço na bancada junto à churrasqueira (petinga frita,

    Bem verdade a MLL nem dou por ela já o frigo faz algum barulho, então para mim que tenho super audição...

    O único contra de Open space que encontro até agora é uma ligeira incompatibilidade entre o exaustor e o recuperador da lareira, não posso ter o exaustor com muita potência ou tenho de abrir ligeiramente uma janela, caso contrário puxa o fumo do recuperador.

    Pires,essa placa móvel tem potência qb? É uma boa ideia...
    • argo
    • 4 fevereiro 2023 editado

     # 30

    Bom deixo aqui a minha experiência com certa de um ano de vivência num Open space. Antes demais a avaliação global é bastante positiva.

    Barulhos por vezes e incomodativo, falo principalmente o som da televisão alta e pessoas a falar na cozinha e extractor tudo junto. A falta de barreira faz uma amálgama de sons que o meu cérebro já não quer processar.
    MLL, nem noto que está a trabalhar. O frigorífico de encastrar é que foi se tornando cada vez pior e sempre em esforço. Até ao ponto que achei que não era normal aquele funcionamento em constante esforço, decidi desinstalar e verifiquei que não tinha qual ventilação para dissipar o calor da grelha de trás, após resolvido parece outro.Inclusive a acumulação de gelo na parede do frigorífico.

    Extractor e salamandra, também tenho de abrir a janela um pouco para evitar o fumo a sair da salamandra.

    A deci$ão de não pôr a ilha que estava no projeto e investir numa boa mesa foi das melhores alterações de obra que fiz.

    Condensações e cheiros, não me afectam nem nunca pensei nisso. Umas vezes a chegar a casa, noto o cheiro do lixo. Vou despejar e fica resolvido.

    Edit p.s. não tenho VMC.
  10.  # 31

    Eu pessoalmente acho graça ao open space à americana porque fazem poucos cozinhados como nós por cá, cheio de fumos e cheiros.
    Eu tenho cozinha com sala de refeições ao lado com porta larga e porta para o quintal. A casa só peca pelo péssimo isolamento térmico no inverno. A construção é dos anos 80/90.
  11.  # 32

    Colocado por: Paramonte

    A cereja no topo do bolo é ter visitas e estar a máquina da roupa a lavar cuecas alí ao lado, num ruído de embalar o sono.
    Até é capaz de fazer sentido, se A TV não estiver a dar algo interessante sempre se pode visionar o óculo da máquina de lavar roupa... num vai e vem.

    E sim, se eu quiser fazer um serão no inverno é mais fácil aquecer uma área pequena que uma zona enorme, cuja área pode não estar a ser toda usada nesse momento.

    A cozinha não é o lugar certo para a máquina de lavar roupa.


    Colocado por: NTORIONPires,essa placa móvel tem potência qb? É uma boa ideia..

    Tem 2200W a minha, comprei no Lidl.
    Há muita escolha agora, costuma aparecer no Lidl, tens também no IKEA, já para não falar em Amazons e companhia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
    • pkasa
    • 4 fevereiro 2023 editado

     # 33

    Colocado por: rjmpiresLidl

    Também tenho uma e os fritos são feitos ao lado da churrasqueira e funciona muito bem
    Tenho cozinha separada da sala, a casa já assim estava de inicio
    A cozinha tem +- 15 m2 com uma mesa de apoio e quando temos convidados antes da refeição estamos todos na cozinha.
    A sala de refeições e de estar é utilizada todos os dias quer para jantar, raramente durante a semana almoçamos em casa, quer para o convívio em família ou ver TV
    Se gostaria de ter open space. Dou mais valor ao conforto de uma cozinha separada, vivências!
  12.  # 34

    Por isso é que eu sou a favor da churrasqueira ao lado da cozinha, nao consigo entender as churrasqueiras longe colo vejo por aqui muitas, nao me parece nada prático
  13.  # 35

    Colocado por: DR1982Por isso é que eu sou a favor da churrasqueira ao lado da cozinha, nao consigo entender as churrasqueiras longe colo vejo por aqui muitas, nao me parece nada prático

    Por mim até tinha uma churrasqueira dentro de casa, mas ter um espaço exterior dedicado a isso é muito bom, principalmente no verão. Acho que a distancia à cozinha não deve ser o fator principal da escolha da localização.
  14.  # 36

    Desde 2015 tinha open space de 75m2. Cozinha em L, sala de jantar sala de jogos e sala estar.
    Era muito bom o unico ter e ver auele espaço mas com 3 filhos pequenos o barulho era complicado para ver tv ao nesmo tempo. E tambem como cozinhavamos todos os dias era o barulho dos tachos e fa hotte ( culpa minha liguei mais ao preço que aos db).
    Mas tambem tive de abrir uma entrada de ar direta a salamandra senao tirava fumo com a hotte ao maximo.
    Na casa nova, decidimos que a cozinha seria separada mesmo por causa disso, a cozinhar cozinha se sem chatear quem estuver a ver tv ou outra coisa
  15.  # 37

    Colocado por: marcocarbarulho dos tachos

    Devia ter comprado também uns tachos melhores, os meus são super silenciosos 😂
    Concordam com este comentário: NTORION, Peper87
  16.  # 38

    Colocado por: rjmpires
    Por mim até tinha uma churrasqueira dentro de casa, mas ter um espaço exterior dedicado a isso é muito bom, principalmente no verão. Acho que a distancia à cozinha não deve ser o fator principal da escolha da localização.
    para mim é, naonme faz sentido ter a churrasqueira longe e ter de andar com a cangalhada toda atras para ir la fazer a refeição.
    Acho que não é pratico, tenho familiares com churrasqueiras assim e é um vai e vem buscar isto e aquilo.
  17.  # 39

    para mim este assunto para alem de cada vantagem ou desvantagem de ordem técnica, funcional, ou estética, é um assunto que tem a ver com a vivencia que cada um pretende para a sua casa.
    pessoalmente gosto do open space, no entanto já vi casos em que se justifica o tal santuário da cozinha á parte, e outros casos híbridos que tambem se justificam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  18.  # 40

    No inicio do projecto tinhamos pensado em ter a sala separada da cozinha. Já depois do projecto aprovado decidimos por ter tudo em openspace.

    Neste momento optava pela mesma solução, a nível de cheiros, só existem se não tivermos o cuidado de ligar o exaustor.
    em relação aos fumos do recuperador, só existe problema com o exaustor no inicio ao aceder. depois de ganhar tiragem, podemos ligar no caudal maximo(+/-900m3/h) que não tem problema. Penso se utilizarem recuperadores estanques deixa de ser um problema.

    em relação aos barulhos dos equipamentos, como só tenho a maquina de lavar loiça na cozinha e quando trabalha mal se ouve.

    De resto é ótimo para o convívio e de estar de olhos nos pequenos
 
0.0251 seg. NEW